Entrevista: Enrico Sarzi


Há coisas que só se podem fazer quando avanças a solo. Foi esse o pensamento de Enrico Sarzi, cujos temas por ele compostos, nunca poderiam ter entrado nos Midnite Sun. Por isso, o caminho era inevitável… e Drive Through, primeiro trabalho a solo do italiano, veio provar que estava certo. Vamos ouvir o que o vocalista/guitarrista tem para nos dizer.

Olá Enrico, como estás? Quando decidiste que estava na altura de começares a tua carreira solo? O fim dos Midnite Sun tem algo a ver com isso?
Olá! Comecei a pensar num disco solo desde que participei no álbum Time To Take A Stand dos Moonstone Project. Naquela época estava a gravar Groovin’ Sexplosion, o primeiro álbum dos Midnite Sun. Quando fazes parte de uma banda, deves aceitar alguns compromissos e compartilhar decisões e responsabilidades, enquanto quando fazes um álbum solo tudo depende de ti. Certamente, uma das razões da separação dos Midnite Sun foi devido ao meu desejo de gravar estas músicas que senti não eram adequadas para a minha banda.

Foi uma decisão fácil de tomar?
Foi uma decisão automática. Não foi fácil, mas certamente emocionante. Mas tive muita sorte em ter amigos que me ajudaram nesta aventura, grandes músicos que fizeram um trabalho maravilhoso, deram-me conselhos, mas, ao mesmo tempo, respeitaram as minhas decisões.

O resultado é Drive Through. Toda a composição foi tua responsabilidade ou tiveste algum tipo de colaboração?
Cada nota e cada palavra foram escritas por mim. Mas nos arranjos trabalhamos totalmente como banda. Eu precisava que todos os músicos se sentissem seguros com as músicas. Teria sido egoísta se não quisesse pedir-lhes ajuda!

Todas as músicas são recentes ou alguma foi escrita ao longo dos anos?
A maioria das canções foi escrita durante a experiência dos Midnite Sun, mas, como eu já disse antes, não eram adequados para a banda porque não eram músicas pesadas e eles precisavam de uma abordagem catchier. Mas, pelo menos quando percebi que era finalmente a altura de pensar num disco a solo, já tinha algumas guardadas e compus as 3 últimas músicas, como Drive Through, Sex Perfume e Cielo.

Este é um disco que reflete as tuas mais diversas influências. Assim, como descreverias Drive Through, para quem não conhece o teu trabalho?
É música fácil, talvez elementar. Um cantor que compõe raramente faz algo para técnicos! Mas acho que Drive Through é apaixonado, está cheio de músicas provenientes do coração. Como sublinhaste, tenho muitas influências: em algumas reviews muitos críticos não encontram em Drive Through os tipos de música listados na minha biografia... são tolos! "Ser inspirado" não significa "cópia"! Eu odeio totalmente esta pesquisa para "marcar" um artista! Desculpa a minha explosão (risos)! No entanto, respondendo à tua pergunta: amo o Hard Rock britânico dos anos 70 e cresci com o som de Seattle dos anos 90, mas antes de mais sou um fã de melodia. Por isso, tentei colocar na minha música todo o meu amor pela pop internacional e italiana.

Como escolheste os músicos que te acompanham neste trabalho?
Esta foi a coisa mais fácil: eu escolho amigos! Bons amigos e grandes músicos, pessoas que eu conhecia muito bem graças ao nosso passado em Midnite Sun, mas, acima de tudo, pessoas que me conheciam! Porque trabalhar comigo é tudo, menos fácil!

Além dos membros principais, tens, ainda, três convidados. Como surgem eles no disco?
Stefano Avanzi tocou saxofone em Strange Freedom. Na minha mente, a melodia deste solo existe desde que compus a música há 18 anos e, sendo um rocker, sempre pensei que era perfeito para um clássico solo de guitarra. Mas, antes de entrar em estúdio, tive esta ideia: por que não tentar com um instrumento totalmente diferente? Sempre gostei do saxofone de Careless Whispers de George Michael e pensei que seria ótimo ter algo assim na minha música. Conheço Stefano desde criança e ele ficou feliz em fazê-lo. Alberto Valli tocou piano em Cielo e Luciana Buttazzo fez a voz feminina na mesma música... Eu precisava deles para criar as melhores atmosferas nas diferentes faixas do álbum, e acho que eles fizeram um excelente trabalho.

Todas as músicas são cantadas em inglês, exceto uma, Cielo. O que tentaste atingir com o uso da tua língua materna?
O que tentei atingir? Que não sou capaz de escrever em italiano (risos)!!! Não, com toda a seriedade, Cielo é a única música que compus com piano, e sempre senti que poderia ter sido uma típica canção pop italiana. Mas, infelizmente, não tenho um background italiano, e achei que seria como um parto tentar escrever na minha língua materna. Mas, pelo menos, estou satisfeito... Talvez porque estive tão envolvido na letra, com uma história muito tocante para mim. E quando usas o teu coração, consegues ultrapassar os teus limites.

E a partir de agora? O que tens planeado para a tua carreira?
Ah, não planeei nada de particular. Drive Through foi um sonho tornado realidade e eu tenho que considerar isso com tranquilidade. Apenas queria fazer algo pela minha felicidade, esperando que pudesse ser o mesmo para as pessoas que o escutam. Como escrevi na música S.O.S. To God, se Deus quiser que continue a fazer música, tem que me avisar!

Obrigado, Enrico! Parabéns e concedo-te a oportunidade de deixar uma mensagem...
Foi muito agradável fazer uma entrevista com pessoas sinceramente interessadas na minha música. Vocês fizeram-me sentir especial. OBRIGADO TAMBÉM!! Continuem a apoiar a música original.

Comentários