sábado, 11 de junho de 2016

Notícias da semana

Foi em 2013 que António Justiça (que já tinha feito parte de vários projetos musicais), surgiu com a ideia de um novo projeto. Juntaram-se, André Imaginário (guitarra), Rui Valentim (teclas) Filipe Pires (baixo) e João Malaquias (bateria) e formaram a banda Patinho Feio. Com um ano de 2015 pleno de concertos, surge em junho de 2016 o primeiro disco Para Não Se Estar Calado. O rock em Português está vivo, de boa saúde, recomenda-se e Patinho Feio está aí para provar isso mesmo. O single de estreia chama-se Poesia Má.


Nove anos depois do último álbum, os lendários (e infames) Mata Ratos estão de regresso com Banda Sonora do Apocalipse Anunciado. O novo álbum sai dia 2 de setembro nos formatos CD, vinil e digital. Também uma das mais importantes bandas do Rock brasileiro, os Autoramas, edita a 17 de junho o seu novo álbum na Europa, O Futuro dos Autoramas estando disponível em CD e vinil. Estes são dois dos lançamentos mais relevantes da Rastilho Records para os próximos tempos. Por outro lado, os Quinta-Feira 12 são uma das apostas da editora nacional para este ano. Fiasco é o álbum de estreia a disponibilizar em CD e digital


Os Helligators nasceram em Roma em 2009 tendo lançado o seu primeiro EP, Against All Odes em 2011. Na primavera de 2015, o coletivo assinou pela Sliptrick Records para o novo álbum, Road Roller Machine, lançado em maio desse ano. O vídeo para o tema Scream foi disponibilizado agora.


O álbum Hunting Desire dos Crimson Hall foi escrito em 2014 e gravado entre 2015 e 2016 no Estúdio Zeco. Hunting Desire é, claramente, um álbum de rock. Podemos comprová-lo em temas como Better Safe Than Sorry (primeiro single da banda editado em abril) ou na energia de Awaking, não esquecendo o lado melancólico do disco com Tonight, o segundo single ou Up in the Air.


Atenção a todos os blogs, webzines, rádios, editoras, revistas e todos os que apoiam o underground nacional do metal e do rock: a Rot'em Records vai fazer uma compilação nacional, sendo que bandas interessadas deverão mandar um email para rotemrecords@gmail.com. Outros updates sobre a compilação aqui.



Ao comemorar o seu 15º aniversário, a maior associação de música independente da europa, a IMPALA nomeou, ao longo de três meses, cinco editoras por mês, numa iniciativa pioneira para "reconhecer as jovens editoras europeias mais inspiradoras”. A Impala representa inúmeras editoras entre as quais a Beggars Group, [PIAS] Music Group, Rough Trade, K7, Cooking Vinyl, Epitaph, Everlasting assim como associações nacionais de editoras independentes de países como Reino Unido, Alemanha, França, Suécia, Itália, Espanha, Alemanha, Finlândia, Noruega, Dinamarca, Holanda, Bélgica, Portugal e Suiça. O destaque à Omnichord foi também apresentado nos meios digitais da [PIAS] e da AMAEI. Quatro delas (entre as quais a Omnichord Records) foram escolhidas para apresentar o seu testemunho numa conferência da Label Summer Camp na 50ª edição do prestigiado certame musical Midem, que aconteceu no passado fim de semana em Cannes. Nos últimos dois meses, a Omnichord Records editou três discos (Love Is You And Me Under The Night Sky para os Nice Weather For Ducks, Drifter para os First Breath After Coma e Sun Of Wolves para os Twin Transistors e ainda estreou singles para dois novos talentos que já começam a dar que falar (Surma e Whales).


Um dos pioneiros do rock progressivo britânico, Ray Bennet, membro dos Flash, anunciou a reedição do seu primeiro álbum a solo, de 2001, Whatever Falls, pela primeira vez numa edição digital.



A versão de Rockin In The Free World protagonizada pela União das Tribos, com a participação de Johnny B (Pearl Band) imprime a sua declaração de rock explosivo, vigoroso e musculado na web. Desde 23 de maio, o single está disponível online e no mesmo dia estreou o vídeo que revela toda a energia de que é feita a União das Tribos e deixa bem vincada a sua impressão digital. O primeiro single do novo disco, que sai em outubro deste ano, está já disponível em formato digital, com a chancela da Moon Records. Simultaneamente, a banda estreou o videoclip da autoria de ZE Pinheiro para esta versão do original de Neil Young que integrou o fenomenal Freedom (1989).


Mais de 30 anos depois, a obra-prima dos Mournblade, Time’s Running Out, originalmente lançada em 1985 vai ser relançado pela Non Nobis Productions, contendo novas regravações adicionada de três temas novos.





O coletivo de Americana Auburn, têm um novo álbum a sair. Aquele que é já o quinto disco do projeto de Liz Lenten chama-se Love & Promises e sai a 17 de junho via Scarlet Records.

Sem comentários: