sábado, 7 de janeiro de 2017

Notícias da semana

Após 5 anos de atividade, os lisboetas Old Yellow Jack decidiram pôr um ponto final à banda. A despedida está marcada para o dia 21 de janeiro no Sabotage Club em Lisboa, numa noite especial que contará com vários convidados e onde a banda revisitará todo o seu percurso, começando nas primeiras demos caseiras, passando pelo EP Magnus e finalizando em Cut Corners, primeiro e único álbum, editado em setembro de 2016.


Os nacionais Burn Damage têm pronto o seu álbum de estreia, intitulado Age Of Vultures, um portento de thrash/death metal destinado a fãs de Lamb Of God, Arch Enemy, Pantera e Sepultura. O sucessor do EP Reborn, de 2013, sai a 17 de janeiro pela Raging Planet, com a gravação e mistura a cargo de Nuno Pardal e Hugo (Switchtense) nos Ultrasound Studios. A masterização esteve a cargo de Daniel Cardoso (Anathema).


Lonthra é uma banda de Lisboa formada em 2016. O primeiro trabalho homónimo é uma edição independente, lançado em 2 de janeiro em formato digital. Está disponível para escuta no Bandcamp, com a possibilidade de download na modalidade name your own price. O som de Lonthra é um Rock enxuto, sem problemas em dar-nos um pontapé nas virilhas ou um beijo no pescoço, com bateria e riffs corpulentos contrapostos com melodias envolventes. É o resultado da conjugação de elementos com backgrounds e referências diferentes, que integraram projetos anteriores tais como Become Not, Empire ou No TribeOs Lonthra são: Guerreiro - Voz;  Jonas Correia - Guitarra; Gonçalo Pardal - Baixo; Rui Santos - Bateria; Roxo - Guitarra

Os virtuosos Omnisight iniciam o novo ano com o lançamento do seu novo EP Power Of One, sucessor do álbum de 2016, Live At The Theater. Os Omnisight são influenciados por grandes nomes como Soundgarden, Dream Theater, Meshuggah, Tool e Faith No More, mas conseguem transcender essas influências, criando a sua própria personalidade. Caso para dizer que os Omnisight levam o prog metal a uma nova dimensão. O tema título Power Of One já pode ser ouvido.


Frozen Sand é uma nova e fantástica entidade musical nascida do cruzamento entre a arte de contar histórias e poder do prog metal. Este projecto nasceu em 2010 numa pequena localidade nos Alpes italianos e agora, depois de seis anos, 3 EP’s e mais de 60 concertos, os Frozen Sand estão prestes a lançar o seu maior trabalho: a complexa saga de Fractals Of Frozen Lifetimes intitulada A Shadow Out Of Lies. O álbum sai a 19 de janeiro.


O rocker norueguês Vitne lançará um novo single, Make Believe, que incluirá no lado B a canção Lost & Found. Esta é mais uma evidência da superior capacidade do artista para criar ganchos melódicos irresistíveis, desenvolvendo hinos atmosféricos e introspectivos. Este novo single sai a 17 de janeiro e o video teaser de Make Believe já está disponível.



A Audio Fidelity irá lançar, a 27 de janeiro, o popular clássico álbum Shinin’ On dos Grand Funk, numa edição limitada em hybrid SACD. Shinin´ On foi o oitavo álbum dos americanos e contou com Todd Rundgren na produção o que proporcionou levar a banda a outros níveis de qualidade.



Os Olneya são uma banda recentemente formada em Rimini, Itália, que acaba de lançar o seu primeiro EP caraterizado por uma mistura de stoner psychedelic instrumental rock/metal com algumas influências prog. Este EP pode ser ouvido na íntegra aqui.


Heavy To The Journey é a nova maquete do projeto one-man-band transmontano Horns. Desta vez são menos faixas, apenas 4, mas mais longas, chegando uma a ter 8 minutos de duração. Todos os instrumentos são tocados por Luís Guilherme, sendo que neste trabalho o músico acrescenta guturais em quase todas a músicas. Também a capa foi feita pelo Luís. Este trabalho é uma continuidade do anterior The Things That Makes You Live.


Associando-se ao realizador australiano Gareth McGilvray, os Elm Street lançam o seu novo single Face The Reaper, extraído do álbum Knock 'Em Out...With A Metal Fist. Face The Reaper marcará o caminho para a tour mundial da bande que começará em fevereiro na Austrália.

Sem comentários: