sábado, 14 de janeiro de 2017

Notícias da semana

Os Starbynary revelaram o segundo trailer do próximo álbum Divina Commedia: Inferno. A banda italiana lança o sucessor Dark Passenger (2014) no próximo dia 3 de fevereiro.


A nova compilação de Metal Português, a atingir o oitavo volume, já se encontra disponível em formato digital e gratuito na página Bandcamp da 13 Metal Compilation. Neste conjunto de 13 temas estão faixas editadas em Portugal durante o segundo semestre de 2016. Destaque para Adamantine, 15 Freaks, Legacy Of Cynthia, Alkateya ou Smash Skulls.

 

Sting acaba de revelar o vídeo do seu mais recente single, One Fine Day, retirado do seu último álbum de originais, 57th & 9th (2016), tendo sido realizado por James Larese. O vídeo de animação faz uma clara referência ao teledisco icónico de Love is the Seventh Wave, tema do álbum The Dream of the Blue Turtles, editado em 1985. Para celebrar as canções deste seu novo álbum, Sting inicia já no próximo mês uma digressão mundial de promoção a 57th & 9th, durante a qual estará acompanhado de três músicos: Dominic Miller (guitarra),  Josh Freese (bateria) e Rufus Miller (guitarra). Entre alguns dos convidados especiais desta digressão estão o cantautor Joe Sumner e o grupo The Last Bandoleros.

 

Mike Bramble acaba de lançar a sua nova música Living Dreams que está disponível em todas as lojas e plataformas de música online e no seu site oficial desde o dia 13 de janeiro. Living Dreams é um tema de alerta e abertura de consciência dos limites do planeta Terra, ridicularizando as excentricidades da sociedade moderna. O tema faz parte de um conjunto de músicas que irão integrar o próximo disco do artista a ser lançado durante este ano. Um cheirinho de Living Dreams pode ser visto aqui.

 

Com produção artística de David Fonseca e um elenco muito especial, BOWIE 70 celebra um nome maior da história da música: David Bowie. Chama-se BOWIE 70, e chega precisamente no ano em que Bowie completaria 70 anos. A coordenação artística e, ainda a interpretação de todos os instrumentos musicais, tem a assinatura de David Fonseca, entregando a parte vocal a alguns dos nomes maiores do cenário musical nacional. O disco sai a 7 de fevereiro via Universal Music, sendo que estará em pré-venda a partir de 20 deste mês. Deste trabalho, foram, entretanto, já reveladas as primeiras imagens, para cada um dos artistas. Apresentamos Tiago Bettencourt.


A banda de psyche rock australiana Buried Feather tem novo álbum a sair no próximo mês. O disco intitula-se Mind Of Swarm e será lançado em formato digital através das editoras Cobra Snake Necktie (na Austrália) e Kozmik Artifactz (na Europa).

 

Disconnected é o vídeo para o primeiro single do álbum de estreia dos suecos Zonetripper, banda formada pelo produtor de rock e metal Fredrik Reinedahl (Solstafir, Peter Dolving, Opeth, In Flames).

 

John Bassett, a mente criativa por trás dos Arcade Messiah anunciou o lançamento da 15 de janeiro de Live From The Byre, do qual o tema Nothing Sacred já pode ser ouvido no bandcamp do músico. Live From The Byre contém quatro temas gravados em County Sligo na Irlanda, nomeadamente canções de Unearth (o seu álbum a solo) e de KingBathmat.


 

Os NORÐ tocam metal/rock progressivo de alta energia e paisagens melancólicas. Um estilo único com referências a muitas bandas diferentes e temas líricos que abordam a decadência humana. Nasceram em 2013 na Dinamarca e em 2016 gravaram o seu EP de estreia Alpha que será lançado em formato digital a 3 de março via Inverse Records. O lyricvideo do tema Rosehip Garden já está disponível.

 

Quatro anos depois de se terem revelado ao mundo como um dos projetos da música pop mais entusiasmantes da atualidade, o trio London Grammar está de volta com um novo single, intitulado Rooting For You, lançado muito recentemente e cujo vídeo já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube em menos de uma semana. Os London Grammar surgiram em 2013, tendo recebido logo o prestigiante prémio Ivor Novello pelo single Strong, além de terem sido nomeados para um BRIT Award. O álbum de estreia, o muito aclamado pela crítica If You Wait, alcançou a dupla platina no Reino Unido (com mais de 600 mil cópias vendidas), sendo que mundialmente vendeu mais de 1,5 milhões de exemplares.


As lendas francesas do prog rock, os Magma irão lançar EMEHNTEHTT-RÉ TRILOGIE, um DVD ao vivo com concertos registados no Le Triton em novembro de 2014. Este DVD duplo contém, ainda, The Crossroads Of Times, 115 minutos de conversação com Christian Vander a respeito da composição de cada movimento da trilogia. A edição é da Seventh Records.



Pavel Racu, mais conhecido por Billy Lobster, pode ser descrito de várias formas. Uma delas, talvez a mais importante, é: respira blues. Nascido na Moldávia em 1988, aos 17 anos emigrou com os pais para Portugal. Aprendeu a tocar clarinete e guitarra, surgindo assim o blues, com John Lee Hooker, Muddy Waters e Howling Wolf como referências. Descoberta a paixão compôs a sua primeira música inspirada no boogie do John Lee Hooker, e assim nasceu a Boogie On The Fly, o primeiro single que viria a dar o nome ao álbum primogénito. O longa duração tem vestimenta de rock moderno com uma ou outra música mais tradicional de blues. O álbum estará disponível no bandcamp, youtube e facebook


Os heavy rockers Americanos Soldiers Of Solace assinaram com a Rock ‘n’ Growl Records, uma divisão da Rock ‘n’ Growl Promotion. Atualmente a banda está em estúdio a gravar aquele que será o seu disco de estreia a lançar no final de 2017. Para já fica o tema de avanço, Cold As A Stone.


Os Concrete Jellÿ nasceram no ano de 2014 em Trieste, Itália e no verão de 2016 gravaram o seu álbum Getting Noticed com a inspiração para a história a surgir das boas e más experiências em palco. O som resultante é uma mistura de diferentes influências, desde o space rock dos anos 70 até ao prog rock. O disco terá edição pela Sliptrick Records a 7 de fevereiro.



Os Helligators fizeram a sua versão de Nice Boys dos australianos Rose Tattoo e esta canção está disponível para audição através da Sliptrick Records. Nice Boys é um tema que não aparecerá em mais nenhum lançamento da banda, mas quem quiser conhecer mais dos Helligators poderá procurar o seu mais recente álbum Road Roller Machine.

Sem comentários: