domingo, 5 de abril de 2015

Notícias da semana

Os italianos The Mugshots apresentam o seu novo single Frozen onde colabora Clive Jones dos Black Widow, numa edição da Gcm Music & Alka Records. Frozen é uma versão muito pessoal do tema da Madonna e Clive Jones, infelizmente no seu último trabalho, toca saxofone e flauta.





A mais famosa orquestra sinfónica do mundo, a The Royal Philharmonic Orchestra, volta a surpreender os fãs do rock com o seu novo álbum. A orquestra britânica juntou-se com membros dos Porcupine Tree, Asia, Yes, Alan Parsons Project e muitos outros para criarem um disco de proporções épicas, orquestrando e reinventando algumas obras-primas do rock progressivo de ícones como Pink Floyd, Yes, ELP, Jethro Tull entre outros. Uma referência para a eletrizante contribuição do teclista dos Three Dogs Night, Jimmy Greenspoon (recentemente concedeu uma entrevista a Via Nocturna a propósito do álbum de tributo aos The Doors), que acaba por ser uma das suas últimas gravações antes do seu falecimento no início deste ano. The Royal Philharmonic Orchestra Plays Prog Rock Classics está disponível via Cleopatra Records em CD, vinil e digital.




O que fazem membros dos Porcupine Tree, NIN, Devo, Sting e Steely Dan juntos? Pois bem colaboram na muito aguardada estreia dos prog rockers Exovex intitulada Radio Silence. Um trabalho criado pelo multi-instrumentista Dale Simmons que levou dois anos e meio a concluir.




Os Persona 77 é um novo coletivo nacional influenciado maioritariamente pelo rock alternativo, mas também pelo psicadelismo, pop/art rock, post-punk e mesmo pelo heavy metal, principalmente na distorção nas guitarras (que não têm medo de utilizar) e na maneira enérgica como abordam as performances ao vivo. As letras são um ponto essencial da sua música, sendo escritas maioritariamente em português, pese embora a existência de alguns temas em inglês e facilidade que têm em escrever em ambas as linguagens. Formados em agosto de 2012 esta banda do Montijo (Setúbal) é composta neste momento pelos elementos: Daniel Vitorino (guitarra e voz), Henrique Vitorino (bateria e coros), Pedro Maceira (guitarra) e Rui Teixeira (baixo). Após o lançamento da sua primeira demo Pressão em fevereiro de 2013, estão agora prestes a lançar o novo EP, Monomania, com 4 faixas que refletem a personalidade musical da banda.


Em 2014, os The Leeway lançaram o seu primeiro EP de 6 faixas, gravado no Bunker Studio em Brooklyn. Este ano, Pedro Barquinha voltou ao Bunker Studio para gravar e filmar 4 músicas ao vivo com o resto da banda, com o objetivo de estrear uma música por mês nos próximos meses. Quando estrearem todos os vídeos, os The Leeway vão lançar um EP ao vivo com o áudio da gravação dessas músicas chamado The Bunker Sessions. O primeiro vídeo desta sessão é uma versão íntima da música If Only em que Pedro Barquinha toca a solo ao piano. Os The Leeway são uma banda Indie/Folk de Brooklyn, NY. O grupo é a criação do músico português Pedro Barquinha que compõe as músicas, toca bandolim e dá a voz ao grupo.



Os Marys Creek têm um novo lyric video para o tema Incubic Twin, faixa que batiza o seu EP. Entretanto, os suecos já estão em estúdio a gravar o seu álbum, para já ainda sem título.




Ao longo dos anos Mick Abrahams, lendário guitarrista dos Blodwyn Pig e Jetho Tull gravou uma série de álbuns a solo com o DNA do delta blues. Agora com 71 anos e uma notável energia assina aquele que é porventura o seu álbum mais forte - Mick Abrahams Revived – que testemunha toda essa energia e musicalidade feita de blues, numa edição da Gonzo Multimedia.





Jukehouse Revival é o título genérico do novo álbum dos The Statesboro Revue a ser lançado pela Blue Rose Records a 17 de abril. A tour europeia começará a 24 de abril.




O novo álbum de Antonello Giliberto chama-se Journey Through My Memory e será lançado nesta primavera. Para já, o músico italiano disponibilizou um trailer desse trabalho.


Sem comentários: