Entrevista: Pristine


O quinto álbum dos Pristine continua a mostrar uma banda em evolução e a incluir diversificados elementos na sua música, o que faz dos noruegueses um dos mais criativos e interessantes projetos da atualidade. Fomos apanhar Heidi Solheim acabadinha de chegar de um mês na estrada e a carregar baterias para um nova tour, que se espere passe por Portugal. Com ela falamos de Road Back To Ruin e ficamos a perceber como as belas auroras boreais do seu país acabaram por ser uma inspiração para este disco.

Olá Heidi! Novo álbum e a definitiva consagração do som dos Pristine, não concordas?
Olá Pedro! Obrigada! Sim, sinto que encontramos o nosso novo caminho em Pristine.

Por que Road Back To Ruin? Qual é a principal mensagem deste título e desta coleção de músicas?
A razão pela qual o álbum se chama Road Back To Ruin tem algo a ver com a forma como vemos o mundo hoje. Acredito que grande parte da frustração e da tristeza que sentimos quando olhamos para a sociedade de hoje e os valores que estão a crescer influenciaram muita da nossa criatividade. Acho que a falta de generosidade e empatia no mundo hoje, o crescimento de atitudes de extrema direita em todo o mundo é assustador e, às vezes, opressivo. Quando adicionas questões relacionadas com as alterações climáticas que muitas pessoas não vêem como a grande ameaça que é, acho que estamos no caminho de volta à ruína.

Quando começaste a trabalhar nestas novas músicas e durante quanto tempo?
Acho que comecei a escrever a nova música no inverno de 2018, por volta de janeiro/fevereiro. Sempre que vou escrever músicas novas para os Pristine, tenho esse desejo e preciso viajar para a minha aldeia natal no norte da Noruega e os melhores e mais criativos momentos para eu viajar para lá são desafiadores quando é mais frio e mais escuro. Tem algo a ver com a solidão e os contrastes e as surpreendentes auroras boreais, acho eu.

Desta vez fizeste algo diferente no processo criativo - por exemplo, como surge essa curta introdução em árabe, cortesia de Racha Rizk, na música Blind Spot?
Sim, desta vez quisemos adicionar alguns elementos extras a várias músicas para fazer com que as músicas atingissem todo o seu potencial. Entrei em contacto com Racha Rizk quando gravei um dos álbuns de música dos meus filhos em 2016 e gostei muito da sua voz incrível e bela ornamentação. Quando começamos a trabalhar no Blind Spot, parecia certo contactá-la novamente. Algo me atraiu nos contrastes entre a suavidade da sua voz e o brutal riff de guitarra.

Outra grande novidade que resulta de forma espetacular é a introdução de uma orquestra de cordas com 20 músicos em Cause & Effect. Como surgiu essa ideia?
Cause & Effect foi escrito como uma balada tradicional de bluesrock. Mas quando começamos a ensaiar a música juntos como uma banda, ficou claro que essa música precisava de mais elementos e um mundo "maior". Entrei em contato com a Arctic Philharmonic em Tromsø e, felizmente, eles disseram que sim! Os arranjos são escritos pelo jovem e extremamente talentoso Alexander Aaröen Pedersen e dá à música toda uma vibe 007. Absolutamente - adoramos o resultado!

Outras músicas que eu gostaria de saber a tua opinião são Aurora Skies e Your Song. Ambas têm um mood diferente. Na minha opinião é outra prova da vossa maturidade, portanto, por onde poderão ir os Pristine no futuro?
Obrigado! Na verdade, sinto que essas duas músicas dão ao álbum o elemento extra de surpresa e completam-o. Aurora Skies é um dos meus temas favoritos neste álbum. Não estava muito bem quando a escrevi. Estava cansada, triste e sentia-me como que perdida. A música surgiu-me durante a noite, já tarde, quando estava fora de casa da minha família, no norte. Envolvida pelo vento frio e pela neve branca, vi a mais bela Aurora Boreal no céu. Sinceramente, não sei por onde irão os Pristine em seguida. Este verão já comecei a escrever novas músicas e sinto que a mão escreve mais depressa do que a minha cabeça possa pensar. O nosso principal objetivo é colocar sempre o máximo de empenho e sentimento na nossa música e com isso em mente, acho que simplesmente vamos esperar e ver para onde a estrada nos levará.

Em estúdio, também introduziram algumas experiências?
Bem, os Pristine tem uma marca registada para gravações ao vivo em estúdio. Acho que já se tornou um hábito. Sempre apreciámos a energia e a sensação da música ao vivo, e esta sempre foi a nossa principal força, penso eu. Fazer gravações ao vivo em estúdio é a nossa maneira de transferir esse tipo de energia para um registo. Nós gravamos os principais instrumentos (bateria, baixo, guitarra e vocais) ao vivo em estúdio e depois usamos alguns dias para adicionar outros elementos como duplicação dos riffs, guitarras acústicas, mais vocais e piano. Coisas de pós-produção, na realidade.

De que forma esse processo afeta o vosso som geral?
De certa forma, acho que esse tipo de abordagem para uma gravação de álbum torna a música orgânica. Ele oscila e respira um pouco nos tempos e energia ao longo de cada música, e isso faz a música ganhar vida e dá uma espécie de crueza e sentimento autêntico ao som. Nós realmente gostamos desse tipo de energia, portanto, acho que este também será o método em todas as futuras gravações.

Para além de Racha Rizk, que outros convidados surgem neste novo álbum?
Em Road Back To Ruin temos Racha Rizk em Blind Spot, a Arctic Philharmonic, Anders Oskal e Hanzi Enzensperger no hammond, Ole Henrik Moe e cordas em Blind Spot e Øyvind Røsrud no piano. Um incrível grupo de músicos!

O que está programado em termos de tournée? Portugal estará incluído?
Acabamos de chegar em casa depois de um mês na estrada. Agora estamos a carregar as nossas baterias para a próxima tournée e projeto. Vamos, com certeza, aconselhar a nossa agência de reservas a incluir Portugal desta vez! Nós adoramos o teu país e estamos ansiosos por encontar de novo os nossos fãs. Muito obrigado pela entrevista! Tudo de bom!


Comentários