Live Report - Back To Skull 2019


Decorreu no sábado dia 12 de outubro, na mítica casa do RCA em Alvalade, mais uma edição do Back To Skull, evento organizado pelo Xxxapada Na Tromba e pela SFTD Radio, excelentes profissionais e grandes organizadores de eventos a nível nacional, que mais uma vez, conseguiram garantir casa cheia como nas edições anteriores.


Os Dallian foram a primeira banda do evento. Ainda não tinha tido a oportunidade de os ver ao vivo, mas conseguiram surpreender-me positivamente e julgo poder dizer o mesmo em relação ao público que assistia. Oriundos de Leiria, os Dallian são uma banda de symphonic death metal e são formados por Carlos Amado (vocais e guitarras), Leandro Faustino (guitarras elétricas e acústicas), Ricardo Carniça (guitarras), Hélio Valentim (baixo) e André Fragoso (bateria). Excelentes profissionais, a banda mostrou que ainda tem muito para dar e mostrar. Com músicas retiradas do seu primeiro álbum Automata, de 2018, iniciaram a sua atuação abriu com Genesis Of Awakening/Satori e terminou com Closure In Crisis.


Os Stone Rust, banda thrash metal de Cascais, foram a segunda banda, a subir ao palco. Já conta com uma enorme legião de fãs, tendo dado para sentir o carinho que o público demonstrou, sendo uma banda querida pela comunidade metaleira. Como sempre tiveram uma prestação de excelência que deixou o público, uma vez mais sem palavras. A banda nascida em junho de 2010 e composta Bruno Vale (vocais), Gabriel Ramos (guitarra solo), Zé Fialho (guitarras), Luís Silva (baixo) e Gi Lourenço (bateria) iniciou a sua prestação com Awake, tendo terminado com Motherbeast.


A terceira banda a subir a palco da mítica casa do RCA foram Attick Demons. O público estava imparável e os Attick Demons são uma banda querida e acarinhada pela comunidade metaleira, tanto a nível nacional como Europeu, já com um enorme leque de fãs e de admiradores que os seguem por toda a Europa. Apesar deste espetáculo ter sido numa sala fechada (ao contrário, por exemplo do Milagre Metaleiro), isso não diminuiu as expetativas dos fãs e admiradores, antes pelo contrário. O espetáculo começou com Circle Of Light, do álbum Let’s Raise Hell e terminou com Atlantis, do álbum com o mesmo título. Mais uma vez contou com a excelente participação da Líliana, vocalista dos Inner Blast na música Dark Angel, a fazer a dança do ventre, para além do excelente dueto que ela e o Artur Almeida fizeram na intro que deixou o público sem palavras e que o levou ao rubro.


Os Gwydion são compostos por Pedro Dias (vocais), Daniel César (teclados), Miguel Kaveirinha (guitarra solo), Bruno Henriques (baixo) e Marta Brissos (bateria), enquanto cabeças de cartaz do evento Back To Skull, foram os últimos a pisar o palco do RCA, tendo iniciado o seu espetáculo com Fará I Viking. A banda da Parede, no seu registo folk/viking metal, tem uma enorme legião de fãs na comunidade metaleira, que os seguem a cada concerto dentro e fora de Lisboa. Depois da espetacular apresentação no Milagre Metaleiro, os Gwydion voltaram a estar em grande, mesmo considerando que agora atuavam num espaço fechado, levando o público completamente ao rubro. Um dos melhores exemplos foi no tema Fighting To The End, do álbum Veteran, onde apresentaram um incrível dueto com Isabel Cavaco, dos Dogma.
[Texto e fotos: Rita Sequeira]

Comentários

  1. Rita mais um excelente report, só poderia ser engrandecido, por alguns detalhes do set usado pelas bandas. Fica o registo de mais um grande evento no RCA, assinado por ti!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário