Entrevista: Frank Wyatt


A ideia partiu de Frank Wyatt, membro dos Happy The Man e com ele colaboraram membros da sua banda, dos Oblivion Sun e dos Pedal Giant Animals Project, naquela que seria uma ideia para uma reunião dos primeiros. Durante a criação do projeto foi diagnosticado uma doença ao seu criador, mas nem isso foi impeditivo que Zeitgeist visse a luz do dia. E Frank Wyatt até já pensa em Atlantis, a sua próxima aventura musical…

Olá Frank, obrigado pela tua disponibilidade. Importas-te de explicar o nascimento desta tua nova aventura musical, Zeitgeist?
O projeto foi originalmente concebido como algo que eu apresentei aos elementos dos  Happy The Man para tentar uma colaboração. Pensei que, considerando que a tecnologia avançou ao ponto que chegou, e tendo todos nós os nossos próprios espaços de gravação, deveríamos ser capazes de juntar algo assim. Antes que eu pudesse firmar e apresentar a ideia, fui diagnosticado com uma doença grave e isso mudou a perspetiva e o escopo do projeto. Decidi perguntar ao maior número de amigos que quisessem participar do que eu achava que seria o meu último projeto musical. E o projeto Zeitgeist nasceu.

E juntaste uma banda all-star. Como conseguiste juntar tanta gente?
Simplesmente mostrei a ideia a todos os meus ex-companheiros de banda e eles concordaram em doar o seu tempo e energia para o projeto. Estou muito grato por todo o esforço que eles fizeram para fazerem isso por mim.

Trabalharam todos juntos em estúdio?
Algumas partes foram feitas nos estúdios dos respetivos músicos e algumas foram feitas aqui no Crafty Hands Studio. No entanto, nunca houve mais que uma faixa a ser adicionada por vez, por isso não, em nenhum momento estivemos todos em estúdio.

Como decorreram os trabalhos?
Correu tudo muito bem. Eu escrevi ou já tinha escrito todas as músicas e gravei as partes do meu piano e teclado, depois enviei-as para os outros para cada um adicionar as suas partes. Houve alguns momentos em que ajustamos as coisas, mas foi realmente um projeto divertido que decorreu sem problemas, a não ser pelos frequentes períodos de inatividade que tive devido a uma doença.

E a coordenação de todos os músicos? Foi uma tarefa fácil?
A coordenação foi bastante simples. Os músicos estão espalhados por todo o mundo, mas como estávamos a fazer isto remotamente, isso não nos afetou muito. Houve alguns desafios, como encontrar um estúdio em Indianápolis para a captação da percussão de Mike Beck, mas foi algo que ele resolveu, portanto não houve problemas. Bill Brasso tinha trabalhado com Robert Richardson no After 7 Studios, que fez a mistura e esse foi, provavelmente, um dos maiores obstáculos, pois foi muito difícil encontrar alguém que pudesse lidar com o enorme número de pistas e os diversos estilos do projeto. A organização dos formatos dos arquivos e dos mecanismos de transferência foi determinada desde o início e funcionou muito bem; portanto, foi apenas uma questão de esperar a chegada das pistas e colocá-las nos arquivos principais do projeto que montei e editei no Cubase.

Como foi o processo criativo que esteve na origem de Zeitgeist?
Eu tive meu próprio processo e depois deixei que os outros adicionassem o que eles sentiam pelas composições. Na verdade, houve muito pouco para editar ou mudar. Estes músicos são todos tão bons que foi fácil confiar nas suas habilidades e intuições no processo.

Pode considerar-se este um álbum conceptual? Em que conceito trabalhaste?
Suponho que existem alguns conceitos em funcionamento. O conceito geral foi uma "despedida" de mim, pois considerava que este seria meu último trabalho. No final, pode ser exatamente isso, quem sabe, mas já estou a começar outro projeto. Criar música é o que mais gosto na vida, portanto vou continuar o máximo que conseguir. Outros temas subjacentes são expressos nas diferentes músicas e, finalmente, a Perelandra Symphony é baseada num romance de ficção científica de C. S. Lewis e, portanto, tem seu próprio conceito inerente.

Consegues apresentar aqui uma coleção muito diversificada de músicas. Desta forma, como definirias este novo álbum nas tuas próprias palavras?
Esta é uma coleção de músicas de amplo espectro, variando desde o progressive rock, passando por alguma fusion, até pop (talvez) e terminando em estilo sinfónico. As diferentes abordagens são geradas um pouco a partir da diversidade das combinações de músicos e um pouco a partir do estilo de composição real de cada música. No fim, para mim, parece bem equilibrado, mesmo que seja tão diverso.

Que outros projetos tens em mente poder realizar nos próximos tempos?
Estou a trabalhar num projeto conceptual, Atlantis. Está nas fases iniciais, pesquisando o assunto, lendo muitos livros e experimentando temas. Peguei numa ideia musical de uma peça que escrevi décadas atrás, que estava na prateleira, e fui inspirado pelo mesmo assunto, intitulado Fountain By The Moon. Ele encaixa-se muito bem no conceito e, embora não esteja destinado a ser o elemento temático dominante, é um ponto de ancoragem interessante a partir do qual começar o trabalho, tipo trabalhar do meio para fora, uma abordagem diferente para mim.

Tens tido ou tens previstas oportunidades para tocar estes temas ao vivo?
Infelizmente, tocar ao vivo não será mais uma opção para mim. Adoraria concluir a gravação de Perelandra Symphony e talvez solicitar uma orquestra para a tocar ao vivo, mas essa é uma proposta muito cara, por isso será difícil de ver realizada.

Obrigado Frank! Queres acrescentar mais alguma coisa?
Agradecemos a todos pelo grande apoio e a paciência dos apoiantes de Zeitgeist. Lamento ter demorado tanto para concluir o trabalho e espero que valha a pena a espera. Se o projeto realmente tem mérito, talvez consiga gerar algumas vendas e se pague a si próprio, abrindo caminho para avançar com a produção de Atlantis. O tempo vai dizer! Independentemente disso, foi um verdadeiro prazer e, novamente, obrigado a todos por tudo.

Comentários