sábado, 28 de janeiro de 2017

Notícias da semana

Menos de um ano depois do lançamento do álbum de estreia, Safe Haven, os insch preparam-se para voltar a estúdio já em março, desta feita com Henrik Udd, um dos produtores europeus mais respeitados da cena rock. Com dezenas de álbuns no seu palmarés e trabalhos recentes com bandas como Bring Me The Horizon e Architects, o sueco conta com presenças regulares no top 10 das tabelas dos Estados Unidos, UK, Alemanha e Austrália, entre muitos outros países. Depois de Bring Me Back e Whenever You Call My Name, os insch lançam no início de Fevereiro o videoclip de Home, mais recente single do álbum de estreia.


São de Lagos e tocam Thrash old-school como se não houvesse amanhã! Face Of The Unknown é o novo e terceiro álbum dos Prayers of Sanity e será editado no território europeu pela Rastilho Metal Records dia 21 de abril de 2017. O tema título pode ser ouvido aqui.  



Os Primal Attack são uma das novas bandas do catálogo mais pesado da Rastilho Records e Heartless Oppressor é o segundo e novo álbum que será apresentado dia 10 e 17 de fevereiro´2017 (respetivamente em Lisboa e Porto). Halfborn é o single/vídeo de apresentação e pode ser visto aqui. Heartless Opressor surge três anos após a aclamada estreia Humans.



Os Aeternitas que, recentemente, lançaram House Of Usher pela Massacre Records anunciaram que a sua vocalista Alma irá deixar a banda depois de 8 anos para se dedicar mais à sua família. A banda alemã publicou um vídeo onde agradece a Alma pelo tempo que estiveram juntos.



The Blues Experience é o resultado da parceria inusitada entre aquela que é considerada a melhor banda de Blues nacional, Budda Power Blues e a diva do JazzMaria João. Falamos de um disco de Blues, mas desengane-se quem possa pensar que se trata de um exercício de estilo. Trata-se de Blues do século XXI, amplamente influenciado por todas as sonoridades que fazem parte do quotidiano de Maria João, Budda Guedes, Nico Guedes os intervenientes deste disco. Composto por 10 canções que versam sobre assuntos muito pessoais e frequentemente autobiográficos, The Blues Experience é um disco que percorre várias linguagens do blues.


Depois do anúncio da tour europeia em parceria com os Temperance, a banda de power metal italiana Overtures está em fase de lançamento de alguns vídeos gravados ao vivo durante a tour italiana realizada no verão, onde atuaram em festivais como Gods Of Metal (com Rammstein, Korn, Megadeth), Spazio Rock Festival (como babda suporte dos Stratovarius e Powerwolf), bem como a abertura para os Saxon na sua tournée italiana. Unshared Worlds é o primeiro single do álbum Artifacts lançado em 2016 pela Sleaszy Rider Records e está agora disponível na sua versão live capturado no espetáculo de Bolonha.


A editora Suspiria Records irá lançar a 1 de fevereiro o álbum Irruption, novo trabalho dos espanhóis Norunda. O álbum de puro metal de alta qualidade está já em pré-venda. Rubén Cuerdo (ex-Blast Off) juntou-se a Pedro Mendes e Marcelo Aires para criar uma obra de dez temas assente nos trâmites do metal dos anos 90.




Elevando o prog metal a um nível superior, os virtuosos Omnisight lançam Power Of One, uma intensa viagem musical conceptual contra a opressão e as deceções das classes reguladoras. Power Of One está disponível para audição streaming no Bandcamp da banda canadiana e o vídeo do tema título também já foi lançado.
  



Os Skeletoon preparam um novo álbum que trará como título genérico Ticking Clock. Este será o seu segundo disco de originais e verá a luz do dia a 3 de março via Revalve Records. Trata-se de um álbum conceptual que conta com alguns convidados de peso: Jonne  Järvelä (Korpiklaani) no papel de Nightmare; Piet Sielck (Iron Savior) como The Father; Jens Ludwig (Edguy) como The Time; Tomika Fulida (Lunamantis) a representar The Last Shinning Star e Guido Benedetti (Trick Or Treat) como compositor e guitarrista. O líder Tomi Foller apresenta a história aqui.


Na sequência da bem-sucedida tour Americana, Terry Bozzio irá lançar em formato digital através do seu site, algum material raro ou nunca publicado. Terry Bozio, baterista, vencedor de um Grammy, considerado pela conceituada Rolling Stone um dos cinco melhores bateristas de sempre, tocou com Frank Zappa, Jeff Beck, Korn, UK, Missing Persons, Mick Jagger, Robbie Robertson, Allan Holdsworth, Tony Levin, Steve Vai, Quincy Jones, bem como com os compositores de bandas sonoras com Basil Poledouris, Mark Isham e  Patrick O'Hearn. O primeiro conjunto de temas chamar-se-á Simple Moments Series.


O primeiro disco dos Angus Black, banda de heavy psychedelic fuzz rock oriunda de Helsínquia, chama-se Live From Cellar e mais não é que a gravação de um ensaio no seu espaço. A gravação foi realizada no passado dia 29 de outubro, com a produção e mistura a cargo de Timo Kenttä. As faixas foram masterizadas por Audiosiege. A banda decidiu fazer este tipo de gravação como uma forma de apresentação do coletivo composto por AK (guitarras e vocais), JM (baixo) e SO (bateria).


O novo disco da União das Tribos é a página que separa dois capítulos. Apresentando um novo vocalista – Mauro Carmo – e com meses de pleno prazer, acompanhado pela guitarra, foi assim que António Côrte-Real, o principal impulsionador do grupo, foi imaginando as canções de Amanhã – o segundo disco da carreira do grupo. Amanhã inclui 9 temas originais e duas versões, uma das quais da Canção do Engate, com interpretação de Miguel Ângelo. Esta e as outras canções, que ao vivo, revelam toda a garra, resistência e puro rock que as alimentam, contam igualmente, com a participação de um leque de convidados, neste novo disco. Tim, António Manuel Ribeiro, Carlão, Anjos e Mafalda Arnauth são os nomes que dão voz aos temas de autoria de António Côrte-Real e David Arroz. O primeiro single, Amanhã, já está disponível.


Os gregos Diviner lançaram o vídeo para Riders From The East, tema que faz parte do seu álbum de estreia Fallen Empires lançado pela Ulterium Records. Fallen Empires é um disco de heavy metal forte que mantém em alta o legado do género e se adequa a fãs de grupos como Accept, Judas Priest ou Iced Earth. A materização esteve a cargo de Peter In de Betou (Arch Enemy, Opeth, Amon Amarth).


Fleeting Deep é o nome do vídeo que os prog rockers suecos Carptree lançarão em fevereiro. Este tema fará parte no seu novo álbum Emerger a lançar pela Reingold Records a 7 de abril. Os Carptree são um duo de symphonic prog rock composto por Carl Westholm (teclados) e Nicklas Flinck (vocais), sendo frequentemente acompanhado pela No Future Orchestra (NFO). A NFO é um grupo de músicos de coletivos suecos (uns mais conhecidos, outros menos) que adicionam o seu toque pessoal. Estas são as bases para a Other Important People (OIP) que são parte integrante do processo criativo dos Carptree. Um vídeo promocional já está disponível, bem como o vídeo do tema Between Extremes.


Oito anos depois do lançamento de Dust, os This Void Inside regressam com um novo disco, ainda sem título, mas que contará com a presença de George Downloved, dos gregos Saddols como convidado especial. Para já promovem o seu single de avanço Losing My Angel. Os This Void Inside são um coletivo italiano de electro/gothic/rock, composto por Dave Shadow (vocais, teclados e programações), Saji Connor (baixo), e os guitarristas Frank Marrelli e Alberto Sempreboni.

Sem comentários: