sábado, 23 de abril de 2016

Notícias da Semana

Preparem-se para a mais importante reedição do ano no metal: uma edição luxuosa do lendário clássico de 1977 Keep The Dogs Away dos Thor. A caixa traz, para além deste álbum, uma coleção de 22 temas nunca antes lançados e DVD com um concerto da banda em 1980. A data de lançamento será a 13 de maio via Cleopatra Records.


Billy Sherwood é o atual baixista dos Yes e andará em tournée com a banda durante 2016; Tony Kaye foi membro fundador da seminal banda sinfónica/progressiva e a ela voltou para a era bem-sucedida de 90125, tendo produzido o megahit Owner Of A Lonely Soul. Live In Japan junta os dois em palco a tocar músicas das suas carreiras e, naturalmente, algumas dos Yes num duplo álbum e DVD. O álbum já saiu numa edição Cherry Red Records.


A Agência Musa tem o prazer de anunciar o lançamento do primeiro EP dos Re-Verso. Os Re-Verso são um novo grupo que alia elementos musicais rock, pop e folk às palavras de grandes poetas portugueses entre eles Fernando Pessoa, Miguel Torga e Alexandre O'Neill. Este projeto dá corpo às mais recentes criações musicais de Nuno Ferreira, músico com uma prolífica carreira na área do Jazz, tendo gravado mais de dez álbuns com diversos projetos, e que aqui assume o papel de cantor, guitarrista e compositor e o seu apreço por outras paisagens sonoras onde transparecem influências de Beatles, Elliott Smith e Radiohead e dos cantautores de intervenção. O grupo é constituído por:
Nuno Ferreira - voz, guitarra (Corações de Atum, Los Tomatos, Irmãos Catita, Leggo, Low Budget Research Kitchen)
Margarida Campelo - voz, teclados (Bruno Pernadas, Real Combo Lisbonense, Julie and the Carjackers, Cassete Pirata)
João Roque – guitarra (ROQUE, Dee Dee & The Drum Killers, Undercover Agents for the Blues)
João Custódio – baixo (Irmãos Catita, Corações de Atum, J.P. Simões, Leggo)
João Rijo – bateria (Tora Tora, Bruno Pernadas, Leggo, Ararur)
As gravações e misturas decorreram nos estúdios Vale de Lobos entre novembro de 2015 e março de 2016 e estiveram a cargo de Pedro Vidal, a masterização foi por Mário Barreiros, o design por Patrícia Proença e produção por João Ferreira - Agência Musa. Participam, como convidados, a cantora Rita Maria e Pedro Vidal na pedal-steel guitar. O primeiro EP, homónimo, tem lançamento nas plataformas digitais, em formato CD e digital, no dia 25 de abril, uma edição independente, financiada através um crowdfunding (PPL).


O primeiro tema dos Soundscapism Inc. após o lançamento do álbum homónimo já está disponível para audição. Chama-se Man In The Glass e é apresentado por Bruno A. como uma mistura entre emoção e eletrónica, tornando-se no tema mais dançável do projeto até à data.



A banda Inire, oriunda do Quebec, Canadá, lança o seu novo vídeo Endless, em apoio ao seu próximo álbum Cauchemar. O sucessor de Born The Wicked, The Fallen, The Damned (2009) está previsto para 20 de maio.


A Ulterium Records orgulha-se de anunciar o lançamento de Angels In The Ashes, um projeto all-star de beneficência, em que a totalidade das vendas reverterá a favor das famílias refugiadas na Grécia. Este tema é lançado sob o nome de Project Aegis e é composto pelo compositor e vocalista dos Theocracy, Matt Smith. Participam Rob Rock (Impelliteri), Daísa Munhoz (Vandroya, Soulspell), Vasilis Georgiou (Sunburst, Black Fate), Leah McHenry (LEAH) e Gus Drax (Sunburst, Black Fate), para além do próprio Smith. O vídeo pode ser visto aqui.



Em suporte do seu aclamado EP Days In The Sun, o prog trio nova-iorquino SkyTalk acaba de disponibilizar o vídeo do tema Hearing The Silence.




A banda americana de metal sinfónico Midnight Eternal acaba de lançar o vídeo do tema Signs Of Fire, retirado da sua estreia homónima a ser lançada pela Inner Wound Recordings a 29 de abril.


Heidi Parviainen, ex-vocalista dos Amberian Dawn, está a preparar o novo álbum do seu projeto Dark Sarah. Este novo trabalho intitular-se-á The Puzzle e será lançado no final do ano. O primeiro vídeo Little Men dá já uma ideia do que se pode esperar.


Os Insch preparam o lançamento do álbum de estreia, Safe Haven,cuja gravação ficou entregue às mãos experientes de António Côrte-Real (UHF) e Wilson Silva (More Than a Thousand, União das Tribos) com participações de Pedro Lousada (Blasted Mechanism) e Irina Furtado. É uma edição da Premiere Music que resulta em 10 canções cheias de energia alternativa, gerada num mar de emoções.

O virtuoso guitarrista francobrasileiro Marcelo Paganini não vive no Brasil há mais de 11 anos mas aquando do lançamento do seu álbum 2012 Space Traffic Jam (em 2014) teve oportunidade de fazer três concertos na sua cidade natal, Belo Horizonte, incluindo um concerto privado comemorativo do seu 50º aniversário e outras três datas no Rio de Janeiro, onde nunca tinha tocado. Como realizador que é, Paganini resolveu fazer um rockumentário a respeito desta tourFirst Time In Rio. Esse documentário será apresentado no Portobello Film Festival em Londres no próximo mês de setembro, mas a banda sonora já está nas lojas desde 14 de abril intitulando-se First Time In Rio – Marcelo Paganini Band Live. São 49 minutos de música e seis temas – 5 de 2012 Space Traffic Jam e uma faixa bónus instrumental, Trindade.

Sem comentários: