Flash-Review: Os Ais!! (Xícara)


Álbum: Os Ais!!
Artista: Xícara 
Ano: 2015
Origem: Portugal
Género: Música popular portuguesa/Jazz/Fusão
Classificação: 5.2/6


Breve descrição: Xícara é uma banda nacional que lançou um álbum inspirado na música popular portuguesa, com instrumentos tradicionais portugueses e que trazem algo de especial, como sejam os arranjos de Jazz e Fusão. Depois do EP lançado em 2011 os Xícara continuam a sua obra com Os Ais que conta com vários temas inspirados em poemas portugueses, como seja o exemplo de Os Ais inspirado na Cantiga dos Ais de Armindo Mendes Carvalho e músicas populares portuguesas como Senhora Maria. Este disco conta com a participação especial da cantora palestiniana Terez Sliman que contribuiu na composição, interpretação e letra do tema Sham. Também Daniela Costa abrilhantou duas músicas com arranjos vocais e interpretação. O álbum conta também com a participação de David Leão nas flautas e gaitas tendo já participado noutros álbuns de Xícara.
Highlights: Senhora Maria, A Moça e a Velha, Se Me Deixares Eu Digo, Cantiga (Deixa-te Estar Na Minha Vida), Cantiga Bailada
Para fãs de: Deolinda, Trovante, Banda do Casaco, Eugénia Melo e Castro, Júlio Pereira

Tracklist:
1.      Senhora Maria
2.      A Moça e a Velha
3.      Se Me Deixares Eu Digo
4.      Amor
5.      Partindo-se
6.      Leonor
7.      Os Ais!!
8.      Cantiga (Deixa-te Estar na Minha Vida)
9.      Cantiga Bailada
10.  Sham
11.  Eterno Feminino

Line-up:
Pedro Oliveira – bateria, bongós, percussão
David Viegas - baixo
Nuno Cachada – guitarras
Hélder Costa – guitarra braguesa, bandolim, cavaquinho
Rui Ferreira – piano, acordeão, percussão, sintetizadores
David Leão – flautas, gaita de foles
Sofia Portugal, Daniela Costa e Terez Sliman– vozes
Renato Monteiro - coros

Comentários