domingo, 15 de fevereiro de 2015

Notícias da semana

Depois de terem conquistado o trono mundial do rock alternativo com álbuns multiplatina, os 10,000 Maniacs estão de regresso com o seu mais ambicioso trabalho de sempre – uma coleção de tradicionais canções das ilhas britânicas – intitulado Twice Told Tales com data de edição agendada para 28 de abril via Cleopatra Records.



Descanso é uma palavra que nem passa pela cabeça do quinteto gaúcho Hibria. Depois de lançar no final de dezembro do ano passado a edição comemorativa dos 10 anos da estreia Defying The Rules no Japão, o grupo acaba de entrar em estúdio para gravar o seu quinto álbum de originais. Ainda sem muitas informações para apresentar, a banda disponibilizou um trecho da demo de uma das novas músicas, Tightrope.




O quinto álbum, intitulado Turtles All The Way Down, dos norte-americanos Odin's Court estará nas ruas a 3 de março, pela primeira vez através da sua editora própria D2C Studios. O vídeo do tema But What’s The Question?, primeiro single extraído deste álbum de regresso já pode ser visualizado.




Os The Ramble Riders editaram o seu mais recente álbum Super Fat Bitch no passado dia 30 de janeiro, com a apresentação ao vivo no Teatro Helena Sá Costa. A apresentação oficial contou com dois concertos gravados ao vivo, nos dias 30 e 31 do mês passado. Os The Ramble Riders são uma banda de 5 elementos, autointitulada de bluesy-kick-ass-funky-rock-bastards band, do Porto. Com quase 2 dezenas de concertos em 2014 por todo o país marcaram também presença no programa de televisão 5 Para a Meia-Noite, foram vencedores de 2 concursos de bandas e receberam ótimas reviews em vários websites nacionais e internacionais acerca seu do disco de estreia, Mexican Ride. As suas influências passam por Led Zeppelin, Rival Sons, Wolfmother, Blues Pills, Red Hot Chilli Peppers.



A editora conimbricense Cogwheel Records, conhecida pela qualidade dos seus lançamentos, apresenta mais um novo projeto nacional. Falamos dos Majax, banda que segue uma linha condutora que passa pelo progressivo psicadélicos dos anos 60 e 70, pelo post-punk e até pelo heavy metal. Vostok 1 é o primeiro trabalho deste coletivo dos arredores de Coimbra e já se encontra disponível para audição streaming. O primeiro single, Solipsism está, também, disponível para download gratuito.




Os modern metallers russos Grenouer lançarão o seu novo álbum Unwanted Today a 20 de março via Mausoleum Records. O álbum foi produzido por Dualized nos Dysfunction Production em Itália.





Os Embaixador nasceram em estúdio em 2012, através do seu membro fundador - Filipe Moura - que se assume como frontman do projeto, tomando as rédeas das guitarras e vozes. Depois do 1º EP A Outra Face, editado em 2012, a “embaixada” do rock volta a dar sinal de vida com o lançamento de um novo EP – Os Dedos e os Anéis – marcando assim o início de um novo capítulo para o Embaixador. A banda foi remodelada e apresenta-se agora em formato trio, com António Costa no baixo e Gonçalo Aires na bateria. Como convidado, Diogo Santos nas teclas (Kika, Lúcia Moniz, Miguel Araújo…), participou também na gravação do novo disco. Este trabalho foi gravado nos Blacksheep Studios, um dos baluartes do rock nacional, e contou com a produção de Paulo Miranda (The Legendary Tiger Man, The Poppers, Old Jerusalem), que também já tinha sido o autor das misturas do 1º EP. Embaixador é o rock no seu estado mais despido e cru e, neste trabalho, em vez de uma tentativa de camuflar as diferenças, a produção aponta agulhas no sentido oposto, amplificando o que distingue o som da banda, deixando as “arestas” por limar. Diplomática, a sua música negoceia com a Pop, mas mantendo acordos com os ambientes psicadélicos dos anos 70.



Os The StoneWolf Band surgem no início de 2012 pela mão de Ricardo Lobo, o StoneWolf. A sua sonoridade resulta de uma mistura de géneros, influências e ideias. Inspirados pelo rock, blues, country, roots, folk-rock, surf-rock e reggae, definem-se pela sua atitude positiva e pelo seu amor à música. Vendo na música a sua forma de expressão artística, os The StoneWolf Band já passaram por grandes palcos como Festival MUSA, Vodafone Mexefest, Festival Med, Sintra Fest e outros. Após o enorme sucesso da banda ao estar presente no Music Matters Live 2014 em Singapura, os The StoneWolf Band receberam propostas de concertos de tão longe como da China, e ofertas da indústria da música. A banda orgulha-se de apresentar o seu primeiro álbum Fear Less em formato CD, disponível nas lojas a partir de 9 de fevereiro com o apoio da Antena 3.



Os doom heavy metallers Exorcism assinaram pela Dream Records, casa dos Furyon, Metal Machine e Black Raven, por exemplo, para o lançamento0 do seu segundo trabalho, ainda sem título, mas agendado para 2015. As gravações decorrerão nos TMS Studios em Espanha com o produtor Jeff Billman.



Propaganda é o álbum de estreia do projecto de rock instrumental Torpe – e já tem data de estreia anunciada: o próximo dia 13 de abril. Propaganda vai estar disponível online, para download gratuito, podendo, igualmente, ser encontrado à venda, em formato CD. No primeiro álbum, os Torpe estão determinados em revelar o precioso motivo que fez nascer este quinteto: a paixão pelo rock instrumental e pelas bandas sonoras. Target é a primeira amostra retirada de Propaganda




Almas Envenenadas (reprise by DJ Mofo), é um dos temas no novo EP 5, que os Inkilina Sazabra lançaram recentemente com o propósito de celebrar os seus cinco anos de carreira. Este tema foi remixado por Miguel Fonseca (DJ Mofo/Bizarra Locomotiva) e o vídeo pode ser visto aqui.

Sem comentários: