Entrevista: Kristoffer Gildenlöw

 


Kristoffer Gildelöw é um daqueles artistas que tem o dom de transformar em algo magistral cada peça de música que cria. E ao seu quinto álbum a solo, o ex-Pain Of Salvation continua a reinventar-se e a criar momentos de uma beleza ímpar e de uma sensualidade tocante. Se é ou não o seu melhor álbum, nem o multi-instrumentista sueco o consegue dizer. Mas, para nós, claramente Empty é mais um passo em frente em relação a todo o seu anterior meritório trabalho. Aqui fica, em primeira pessoa, o artista e o ser humano que é Kristoffer Gildenlöw, numa entrevista profunda.

 

Olá, Kristoffer, como estás? Deixa-me dizer que é uma verdadeira honra fazer esta entrevista. Empty é o teu novo álbum. Primeiramente, por que a escolha de Empty como título para um álbum tão cheio de emoções?

Empty é a faixa final do álbum e une tudo. Ao longo do álbum tivemos todas essas histórias e emoções diferentes. Perguntas e reflexões em torno da própria existência e comportamento da humanidade. Na música final aproximamo-nos dos últimos pensamentos do criador. Vemos que o criador já criou a vida e o mundo antes, mas parece que acabam sempre em desastre. Desta vez ele deu à vida (humanidade) o desejo de ter mais controle sobre o seu comportamento e as consequências dos seus atos. Mas quando as coisas ficam más, ainda oram por ajuda. Agora, à beira da extinção, o criador fica em dúvida se vai ajudar a humanidade ou apagá-la e começar de novo. Mas depois de milhões de anos, o criador tem dúvidas se uma nova criação será melhor e sente-se esgotado e vazio.

 

A tua carreira começou nos Pain Of Salvation, e desde essa altura tens tentado sistematicamente procurar novas abordagens e sonoridades. O que te motiva nessa descoberta?

Estou sempre à procura de novos sons e novas formas de me expressar. Seja na música, na fotografia ou no vídeo ou em qualquer outra forma de arte. Tudo me interessa e posso explorar muitos estilos musicais diferentes, tocar e gravar com muitos músicos, artistas e bandas diferentes e fazendo isso em diferentes géneros. Também quero continuar a fazer as coisas de maneira diferente, e é por isso que cada um dos meus álbuns soa diferente. Cada álbum tem a sua própria abordagem com músicas, arranjos, instrumentos, letras etc. Portanto, o que me motiva? Curiosidade e talvez uma pitada de tédio se fico preso a fazer as mesmas coisas durante muito tempo.

 

Com isso em mente, Empty é o teu quinto álbum a solo. Em que aspetos é mais evidente a tua evolução como compositor e intérprete?

Não tenho a certeza se isso transparece do lado de fora, mas nos bastidores há muito progresso na maneira como escrevo e arranjo música, na maneira como gravo e produzo e na maneira como avanço praticamente em direção aos produtos físicos, com prensagem e obras de arte e promoção etc. Portanto, eu mesmo notei muito progresso e com Let Me Be A Ghost recebi algumas dicas de críticos e fãs de que notaram algum tipo de maturidade na forma como o álbum está interligado como um todo. É sempre um pouco difícil para mim julgar, pois estou muito perto de tudo.

 

Let Me Be A Ghost foi um álbum que fez a exploração da depressão. Em Empty podemos descobrir algumas músicas tristes, mas é um álbum mais luminoso, não concordas?

Let Me Be A Ghost era sobre depressão e todo o espectro em torno dela. Naturalmente um álbum bastante “no fundo do buraco escuro”. Eu não diria que Empty é muito mais leve, mas é diferente com certeza. É uma visão bastante cínica e sombria da humanidade com todas as falhas e erros que cometemos ao longo dos anos. Com o tempo a contar, desenhamos um cenário onde a humanidade está à beira da extinção em massa, causada por ela própria. Portanto, não é muito positivo, mas acho que é mais tangível do que um estado mental e, portanto, talvez mais fácil de se relacionar e entender.

 

É curioso porque este novo álbum começou a ser gravado na mesma altura que Homebound. E era para ser lançado ao mesmo tempo, não era? O que aconteceu para essa mudança de planos?

Aconteceu a pandemia de 2020. Devido aos confinamentos, não pude continuar com as gravações do álbum até 2022 e nessa altura já tinha escrito outro álbum (Let Me Be A Ghost). Assim, no final de 2022, voltei a pegar em Empty, adicionei algumas músicas e terminei a gravação e mistura do álbum em 2023.

 

E desde essa altura trabalhaste com calma nessas músicas ou ficaram congeladas até hoje?

A maioria das músicas já estava escrita, mas não gravada. Perdi algumas letras, mas em geral coloquei o álbum inteiro no congelador. Eu tinha perdido um pouco da motivação e inspiração para o álbum e Let Me Be A Ghost, além de outras questões relacionadas com a pandemia, chamaram a minha atenção e prioridade. Mas estou feliz por finalmente ter conseguido terminar o álbum. Para deixar as pessoas ouvirem, mas também para começar com algo novo depois disso.

 

Tu és um multi-instrumentista, mas para Empty convocaste uma enorme diversidade de músicos. Quais foram os teus principais objetivos com estes convites?

Usei sempre músicos convidados em todos os álbuns. No RUST tive 27 músicos convidados. Procuro usar sempre instrumentos reais nos meus álbuns e evitar sintetizadores e samplers. Mas também estou sempre a colocar a música na liderança. Para Empty usei três bateristas diferentes, pois todos eles têm estilos de bateria diferentes. O mesmo acontece com os solos de guitarra: além da minha forma de tocar, tenho três guitarristas diferentes que gravaram no seu estilo próprio e único de tocar. Ou seja, sou um colecionador de sons e músicos que me podem fornecer esses sons, se eu mesmo não os conseguir produzir.

 

Falando nestas novas músicas, tens aqui ​material emocional muito profundo. Como olhas para este álbum? É provavelmente o teu melhor registo de sempre? É assim que o vês?

Acho que é uma coisa muito pessoal, dependendo de quem está a ouvir. No meu mundo, tudo é verdadeiramente relativo. Melhor do que o quê, comparado com o quê e em que contexto. Este álbum tem uma sensação mais tradicional de rock progressivo e sinfónico, portanto se gostas de Pink Floyd ou Marillion, este álbum pode ser para ti. Mas, se preferires algo mais acústico e sonhador, Homebound pode ser melhor para ti. E isso também se traduz na produção. Um álbum é mais leve, outro mais pesado, muitos instrumentos e camadas ou mais despidas. Toda a gente tem as suas preferências nesse sentido.

 

O que queres afirmar quando dizes que este álbum capta a essência da imperfeição que define a perfeição?

A perfeição está dentro da imperfeição. Num mundo onde as coisas estão a ser aperfeiçoadas com a ajuda dos computadores para nos permitir cantar e tocar no tom do photoshop, as coisas tendem a ficar muito estéreis e chatas. A meu ver, são as imperfeições que tornam as coisas tão interessantes e bonitas. Eu tendo a não produzir demais os meus álbuns ou ajustar demais as coisas... e prefiro ter um instrumento real a tocar a sua parte do que usar um sintetizador. O sintetizador pode ser mais fácil e barato e estar sempre afinado e perfeitamente no tempo, mas um instrumento real, que pode perder muito nesses pontos, soa sempre muito mais interessante. Portanto, a imperfeição cria a perfeição.

 

Como foi o trabalho de estúdio para este álbum?

Eu gravo a maioria das coisas no meu próprio estúdio e convido músicos para gravar na minha casa. Somente com a bateria dependo de estúdios externos, pois o meu estúdio não é feito para gravações de bateria. A diferença dessa gravação, além de ter sido cortada por causa da pandemia, é que na verdade comecei a gravar ao mesmo tempo que Homebound. Não tinha prontas todas as letras de Empty, por isso Homebound foi lançado primeiro. Foi concluído primeiro. Assim que a bateria foi gravada, voltei ao meu estúdio para gravar o baixo, guitarra e teclados. Tínhamos feito a maior parte dos backing vocals e todos os arranjos de cordas antes da pandemia chegar. Quer dizer, eu provavelmente poderia ter terminado e lançado o álbum durante a pandemia, mas as vendas e a promoção caíram e simplesmente não adiantava continuar em 2020. Fora isso, tenho experimentado muito o som da bateria e aprofundei mais a guitarra elétrica e os sons de guitarra, portanto espero que consigam ouvir um desenvolvimento nisso. Agora também sou menos contido e dependente quando se trata de guitarras elétricas e só tive alguns solos gravados por músicos convidados.

 

Para além da música também prestas muita atenção aos aspetos visuais e artísticos. O que preparaste especificamente para este álbum?

Eu poderia fazer um vídeo para cada música que já escrevi. A única limitação é orçamento e tempo. Fiz dois vídeos para esse álbum juntamente com a capa, isso pode ser. Tenho ideias sobre sair em tournée com recursos visuais completos, vídeos e espetáculo de luzes, mas novamente... uma questão de orçamento e de ter a oportunidade de ir para a estrada com esse espetáculo.

 

Por falar nisso, que planos tens para divulgar esse álbum em palco? Portugal estará incluído?

Tenho alguns festivais programados, mas nada mais neste momento. Hoje em dia, a maioria dos locais parece reservar bandas de covers e bandas de tributo; os únicos espetáculos que vendem ingressos. Atualmente, as pessoas dificilmente procuram artistas originais que tocam músicas originais. Algo que espero que mude em breve. Ainda espero poder juntar-me a uma banda/artista maior como suporte, mas… veremos.

 

Tens uma carreira longa e rica, por isso, que objetivos e sonhos ainda pensar realizar?

Uma grande quantidade. Seria ótimo juntar-me a um artista maior como banda suporte e fazer uma bela tournée. Também poder sair e fazer alguns espetáculos e bons festivais com a minha própria música e talvez lançar mais alguns álbuns.

 

Obrigado, Kristoffer, mais uma vez, foi uma honra. Queres enviar alguma mensagem aos teus fãs?

Nunca me vi como alguém que tem fãs, mas tenho alguns ouvintes. Portanto, para aqueles que ouvem a minha música: muito obrigado pelo apoio. Adoro-vos!


Comentários