Review: Através do Fado (TELMO PIRES)


Álbum | Através do Fado
Artista | Telmo Pires  
Edição | Traumton Records    
Lançamento | 21/02/2020
Origem | Portugal
Género | Fado, world music, cantautor
Highlights | Só o Meu Canto, Medo, Uma Flor de Verde Pinho, Sem Peso ou Medida, Não Sou Nascido do Fado
Para fãs de | Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Amália Rodrigues, Carlos do Carmo
Apreciação
Através do Fado é o mais recente disco de Telmo Pires, um nome eventualmente não muito conhecido, mas que já vai no terceiro lançamento gravado e produzido em Portugal e que tem enchido salas por essa Europa fora. E este disco mostra bem a polivalência do cantor nascido em Bragança e cedo emigrado para Alemanha. Abre com Só o Meu Canto, num registo mais orientado para as baladas de Zeca e Adriano, e fecha com completamente a solo, à capella, em No Espelho. Pelo meio podem descobrir-se as emocionais interpretações de Medo, Minha Mãe Eu Canto a Noite e o mais mágico momento de todo o disco – Sem Peso ou Medida, cantado no Fado Cravo de Alfredo Marceneiro; os fados canção bem-humorados e a pedir um pé de dança que são Era Uma Vez e a versão do clássico Oiça Lá Ó Sr. Vinho; as soberbas e muito próprias interpretações de Uma Flor de Verde Pinho e Silêncio e Tanta Gente e a demonstração de virtuosismo que é Não Sou Nascido do Fado. Através do Fado é, assim, uma cabal demonstração da relevância de Telmo Pires no fado contemporâneo. [84%]

Tracklist
1.      Só o Meu Canto
2.      Medo
3.      Era Uma Vez
4.      Minha Mãe Eu Canto a Noite
5.      Uma Flor de Verde Pinho
6.      Oiça Lá ó Sr. Vinho
7.      Sem Peso ou Medida
8.      Silêncio e Tanta Gente
9.      Não Sou Nascido do Fado
10.  No Espelho

Músicos
Telmo Pires – vocais
Cajé Garcia – viola de fado
Pedro Sousa – baixo
João Vaz – guitarra portuguesa
Luís Coelho - guitarra portuguesa
Davide Zaccaria - violoncelo

Comentários