sábado, 10 de setembro de 2016

Notícias da semana

Alma Mater é o nome de uma nova editora discográfica em Portugal, nascida no eixo Alcobaça/Leiria, fundada por Fernando Ribeiro (Moonspell), Pedro Vindeirinho (Rastilho Records) e João Diogo Pereira (designer). A Alma Mater Records é propriedade dos Moonspell, sendo distribuída pela Rastilho | Rastilho Records.


Um grande clássico do rock português será reeditado em novembro pela Rastilho Records. Falamos do álbum A Long Way To Nowhere, dos The Parkinsons que agora vem acompanhado do EP Streets Of London. A apresentação desta reedição será em Londres, seguindo-se duas noites caóticas no Sabotage, Lisboa. A pré-venda deste disco inicia-se na próxima terça, 13 de Setembro

Thoughts o clássico disco de 1992 dos RAMP será reeditado pela Rastilho Records (em parceria com a Universal Music Portugal) no dia 7 de outubro. Esta reedição estará disponível em CD e em duas edições limitadas em Vinil, tendo sido remasterizado a partir das fitas originais, e contendo ainda três temas extra e um novo grafismo.

34 anos depois dos primeiros acordes e 9 anos passados sobre o lançamento do seu último e quinto álbum de originais – Novos Hinos para a Mocidade Portuguesa, Rastilho Records 2007 – eis que os infames Mata-Ratos regressam às edições de grande folego, novamente sobre a alçada da Rastilho Records, com Banda Sonora do Apocalipse Anunciado. E o que trás de novo Banda Sonora do Apocalipse Anunciado? Nada. Basicamente é mais do mesmo. Evolução técnica? Zero.  Hinos orelhudos? Apenas 15 novas bombas sónicas prontas a explodir nas ventas dos mais incautos. Ninguém espera outra coisa dos infames Mata-Ratos. E que venha o Apocalipse anunciado!

Adicionar legenda
Good Morning Apocalypse é o título do terceiro disco dos norte-americanos Heaven Below, grupo que conta com a presença de Patrick Kennison, ex-guitarrista de Lita Ford. O álbum sai a 14 de outubro via EMP Label Group (Estados Unidos) e SPV (Europa). Good Morning Apocalypse é um trabalho conceptual num mundo pós-apocalíptico. O primeiro single intitula-se Renegade Protest Movement e pode ser ouvido aqui.


Tomorrow I Might Just Be Dead é o novo tema do projeto nacional Brantner. O vídeo oficial já está disponível para visualização.



Os lendários Skyclad assinaram com a gaulesa Listenable Records. A banda formada em 1990 mistura o típico heavy metal com influências thrash e folk, criando um som deveras original como o demonstra a sua extensa discografia – 12 álbuns aos quais devem ser adicionados alguns EP’s e compilações.


Numa situação rara, um encontro de génios aconteceu no Starmus Festival 2016 em Tenerife. Rick Wakeman e o lendário membro dos Astronaut, Chris Hadfield juntos em palco prestaram um tributo a David Bowie interpretando o tema Space Oddity. Vale a pena ver.


A editora conimbricense Cogwheel Records disponibiliza o primeiro EP dos Riders On Chase intitulado The Hero. Os Riders On Chase são uma banda originária do distrito de Coimbra e praticante de m estilo dentro do stoner/grunge, sendo composta por Alex Bessa (guitarras e vocais), Luís Abreu (baixo e backing vocals) e Gonçalo Bessa (bateria). O primeiro single intitulado The Hero encontra-se disponível para download gratuito e o EP também já está disponível nos formatos físico e digital.


Poucas semanas depois do single Crazy Teenagers, os franceses 11 Louder lançam um novo excerto da sua estreia e formato longa-duração Monkey Business. O disco da banda que cita Spinal Tap como uma das suas influências, sai a 25 de outubro em CD, LP e digital. O tema de abertura será, precisamente, Louder That 11.


Os Existance estão de regresso com o seu novo álbum intitulado Breaking The Rock. A edição, a cargo da Black Viper Records, acontece a 15 de outubro. Este conjunto de novos temas 100% heavy metal foram gravados e misturados em França nos Boss Hog Studio e masterizados em Los Angeles por Maor Appelbaum (Halford, Malmsteen, Dokken). Riffs fortes, ritmos apelativos, grandes solos e um vocalista de classe fazem de Breaking The Rock um dos discos fortes do heavy contemporâneo.


Un(Locked) é o nome do quarto álbum dos PhaZer a ser lançado pela Raging Planet e Ethereal Sound Works no próximo dia 15 de setembro. O novo álbum da banda lisboeta retrata um percurso livre, sem compromissos nem limites apresentando a transformação de uma banda experiente, em 14 novas músicas que buscam a pureza de um rock forte e destemido. Un(Locked) foi gravado, misturado e masterizado nos estúdios The Pentagon Audio Manufacturers com a produção a cargo de Fernando Matias, sendo esta a sua terceira colaboração com banda. Hold Me é o primeiro single que é disponibilizado para download na pré-compra do álbum na plataforma iTunes Bandcamp.


Um EP, três temas gravados vivo em estúdio, 13 minutos de energia crua. Chama-se Live At Kramus Deluxe Studio e é o novo trabalho dos parisienses Grit. Confiram tudo nas suas páginas de facebook e youtube.




Marcus Corbett, guitarrista britânico (que curiosamente, se muda de vez em quando para Resende, aqui bem perto de nós!) está de regresso com mais um disco de world music fortemente influenciado pelas suas experiências culturais e musicais indianas. Este seu novo trabalho chama-se Every Little Spirit e é lançado no próximo mês de outubro.


Nos anais da história do metal melódico sueco há um nome incontornável: Lion’s Share. A banda teve três vocalistas – Andy Engberg, Nils Patrik Johansson e… Tony Niva que cantou no seminal álbum Entrance, em 2001. Depois de outros trabalhos importantes desde essa altura, o vocalista regressa, agora, com o seu sexto álbum Atmospherical. Mas não se deixem iludir pelo título – Atmospherical é puro AOR, mas desta vez, ainda mais hard rock, quase melodic metal, afirma o vocalista sueco. A edição está a cargo da Niva Music Group/AOR Heaven e a data de lançamento está programada para 28 de outubro.

Sem comentários: