sábado, 5 de dezembro de 2015

Notícias da semana

Can’t Take It With You é o nome do vídeo que os classic rockers Colour Of Noise acabam de disponibilizar. Este tema pertence ao álbum homónimo de estreia recentemente lançado em parceria entre a banda e a Townsendmusic.





Leon Alvarado leva o conceito de prog rock ao extremo ao lançar, simultaneamente, uma curta-metragem e a sua respetiva banda sonora. Será a 15 de dezembro próximo que essa curta aventura de imagem e som intitulada Persistence será lançada. O single conta com a colaboração de Trey Gunn (King Crimson) e foi masterizado por Andy Jackson, o nome que coproduziu o último álbum dos Pink Floyd. Para além de Persistence, o single inclui ainda o tema Red Like Blood, retirado do álbum 2014 Music From Na Expanded Universe.



Desolation é o novo single dos Cryptor Morbious Family. Este tema (que já havia sido disponibilizado em versão rough mix pelo 10º aniversário da banda), antecede o 3º disco que chega aos ouvintes no inicio de 2016, intitulado The Pit Of Infamy.





A editora conimbricense Cogwheel Records disponibilizou o novo EP dos Innerthoughts intitulado Timeless Farwell, sucessor do EP de estreia Before (2010) e do longa-duração homónimo de 2012. Timeless Farwell apresenta seis temas onde o travo a folk ainda se nota, apesar de as componentes elétrica e eletrónica estarem mais desenvolvidas. O primeiro single, Someone, já está disponível para download gratuito.



A nova sensação do rock, construída à volta do vocalista sul-africano Anton Delen chama-se Basement Saints. Blues e rock enérgico e genuíno têm feito furor e conquistado fãs um pouco por toda a Suíça, base de atuação da banda. O seu novo álbum está agendado para a primavera de 2016. Até lá confiram o vídeo do tema Brother.


Em 2013 os peixe : avião editaram o seu terceiro disco, de título homónimo, rompendo abruptamente com uma trajetória pop alicerçada em trabalhos como Finjo a Fazer de Conta Feito peixe : avião (2007), 40.02 (2008) e Madrugada (2010). Consensual entre a crítica especializada e os seguidores da banda, peixe : avião (2013) revelou-se o regresso perfeito da banda bracarense aos discos. A trajetória de exploração de novas abordagens sonoras foi continuada com a composição de música original para o clássico Ménilmontant de Dimitri Kirsanoff, filme de 1929, após encomenda do Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema, com reposição no Teatro Maria Matos em Lisboa. A experiência revelou-se fundamental para o período de composição que se seguiu, durante o ano de 2015. Não constitui, portanto, surpresa que a subversão do formato canção, o recurso a uma instrumentação de caraterísticas cada vez mais singulares e a exploração de uma lírica simultaneamente abstrata e introspetiva, sejam as pedras basilares de Peso Morto, título do quarto álbum do quinteto, com lançamento agendado para fevereiro de 2016. O vídeo do tema Quebra já está disponível.



Os Ossos do Ofício apresentam o álbum de estreia intitulado Fora de Rota. Fora de Rota é composto por 11 temas de puro rock cantado em português na voz do carismático Vasco Duarte (Voz de Portugal e Rising Star). O projeto Ossos do Ofício formou-se em 2008, ano em que Marco Espírito Santo se reuniu com os companheiros de longa data Hugo Pimenta, Ricardo Faneco e Vasco Duarte. A formação atual ficou definida quando em 2012 João Paiva se juntou ao grupo. Desafio dá nome ao primeiro vídeo.



The Dragon And Saint George é o quinto EP dos Ten, o primeiro desde Fear The Force de 1999. Este EP já está no mercado desde 4 de setembro e contém sete temas:
1.      The Dragon And Saint George
2.      Musketeers: Soldiers Of The King
3.      Is There Anyone With Sense
4.      The Prodigal Saviour
5.      Albion Born
6.      Good God In Heaven What Hell Is This (exclusive do 12’’ Picture Disc)
7.      We Can Be As One


Um álbum nunca lançado, intitulado Ride The Tiger da dupla Greg Lake (fundador dos King Crimson e dos Emerson Lake And Palmer) e Geoff Downes (teclista dos Asia e Yes) viu finalmente a luz do dia. Ride The Tiger contem seis canções que o duo escreveu em conjunto – uma que se viria a tornar tema dos Asia, duas dos ELP. Quatro dessas canções já havia aparecido em diversas compilações, mas esta é a primeira vez que são lançadas juntas. A esses quatro temas foram adicionados mais duas faixas nunca antes lançadas e uma remix alternativa de Love Under Fire. A edição é da Cherry Red Records.

Sem comentários: