Entrevista: Raddar

Toda a história em torno do regresso dos Raddar (Sanctus nos anos 70) é digna de um filme. Por isso não podem perder pitada da entrevista que Gary Razar King nos concedeu. Embora, independentemente das histórias, o que conta é que ainda bem que estes temas foram agora publicados sob a denominação genérica de Transmission, um título que também traz história associada como poderão conferir.

Olá Razar, como estás? 40 anos depois, aqui estão as vossas músicas finalmente lançadas. É um sonho tornado realidade?
Estou muito bem! Sim, este é um sonho realizado. Há pouco mais de seis anos Randee e eu voltamos e reunimo-nos pela primeira vez em muito tempo. Nas décadas em que não comunicámos, ele tornou-se um grande engenheiro e produtor de gravação e construiu um estúdio de primeira classe. Estou feliz que ele tenha o mesmo número de telefone há mais de 30 anos para que o pudesse encontrar! Entrei em contacto com Randee depois de ter chegado até mim a informação que uma editora queria lançar as primeiras músicas que Randee, Francis e eu tínhamos escrito entre meados e finais dos anos 70, sob o nome de Sanctus. O nome da banda agora é Raddar.

Precisamente… Originalmente eram os Santus. Porque mudaram agora para Raddar?
Que eu saiba, fomos a primeira banda a usar o nome Sanctus, mas não fomos, certamente, os últimos. Uma pesquisa na internet na época em que nos reunimos revelou 3 ou 4 bandas com esse nome. Portanto, isso foi descartado imediatamente. Randee criou o nome Raddar e inverteu o último r para que o nome fosse o mesmo para a frente ou para trás. Eu pensei que era porreiro e imediatamente começamos a criar títulos de CD com temas. Transmit foi o primeiro, mas estávamos a reescrever a letra de uma música chamada Guardian (que se tornaria a faixa-título Transmission) e Randee sugeriu que as palavras do refrão fossem Transmission stand by, então optamos por usar Transmission em vez de Transmit. Temos tantas músicas que queremos lançar que talvez tenhamos que usar o Transmit mais tarde! Só o tempo o dirá!

Foi, portanto, uma mudança de título de última hora…
Eu ainda gosto do nome Transmit para um título de música e tenho letras que o acompanham. Como disse, ainda posso usá-lo. Tenho mais de 370 músicas à espera de serem gravadas e isso sem contar com as músicas que Randee e eu estamos a escrever ou já escrevemos. A faixa-título Transmission está no nosso site e é uma verdadeira representação de como é o resto do CD, para que qualquer pessoa possa ir até lá para nos ouvir.

O que fizeram durante estes 40 anos? Têm estado ativos na cena hard rock com alguma banda ou projeto?
Depois de ter saído dos Sanctus, por volta de 1981, formei uma banda de heavy metal chamada Witness, na zona de Dallas/Fort Worth e tocamos apenas músicas originais. Naquele tempo havia aqui uma cena vibrante de metal com o apoio das duas cidades. Algumas dessas músicas dos Witness voltarão à tona este ano, elas eram verdadeiramente fantásticas. Escrevi essas músicas com um e apenas um único propósito - METAL. Eu tinha barras whammy colocadas em todas as minhas guitarras e tornei-me solista. Depois de os Witness se terem separado, Randee e eu estivemos juntos durante um período curto numa banda que tocou algumas dessas músicas e ele solicitou algumas delas para o próximo lançamento dos Raddar. Como Randee e eu sempre escrevemos músicas melódicas e orientadas para ganchos, o ouvinte pode não reconhecer essas músicas como “metal dos anos 80”. Hoje tenho um projeto doom metal, um projeto heavy/power metal e até um projeto country/hard rock para os quais tenho escrito músicas. Muitas dessas músicas verão a luz do dia este ano. Ainda não há tempo para apresentações ao vivo desses projetos.

O que vos motivou a fazer esta coleção de temas e o seu lançamento?
Eu sabia que as fitas em bobina de todas as músicas antigas do Sanctus estavam armazenadas na casa de Randee. Ele perguntou-me há dez anos se eu queria ressuscitá-las, mas para mim, não era o momento ideal. Somente depois de ter descoberto que uma editora tinha demonstrado interesse em nós, é que entrei em contacto com Randee e levei a sério retirar a poeira dessas músicas.

Então é verdade que uma editora de Houston quis assinar convosco. Porque é que isso não aconteceu?
A razão pela qual não assinamos com a editora de Houston foi simples - eles pretendiam lançar as músicas exatamente como haviam sido gravadas, incluindo erros e com os dois cantores dos anos 70 e início dos anos 80. Randee sabia que muitas grandes suítes de masterização tinham sido inventadas para a gravação digital nos 40 anos desde que as músicas foram escritas, por isso optamos por digitalizar as 17 músicas e executá-las através da tecnologia moderna. As músicas escritas nos anos 70 são ótimas, mas não precisam soar como se tivessem sido escritas nos anos 70. Além disso, tínhamos 20 anos quando essas letras foram escritas. A maioria das músicas precisava de uma atualização nas letras e Randee cantou os novos vocais principais.

E depois há essa história estranha sobre uma banda que gravou no mesmo estúdio em Dallas e que têm uma fita com as vossas músicas. Como é exatamente essa história?
Por volta de 1981, estávamos a regravar algumas das músicas com um novo vocalista no Crystal Clear Sound em Dallas. Não sei por que, mas o engenheiro colocou as nossas gravações noutra fita analógica da sua banda sem sabermos nada. Essa fita chegou às mãos de um homem de Houston, Texas, que anos depois fundou uma editora que lança bandas de vintage Texas rock. A maneira como a história me foi contada era que não havia informações de contacto nosso na fita ou na caixa em que ela estava e essa pessoa passou anos a perguntar a alguém que ele conhecia e que estava familiarizado com a cena musical do Texas nos anos 70 se tinha ouvido falar de Sanctus. Por fim, numa tentativa de chamar a nossa atenção, ele lançou uma música nossa (Comin' Your Way) numa compilação lançada pela sua empresa e que apresentava bandas de rock do Texas dos anos 70. OK, aqui é onde realmente a história se torna estranha. Um homem na Escócia comprou o CD, gostou da nossa música Comin' Your Way e fez o upload no Strappados Metal Blog. E foi aí que eu a encontrei. Deves imaginar o meu choque quando vi uma música que escrevi, mas nunca lançada ao público, num site internacional! A razão que me chamou a atenção é que vi as palavras "gravadas no Crystal Clear Sound em Dallas" e pensei "é um mundo pequeno, também gravamos lá". Não liguei até que a pus a tocar e ouvi-me na guitarra! Entrei em contacto com o homem da Escócia que me deu o nome de Shroom Angel Records em Houston, Texas, como fonte da compilação. Aqui começaram as negociações com a Shroom Angel, que finalmente convenceram Randee e a mim de que lançaríamos o CD de forma independente.

Falando dos atuais Raddar – estão a trabalhar em novas músicas e estão a pensar num novo álbum com material original?
Sim, o material para o próximo lançamento está quase pronto. A vantagem de ter o estúdio de Randee é que podemos trabalhar o mais rápido que queremos. Terá cerca de 10 músicas com possíveis faixas bónus. Mais uma vez, esperamos usar o Nello Dell'Omo da Art For Music para fazer todo o trabalho artístico. Confiram o site dele para ver todo o seu trabalho incrível. Estamos a juntar ideias para o nosso primeiro vídeo e projetando mais merchandising relacionado com a banda. Portanto, este ano procurem mais sobre os Raddar.

Obrigado, Razar. Queres acrescentar mais alguma coisa?
A internet tornou o mundo mais próximo. Consegui entrar em contato com webzines, fanzines, lojas de música e estações de rádio em todo o mundo e muitos deles têm uma cópia de Transmission nas suas mãos. Via Nocturna é um exemplo perfeito de pessoas afins de qualquer parte do mundo unindo-se por uma causa comum - o amor pela música rock. Raddar tem o prazer de fazer parte da família Via Nocturna e espera um dia tocar ao vivo no teu país. Obrigado pela review muito generosa de Transmission e por nos dares airplay na tua estação! Espero que possamos ser adicionados a todas as ótimas bandas que surgiram no Texas - ZZ Top, Pantera, Janis Joplin, Point Blank e muitas outras.

Comentários