Entrevista: Mortanius


Depois de um single e três EP’s surge, finalmente, o primeiro longa-duração dos Mortanius e Lucas Flocco é, por via disso, um homem orgulhoso. Orgulhoso, mas não totalmente satisfeito. Não com o seu trabalho que, reconhece, o pode apresentar com confiança, mas com a forma como alguma comunicação social analisou o seu desempenho criativo. Tendo o álbum Till Death Do Us Part como cenário, o vocalista e guitarrista da Pensilvânia abriu-se com Via Nocturna.

Viva Lucas, obrigado pela disponibilidade. Antes de mais, parabéns pelo vosso excelente álbum. Pode dizer-se que após um single e três EP’s, este é um sonho tornado realidade?
Verdadeiramente. Obrigado. Finalmente, ter um álbum é o que eu sempre quis. Este é o primeiro lançamento do qual me orgulho muito e que posso mostrar a outras pessoas com confiança e sem arrependimentos. É a maior coisa que consegui até agora na minha vida.

Basicamente, os Mortanius são um duo, certo? Mas tens alguns convidados neste álbum. Quem são?
Sim, de momento a banda somos apenas Jesse e eu, mas esperamos mudar isso em breve e montar uma banda completa com membros comprometidos. Os membros convidados que tivemos para o álbum são Ollie Bernstein (Ousiodes, Illusion Force) na guitarra, AJ Larsen (Madison Rising, Vicious) na guitarra ritmo, Jonas Heidgert (Dragonland) nos vocais e Leo Figaro (Minstrelix, Dragon Guardian) como vocalista convidado.

Como foi o processo criativo de Till Death Do Us Part?
O processo criativo foi longo. Normalmente, eu tenho as ideias iniciais na minha cabeça enquanto ando no meu dia-a-dia, mas às vezes elas surgem quando pego num instrumento. Assim, continuo a acumular mais ideias na minha cabeça até me sentir que tenho o suficiente para escrever uma música completa. Isso pode levar de um mês a um ano ou mais. Quando estou pronto, descubro como traduzir todas as ideias da minha cabeça para o piano e depois escrevo tudo no Guitar Pro. A primeira versão de todas as músicas originais do álbum foi escrita de volta no final de 2013/início de 2014, mas desde aí mudei e reescrevi as músicas muitas vezes. As letras são escritas em último. Espero até que a música esteja tão completa quanto possível e então escrevo as letras que combinam com o clima da música.

Qual é o segredo para escrever uma música de 18 minutos, mantendo sempre o interesse em alta?
Ao escrever músicas longas, precisas ter melodias fortes e ganchos recorrentes. Trata-se da mesma forma que escrever uma música curta, só que mais longa. Tem coro, pré-refrão, etc, tudo bem definido, de forma que ouvinte os possa ter de várias maneiras durante toda a canção sem se repetir muito. Till Death Do Us Part, a faixa-título do nosso álbum, com 18 minutos, é como duas músicas interligadas. Alterna entre uma balada acústica lenta e uma música de metal rápido. Cada um deles tem as suas próprias melodias, introdução, versos, pré-refrões e coros que aparecem de várias maneiras para manter a música a soar como um todo coeso, em vez de soar como um fluxo interminável de mudanças de ideias musicais que parecem não estar relacionados entre elas. Embora seja importante reintroduzir e reincorporar velhas ideias durante toda a canção, também é importante não repeti-las ad-nauseum a aumentar o seu comprimento, especialmente se apenas houver uma pequena ideia a ser mudada a cada repetição.

Estranho é a inclusão de uma versão de um tema dos Wham. Porque? Não era uma versão muito previsível…
Nós escolhemos fazer uma versão de Last Christmas exatamente por ser uma escolha estranha e porque senti que o arranjo musical que tinha em mente para a canção era suficientemente diferente para a tornar em algo que valesse a pena ouvir. Uma vez que a temática do Natal é completamente irrelevante para a história da música, percebi que era algo que as pessoas podem desfrutar em qualquer época do ano, especialmente porque este arranjo não tem nenhum som de Natal (como sinos de trenó). Foi uma aposta que não foi completamente off, embora pareça que há bastante reviewers que não gostam de Last Christmas, seja em que formato seja.

Assim, o que podes dizer a respeito deste álbum? Como o descreverias para quem não conhece os Mortanius?
Em termos mais simples, descreveria como um álbum progressivo de power metal. Para ser um pouco mais específico, talvez soe como o que se obteria se os Dream Theater e os Stratovarius dos anos 90 escutassem as bandas sonoras dos jogos de vídeo da Castlevania e escrevessem um álbum juntos.

As primeiras reviews têm sido muito boas. Esperavam essas reacções?
Eu tinha esperança em boas críticas, mas não esperava nada. Como músico, tenho tido uma experiência de humildade porque sempre que começo a ficar até um pouco orgulhoso ou confiante sobre algo que fiz, há sempre centenas de pessoas prontas para me deitar abaixo, destruindo a minha música ou simplesmente ignorando-a completamente. O álbum teve uma recepção positiva, mas também teve os seus detractores.

Que objetivos tens em mente para os próximos tempos?
Espero gravar o próximo álbum com um lineup oficial, em vez de uma banda com um conjunto de músicos convidados/sessão. Também espero uma receção positiva mais consistente, e esperançosamente, poder chegar a mais massas. Não estou a falar de entrar por campos pop, mas provavelmente ter músicas um pouco mais curtas será um longo caminho para conseguir ter mais pessoas a ouvir. Espero que, antes do próximo álbum, tenhamos uma formação completa e possamos finalmente tocar ao vivo pela primeira vez desde 2015.

Muito obrigado Lucas! Queres acrescentar mais alguma coisa?
Obrigado a todos que apoiaram este álbum e continuam a ouvi-lo. Significa muito para nós, Mortanius, e não seríamos nada sem vocês. Temos muito mais para dar, portanto, esperem muito mais músicas no futuro.

Comentários