Entrevista: Narnia


From Darkness To Light vem provar que o regresso dos Narnia era indispensável, pois a banda ainda tinha muito para dar. Dois anos depois do trabalho homónimo, os suecos conseguem dar um passo em frente no que diz respeito à qualidade das suas composições. Fomos apanhar o vocalista Christian Liljegren a fazer as malas para mais uma tour sul-americana e com ele falamos sobre este esplendoroso presente do coletivo sueco, entre outras coisas…

Olá Christian, obrigado, mais uma vez, pela disponibilidade. Na verdade, o último capítulo de Narnia ainda não estava escrito, como nos disseste em 2016...
Muito obrigado Pedro e Via Nocturna. Estamos muito felizes com a banda e como as coisas saíram desde que nos reformamos em 2014 e com os novos capítulos escritos desde então.

From Darkness To Light é a natural sequela do anterior álbum homónimo. Que temas abordam desta vez?
Todos nós temos altos e baixos nas nossas vidas e é com isso que este álbum lida. No meu caso, eu tive um período difícil, de dezembro de 2017 a setembro de 2018, onde enlouqueci e tive que reorganizar a minha vida para poder voltar. E, também, no meu caso, dizer não a muitas coisas porque não posso estar em todos os lugares, e ter as pessoas certas perto de mim. Desta vez a maior parte do material foi escrito por CJ Grimmark, mas estive envolvido no processo, e também sou o porta-voz da banda. Pessoalmente, este é o melhor álbum da nossa carreira. Nunca soamos, tocamos e cantamos tão bem e isso mostra a dinâmica estilistica da banda, podendo ser ouvidas influências de 5 décadas 70's 80´s 90´s 00's e atualidade. Fomos, efetivamente, da escuridão à luz.

Para este álbum contam com um novo baixista. Quando entrou para a banda? Já teve oportunidade para cooperar no processo criativo?
Jonatan Samuelsson entrou em 2016, quando Andreas Passmark decidiu deixar a banda por motivos pessoais. Conheço-o há muitos anos e é um bom baixista e um fantástico designer gráfico, fazendo PR, websites, marketing, portanto, agora tenho um teamplayer maravilhoso que ajudou Narnia a um novo nível. Ele fez o design gráfico para o artwork e booklet e também esteve envolvido nalguma escrita. Fez agora uma introdução fantástica para a próxima tournée. Ele é muito habilidoso, tem uma ótima imagem de rock e é o único com cabelos compridos.

Musicalmente, o que é que os vossos fãs podem esperar ouvir em From Darkness To Light?
Como já disse, há músicas muito variadas. É hard rock/metal com um som pesado, muito melódico, com paixão, sentimento e energia nas músicas. Ainda soa a Narnia, tentamos desenvolver o nosso estilo fazendo uma atualização do nosso som para 2019, pois temos a nossa própria identidade quer na música quer na minha maneira de cantar.

Em termos liricos continuas a ser o responsável? Mantendo a abordagem cristã ou não?
Desta vez, a maioria das letras foi escrita por CJ Grimmark, embora eu e Jonatan também tenhamos contribuído. As nossas crenças cristãs estão sempre presentes, pois é uma parte natural das nossas vidas. A minha fé significa muito e dá-me força todos os dias, sejam bons ou difíceis.

Dentro de dias iniciarão uma tour sul-americana. Um regresso a um lugar onde recentemente gravaram um álbum ao vivo pela primeira vez…
Sim, a América do Sul é incrível e a nossa última tour em 2017 foi ótima e gravamos o nosso álbum ao vivo com os nossos queridos amigos e fãs e é claro que retornaremos com o nosso novo álbum com lançamento por diferentes editoras no Brasil, Argentina e México.

Como decorreram os trabalhos com Jens Bogren no Fascination Street Studios?
Jens fez um grande trabalho no processo de masterização de From Darkness To Light e na nossa versão de 20º aniversário se Long Live The King. Viktor Stenquist, um novo elemento da mistura, também fez um tremendo trabalho e será ele a tratar do nosso som ao vivo, juntamente com Jens, para um combo fantástico que usaremos novamente em álbuns futuros.

Como está a situação com as tuas outras bandas, nomeadamente Golden Resurrection e Audiovision?
O meu foco agora é nos Narnia. Em relação a Golden Resurrection, Tommy Johansson está ocupado com os Majestica e Sabaton e em relação aos Audiovision, temos material fixe para um terceiro álbum, mas tenho que tirar um dia de cada vez. Mas seria muito bom gravar coisas novas, mas o foco, agora, são os Narnia.

Atualmente, estás envolvido em mais algum projeto?
Sou convidado aqui e ali. Estarei envolvido numa banda brasileira chamada Allos que fez a primeira parte dos Narnia da última tour pelo Brasil. Também tenho ideias para um álbum a solo e para um álbum de symphonic/pomp rock, mas novamente, um dia de cada vez. Adoro cantar e criar novas músicas. Obrigado pela tua entrevista e apoio e experimentem o nosso novo álbum From Darkness To Light e a versão do 20º aniversário do Long Live The King com faixas bónus. Temos edições limitadas em vinil (vermelho, branco e preto e CDs) e uma grande versão gatefold e picture disc de Long Live The King e mais virá !!!


Comentários

DISCO DA SEMANA #47 VN2000: Act III: Pareidolia Of Depravity (ADAMANTRA) (Inverse Records)

MÚSICA DA SEMANA #48 VN2000: My Asylum (PARAGON)(Massacre Records)

GRUPO DO MÊS #11 VN2000: Earth Drive (Raging Planet Records)