Entrevista: Rachel Wise


Até custa a crer, quando se olha para Rachel Wise, com o seu ar angelical, que a rapariga de Memphis, Tennessee, possa rockar a valer! Mas isso acontece e Southern Life é um disco de verdadeiro e genuíno rock sulista. Um álbum que já foi lançado na sua cidade, mas cujo lançamento internacional foi adiado devido a um… bebé! Percebam como nesta conversa com Rachel Wise.

Olá Rachel, obrigado pela tua disponibilidade! Uma face bonita que rocka seriamente... Poderia ser esta uma descrição perfeita da tua música (risos)?
Oh, elogias-me! Eu gosto de rock com um toque sulista.

Southern Life é o teu álbum de estreia e, na verdade, traz-nos um pacote de músicas que são a imagem da música sulista. O teu objetivo foi completamente cumprido, penso eu…
Com Southern Life, sendo o meu primeiro grande projeto, há muitas coisas que ouço no álbum e penso "gostaria de ter feito isso de forma diferente". Acho que isso acontece com qualquer artista. Podemos ser o nosso pior crítico, mas, acima de tudo, estou orgulhosa do resultado final.

Estás a cantar o sonho americano. Esse sonho ainda permanece intacto com tantas polémicas relativamente ao vosso Presidente Trump e a outros escândalos que afetaram o teu país?
American Dream é uma música que fala de trabalhar arduamente, ganhar a vida e superar tempos difíceis. Eu não estava a pensar em política quando a escrevi.

Em alguns sites, encontrei a informação que Southern Life teria sido lançado em 2015. Podes ajudar-nos a esclarecer o que passou?
Claro, a música foi legalmente escrita em 2015. No final de 2016, mas apenas localmente em Memphis, TN, lançamos o álbum. Tivemos um espetáculo de lançamento e foi quando soube que eu e o meu marido estávamos à espera do nosso primeiro filho, mas só soubemos algumas semanas depois desse espetáculo. Entre a licença de maternidade, a mudança de emprego e o cuidar de um bebé recém-nascido, tirei uma folga da promoção da música. Ultimamente temos vindo a trabalhar num relançamento internacional, sendo assim que a música chegou até ti!

Esta foi a tua primeira vez em estúdio? Tudo correu bem durante as sessões de gravação?
Fiz uma ou duas gravações demo, mas este foi o meu primeiro projeto com a intenção de um grande lançamento. Uma vez que era inexperiente, as sessões de gravação nem sempre funcionaram na perfeição, mas felizmente tinha uma equipa de apoio à minha volta que mostrou muita paciência. Felizmente, em estúdio, se as coisas não saírem perfeitamente, sempre podes fazer outra vez até se conseguir o som certo.

Também és a principal compositora ou tiveste outros compositores a trabalhar em colaboração?
Grande parte fui eu. Escrevi ou coescrevi sete das dez músicas. Steve Corbett, Bernard DeSeck e eu fomos os compositores. Ficamos animados com o projeto e reuníamo-nos uma vez por semana para colaborar. Se Steve estivesse a trabalhar num riff de guitarra fixe, mostrava-nos e isso inspirava o conteúdo lírico. Às vezes pegávamos, do nada, numa linha de uma música e começávamos a formar letras e mais letras, até que as músicas ficassem completas.

Como foi a seleção dos músicos? Quem gravou este álbum contigo?
Memphis está absolutamente cheia de músicos altamente qualificados. Conhecíamos muitos e muitas pessoas foram encaminhadas para o projeto de gravação. Steve Corbett, que fez parte da equipa de compositores, tocou todas as partes da guitarra. Rick Shelton tocou bateria, Rome McMinn tocou baixo. Eles foram os principais membros da banda no projeto, mas há tantas pessoas talentosas no álbum. É uma longa lista!

Obrigado, Rachel! Queres deixar alguma mensagem ou acrescentar mais qualquer coisa?
Espero que todos gostem das músicas tanto quanto eu gostei de lhes dar vida. Agora podem ver o vídeo de Southern Life que acabamos de terminar! Está disponível no Youtube. Muito obrigado pelo interesse na minha música!

Comentários