Entrevista: Anims

 


Se não acreditam no bem, não podem acreditar no mal; se acreditam no mal, têm de acreditar no bem. É a mensagem de Francesco di Nicola (Danger Zone, Crying Steel), mentor do projeto Anims que apresenta Good ‘n’ Evil, o seu segundo registo. Um novo trabalho que, na prática segue as mesmas premissas de God Is A Witness, embora com algumas nuances diferenciadoras ao nível da criação e produção da obra, como nos explica o italiano.

 

Olá, Francesco, como tens passado desde a última vez que falámos? Mais uma vez, obrigado por teres dispensado o teu tempo para falar connosco. Good 'n' Evil é o vosso novo álbum. Podes falar-nos do conceito e dos temas por detrás dele? Que mensagem esperam transmitir com este álbum?

Olá, Pedro, está tudo bem, obrigado! Espero que tu e todos vocês da Via Nocturna estejam igualmente bem! É um prazer para mim poder escrever para vós. O que une as 11 letras das músicas contidas no álbum é um tema bastante discutido: a eterna oposição entre o bem e o mal. O heavy metal, com as suas muitas nuances estilísticas, deixa muitas vezes espaço para a exaltação do mal, mas, como costumo dizer, espero que isso seja feito sobretudo a brincar. Sei que nem sempre é esse o caso: algumas pessoas não estão a brincar. Portanto, se se exalta seriamente o mal, isso significa que também se acredita seriamente no bem e, nesse ponto, parece-me muito disparatado não elogiar este último. Dito isto, o álbum Good ‘n’ Evil é uma mensagem geral de amor e da vitória do bem sobre o mal.

 

Como surgiu a ideia de Good ‘n’ Evil e em que é que difere do teu trabalho anterior?

 A ideia de Good ‘n’ Evil nasceu pouco a pouco, canção após canção, como explicarei mais adiante. É também o resultado das boas críticas ao trabalho anterior. Isso deu-me o impulso para continuar a compor e completar um segundo álbum. Este difere do anterior porque foi concebido de uma forma caseira e não numa sala de ensaios: Elle Noir, Paolo Caridi e eu nunca nos encontrámos para criar e aperfeiçoar as canções: fizemos tudo diretamente no estúdio com base nas minhas notas musicais que trocámos por e-mail. É menos poético do que estar na sala de ensaio, mas descobri que com dois bons profissionais como eles, um disco pode ser facilmente feito desta forma.

 

Como descreverias a direção musical de Good ‘n’ Evil? Há alguma influência ou estilo novo que tenhas explorado neste álbum?

Honestamente, considero-o uma continuação do primeiro álbum. Não acho que haja novas influências... Não explorei nada de novo e não fui influenciado por nada que já não me tivesse influenciado musicalmente no passado. Não tenho vergonha de admitir que a minha cultura metal se situa apenas no início dos anos 80. A única coisa que quero salientar é que considero o Good ‘n’ Evil um trabalho para duas guitarras (ao contrário do anterior que nasceu na sala de ensaios só comigo como guitarrista e, portanto, para uma guitarra só).

 

Houve alguma canção ou momento em particular durante a gravação que tenhas considerado crucial para o som do álbum?

Não houve absolutamente nenhum momento crucial no estúdio, tudo correu sempre bem. Se alguma coisa houve, devido ao meu caráter, estou sempre ansioso com o resultado final de cada canção: não sou capaz de a imaginar como gostaria de a ouvir até estar terminada, e as várias fases de produção deixam-me um pouco ansioso até estarem concluídas. No entanto, nenhuma canção criou dificuldades a ninguém.

 

O título Good ‘n’ Evil sugere uma exploração temática de forças opostas. Como é que as letras refletem este tópico e que histórias contas através das canções?

Como já escrevi, todas as letras têm como tema principal o dualismo entre o bem e o mal. Eu próprio escrevi algumas letras: Fear Of The Night, Satellite, Liar, Lena, por exemplo, são canções de amor que colidem e se misturam com desilusões ou lutas da vida; no entanto, muitas letras foram escritas pela minha mulher Chiara Mencarelli (coprodutora do álbum), que tem vindo a desenvolver a sua fé ao longo dos anos através da leitura da Bíblia. Quando lhe pedi para me ajudar na composição de algumas das letras de Good ‘n’ Evil, ela só se convenceu quando lhe disse que podia escrever o que quisesse, desde que estivesse de acordo com o tema do álbum. Assim, claro, sendo Deus a sua maior paixão, o resultado são 6 letras baseadas em 6 histórias das escrituras sagradas. Apesar de ser a sua primeira experiência como compositora, as letras “saíram” com extrema facilidade, como se já tivessem sido escritas por outra pessoa... Chiara argumenta que isso é de facto verdade!

 

Há eventos específicos ou experiências pessoais que inspiraram as letras deste álbum?

Há duas letras que contam duas experiências pessoais. Uma é Fear Of The Night (Medo da Noite), que dediquei à minha mulher e à forma como o seu amor, a sua positividade, o bem que ela traz dentro de si prevaleceram sobre os meus problemas, medos e inseguranças, mudando-me ao longo dos anos. A outra é Lena. Para meu espanto, há alguns anos, reconheci uma mulher que mendigava e estava num estado de miséria. Aproximei-me dela para lhe dar algum dinheiro, mas ela não me reconheceu. Infelizmente, não tive coragem de lhe dizer que, quando éramos crianças, fomos colegas de escola. Algum tempo depois, soube que a Lena tinha morrido. Depois de a ver naquele estado, só posso esperar que ela sorria agora em paz, envolvida pela luz de Deus. Que o amor de Deus tenha, portanto, prevalecido sobre qualquer mal que possa ter afetado negativamente a vida da Lena aqui na terra.

 

Pegaste em três canções antigas das épocas de Danger Zone e Crying Steel. Porque é que o fizeste? Essas canções sofreram alguma alteração na sua estrutura?

Victim Of Time é praticamente a primeira música ‘verdadeira’ que compus com dois amigos em 1982. Já tinha composto outras, mas sentia que lhes faltava uma certa maturidade. É um pilar da minha pequena história musical e, quando passei a fazer parte dos Danger Zone, sugeri-a para a playlist e transformámo-la na faixa-título do primeiro trabalho oficial do grupo. Satellite e Liar são canções inéditas que nós, Crying Steel do início dos anos 90, compusemos juntos e tocámos ao vivo. Gostei tanto delas que nunca as esqueci, e sempre sonhei em publicá-las oficialmente um dia. Ouvi-las emociona-me sempre. Em suma, como fui eu que compus e tomei as decisões relativas a Good ‘n’ Evil, pude acrescentar um bocadinho do meu próprio percurso musical.

 

Como foi o processo de gravação de Good ‘n’ Evil? Tiveste uma abordagem diferente em relação ao teu álbum anterior God Is A Witness?

Não, a abordagem foi idêntica. A única diferença é que o primeiro álbum God Is A Witness foi gravado na íntegra, enquanto que Good ‘n’ Evil nasceu um pouco de cada vez, gravando e completando um par ou no máximo três músicas de cada vez. O engenheiro de som foi muito bom a harmonizar tudo na fase de revisão final da mistura.

 

Quem tratou da produção, mistura e masterização do álbum, e como é que o seu envolvimento moldou o projeto?

Eu geri pessoalmente a produção, passo a passo, coordenando dois grandes profissionais, Elle Noir e Paolo Caridi. Depois, envolvi a minha mulher no desenho da capa do álbum, utilizando as suas capacidades criativas. Quanto à mistura e à masterização, comuniquei muito com Roberto Priori, meu velho amigo e parceiro de palco desde a primeira formação oficial dos Danger Zone. O álbum foi gravado no Pristudio em Bolonha; o Roberto é um ótimo engenheiro de som e, na minha opinião, tem um gosto musical fantástico. Excetuando os pedidos especiais dos clientes (não sei como é que ele consegue), o seu som é sempre equilibrado e refinado, nunca foleiro ou exagerado. Temos um gosto musical muito semelhante; foi sempre um prazer trabalhar com ele e sempre ouvi e muitas vezes aceitei os seus conselhos de engenharia de som. Por sua vez, dentro dos limites do que lhe permitia manter um resultado digno do seu profissionalismo, aceitou muitas vezes os meus pedidos pessoais. Musicalmente, no entanto, cheguei sempre ao estúdio a saber exatamente o que queria.

 

Na tua estreia tinhas o Elio Caia como baixista; aqui, no entanto, assumes tu próprio todas as guitarras e baixos. Porquê?

As primeiras músicas que gravei foram (por brincadeira) as do meu passado Victim Of Time, Satellite e Liar. Gravei o baixo e as guitarras em casa muito rapidamente, sem pedir nada a ninguém. A quarta foi Lena que, como expliquei, é uma história emocional e pessoal para mim. Depois comecei a escrever The Cherubims, cujo riff andava a pensar há anos. Estava a compor em casa, uma canção de cada vez. Estava sempre a mudar as partes da guitarra e do baixo. Trinta segundos para gravar uma parte com a guitarra e depois trinta segundos com o baixo... depois o resultado não me convencia, voltava a pegar na guitarra, depois no baixo, depois acrescentava uma segunda guitarra e voltava a mudar o baixo ou a primeira guitarra, e assim por diante... era uma mudança contínua de instrumentos, este método era um verdadeiro exercício! Em suma, as canções foram aperfeiçoadas pouco a pouco por tentativa e erro. Como escrevi anteriormente, tudo foi feito no meu pequeno estúdio de gravação em casa e não numa sala de ensaios. À medida que ia gravando no estúdio e que ia pedindo a Elle Noir para interpretar as canções, apercebi-me que estava a nascer o segundo álbum dos Anims, embora com um baixista e um baterista diferentes dos do álbum anterior. Um dia telefonei e pedi desculpa ao Elio Caia; não queria excluí-lo, mas já estava demasiado avançado no trabalho para o alterar.

 

De que forma planeias promover Good ‘n’ Evil? Há algum videoclip, single ou evento especial a caminho que possamos esperar?

Mesmo que seja um pouco tarde, ainda estou a pensar em produzir um videoclipe; no que diz respeito a eventos como concertos ao vivo, se surgir a oportunidade certa que nos permita exprimir-nos num contexto interessante, vamos com certeza aproveitá-la. No entanto, não esqueçamos que Elle Noir e Paolo Caridi são verdadeiros profissionais e, por isso, estão muitas vezes muito ocupados a fazer aquilo que fazem: música!

 

Como tencionas incorporar as novas canções nas vossas atuações ao vivo? Há alguma canção específica que estejam ansiosos por tocar ao vivo?

Não há nenhuma canção específica que gostasse de tocar ao vivo, não tenho preferências particulares. God Is A Witness é mais fácil de tocar para uma formação de uma só guitarra, Good ’n' Evil é mais complexo e elaborado. Para o tocar bem ao vivo, seria necessária uma segunda guitarra, ou pelo menos um teclista. No entanto, e peço desculpa por esta opinião impopular, o hard/heavy rock por excelência não tem teclados. De facto, nos dois álbuns dos Anims incluí raras, curtas e muito simples bases de teclados, mas sempre pedi a Roberto Priori que as mantivesse em segundo plano, por vezes quase inaudíveis, apenas para dar um pouco mais de corpo a um trabalho de estúdio, uma sensação quase irreconhecível. Se eu pudesse escolher, preferiria dez mil vezes mais um guitarrista do que um teclista quando estou a tocar ao vivo.

 

Mais uma vez, Francesco, obrigado. Tens alguma coisa a dizer aos teus fãs que estão a ler esta entrevista?

Sim, obrigado, gostaria de repetir o que escrevi no início: se não acreditas no bem, não podes acreditar no mal, mas se acreditas no mal, tens de acreditar no bem. Se também acreditam no bem, vamos fazer o nosso melhor para sermos melhores, dia após dia, momento após momento. Obrigado a todos...!!!


Comentários

DISCO DA SEMANA #36 VN2000: Rysen Symbol (AXEL RUDI PELL) (Steamhammer/SPV)

MÚSICA DA SEMANA #38 VN2000: Today Tonight Tomorrow (MEER) (Karisma Records)

GRUPO DO MÊS #09 VN2000: Web (Firecum Records)