sábado, 13 de fevereiro de 2016

Notícias da semana

Pesadelo é o primeiro EP dos Bruma (André Pepe – baixo; João Alegria – bateria; Mário Abreu – piano e voz e Pedro Guedes – guitarra), banda de Braga que vem aprimorando a sua sonoridade dentro do jazz e do blues. Mas, em Pesadelo, a banda não se preocupa com os géneros que lhes podem atribuir. Uma das suas prerrogativas é mesmo a subversão dos géneros ou dos cânones. Por isso, a sua sonoridade é obscura, cinemática e barroca, ilustrada em dissonâncias, vozes rasgadas e graves noções de ritmo. O EP saiu a 25 de janeiro.


Os Robert Jon & The Wreck estão, atualmente, em fase de gravação de um novo álbum intitulado Good Life Pie, sendo que um tema já está disponível para audição: Cold Night. A banda virá até à Europa em tournée em maio/junho deste ano.



Out Of The World é o tema agora apresentado em formato vídeo pelos Sunburst e foi retirado do seu álbum de estreia Fragments Of Creation com lançamento agendado para 26 deste mês via Inner Wound Recordings. O som dos Sunburst já foi descrito como um cruzamento entre os Dream Theater, Nevermore e Conception.



No próximo dia 29 de abril, os Old Yellow Jack editam o seu álbum de estreia. Ainda sem título definido, será lançado de forma independente, à semelhança de Magnus, EP editado no ano passado, e Glimmer é o seu primeiro single. O álbum é gravado de novo nos Blacksheep Studios em Sintra, desta vez com produção de Guilherme Gonçalves e marca uma viragem no som da banda, deixando o psicadelismo de lado para explorar o indie rock americano de bandas como Pavement ou Real State, dando-lhe o seu cunho pessoal. Para além da opção de lançarem discos por si mesmos, aproveitaram o arrastado período de gravação do novo disco para criarem também a sua própria agência de bandas, a Colado, dando a mão a projetos emergentes como os Ganso e os Nooj.


O novo projeto do multi-instrumentista irlandês Pat Byrne chama-se Hedfuzy e junta elementos dos Shardborne, Delorean Suite e The Vicious Head Society. Recentemente a banda revelou um novo vídeo retirado da sua estreia homónima lançada no verão de 2015. Entitulado Snakes, é já o terceiro single e sucede aos já publicados Sing e How To Tear Your World From My Head.



Sendo já uma referência da cena musical lisboeta, os Cais Sodré Funk Connection nasceram no bairro que lhes dá o nome e foram a primeira banda residente do MusicBox. Apaixonados pelo funk e pela soul, a banda dedica-se a recriar o som e ambiente dos clássicos da Motown, Stax, Chess Records e outras editoras míticas das décadas de 60/70. Depois da estreia em 2012 com You’re Somebody, a banda está de regresso aos discos com a edição de Soul, Sweat & Cup The Crap. O título diz literalmente tudo desta nova proposta que surge via Rastilho Records.


Os Darkology, banda formada por atuais e antigos membros dos Firewind, causaram furor com o seu último álbum Fated To Burn que teve produção do mago Chris Tsangarides. Depois do vídeo do tema Kill Me If You Can, a banda apresenta agora o seu segundo vídeo retirado deste álbum, para o tema Fated To Burn.

Sem comentários: