Entrevista: Intelligent Music Project


Milen Vrabevski é um médico de Sofia (Bulgária) dedicado a causas humanitárias. Mas é também o principal mentor desse incrível projeto que se chama Intelligent Music Project. A sua mente tem criado algumas das mais bonitas melodias dos anos mais recentes, sendo que uma notável lista de convidados consegue dar-lhes vida! Numa altura em que a pandemia e as questões sociais por ela provocadas, preocupa o Dr. Milen, a sua música continua a fazer sorrir quem a ouve. E o projeto já vai no quinto álbum,
Life Motion (principal tópico desta conversa), mas fica o anúncio que a sexta parte já vem a caminho.

Olá Milen, depois de cinco álbuns, esta é a primeira vez que tenho a oportunidade de conversar contigo, a grande mente por trás do projeto Intelligent Music Project. Antes de mais, deixa-me dar-te os parabéns por mais uma obra-prima que é Life Motion...
Muito obrigado, Pedro! Simpático da tua parte. Sim, de facto estou feliz e sinto-me abençoado por ter todas essas inúmeras ideias que finalmente se tornaram faixas nos álbuns dos The Intelligent Music Project.

Tenho acompanhado todo o teu trabalho desde o primeiro capítulo, e podemos notar que, para cada álbum, aumentas o número e o status dos teus convidados. É fácil conseguires ter os músicos que pretendes?
Isso é muito comovente, de facto. Obrigado pelo apoio eterno. Acho que fiz grandes amigos entre as principais estrelas do rock. Essas amizades fantásticas são baseadas na compartilha dos mesmos valores e visão sobre a vida. O resto foi a sinceridade e a lealdade comercial com que começamos. Escusado será dizer que todas as principais estrelas tiveram que aprovar o material antes de colocar os seus nomes na lista de faixas. É um alívio saber que aqueles músicos de primeira linha apreciam as minhas músicas e trabalham nelas com prazer e devoção. A positividade das nossas relações é traduzida para o público. É pura magia: mesmo que os nossos fãs não entendam cada palavra da letra, eles recebem a mensagem certa - uma ânsia por uma abordagem construtiva da vida e uma carga imaculada de energia positiva. Bem, de facto, foi um processo que levou algum tempo, mas sem esforço. Agora é muito fácil entrar em contacto com alguém que considero adequado para qualquer próximo projeto meu. Eu só tinha que provar com o tempo que eu falava muito sério sobre escrever e produzir música...

Existe algum músico que gostasses de ter num álbum teu que ainda não tenha sido possível?
Na verdade, não. A minha equipa e eu tentamos o nosso melhor para selecionar a melhor mistura vocal para o respetivo estilo e mensagens musicais/verbais em qualquer álbum nosso. Por exemplo, embora gostássemos muito da voz de John Lawton, não podíamos continuar com ele para o nosso segundo projeto, pois o nosso estilo estava a desenvolver-se numa nova direção. Era uma dimensão específica de som e energia que precisava ser enriquecida com a combinação adequada de força vocal adicional e o baterista apropriado. E tive a oportunidade de convidar o melhor para mim e para o meu projeto a esse nível de desenvolvimento – o Sr. Simon Phillips e o Sr. Joseph Williams (Toto). Depois, passamos por John Payne, Carl Sentence (Nazareth), Tim Pierce, Nathan East, Rich Grisman (River Hounds) e finalmente chegamos ao ponto de trabalhar com Ronnie Romero (Rainbow) como vocalista nos meus álbuns, enquanto Simon Phillips foi coprodutor musical nos meus dois últimos álbuns (Sorcery Inside e Life Motion), juntamente com Ivo Stefanov e eu.

Dás instruções específicas aos teus convidados, sobre como eles devem soar ou permites-lhes que eles coloquem as suas próprias impressões digitais?
Todas as ideias que correspondem às minhas expetativas são bem-vindas. A este nível não há bons e maus - apenas excelentes. No entanto, estamos longe de qualquer improvisação. Trabalhamos na demo e pensamos no assunto pelo menos algumas vezes. Temos que garantir que o arranjo que criamos para a faixa específica seja o mais adequado. Tão adequado que ninguém pode imaginar outra versão dele. Ou seja, eu dou algumas instruções aos vocalistas, juntamente com meu coprodutor musical nos últimos 10 anos - Ivo. Simon não precisa ser instruído; está sempre no assunto.

Para a gravação reuniram-se em estúdio ou trabalharam separadamente?
A abordagem comum é enviar uma demo para Simon, ele grava as suas partes e começamos a adicionar todo o resto. Simon grava em Los Angeles, Joe e Nate também. Trabalhamos com o resto da equipe em Sofia. Trabalhar juntos é divertido, mas no século XXI não é obrigatório. John Payne, por exemplo, fez a sua primeira sessão de gravação em Sofia. As outras duas fez no seu próprio estúdio em Las Vegas. Quando uma determinada parte estiver pronta, é enviada para aprovação ou enviam-se algumas versões para escolher. Recentemente, fizemos uma tournée para promover o nosso álbum Life Motion (IMP-V), e foi ótimo estarmos juntos. De facto, todos os membros da equipa estão no auge e envolvem-se constantemente em vários projetos. A arte é levar isso em conta, equilibrar e desfrutar.

Em relação a Life Motion, acredito que tenhas aqui algumas das tuas músicas mais bonitas. Como foi o processo criativo dessa vez? Tentaste algum tipo de abordagem diferente?
Muito obrigado. Não, não tentei. Limitei-me a continuar a materializar as inúmeras ideias na minha cabeça. Todas precisam de sair muito mal. Em vez de correr o risco de ser exposto a uma sublimação inesperada, deixo-as sair e transformo-as em ótimas músicas. Pelo menos eu gosto delas e não lanço nada que não atenda aos meus critérios para uma grande peça. Toda a música genial já foi composta, mas ainda há espaço suficiente para algumas faixas muito boas, por isso estou confortável… A boa notícia é que eu ainda gosto muito da viagem desde uma ideia até à versão final de uma faixa num projeto mundial meu... mas não estou à espera de nenhum resultado. Apenas aproveito a recompensa de materializar as minhas ideias com a ajuda da minha equipa das principais estrelas. Como sinto que tenho mais algumas coisas a dizer e a música ainda está a fluir na minha mente subconsciente, acho que ainda poderei surpreender agradavelmente os nossos fãs durante algum tempo. Todos aqueles que não ouviram nada significativo nos últimos 20 anos podem experimentar os nossos álbuns. O sexto está a caminho...

Mais uma vez,
Life Motion transmite mensagens positivas (pelo menos assim parece). Quais são as tuas principais mensagens e propósitos?
Claro que sim. Essa foi a ideia... Apresentar a nossa fórmula para um progresso na vida. Este é um álbum que deve expor os principais fatores que fazem a nossa vida avançar. Caso alguém considere as nossas carreiras bem-sucedidas, ouça as nossas mensagens... Muitas pessoas disseram-me que tinham a sensação que eu pretendia gerar, mesmo sem entender algumas das letras (mesmo que não falem inglês). Isso é tão crucial para mim... Isso deixa-me ainda mais motivado a seguir em frente, tentando o meu melhor para atender às expetativas dos fãs de rock em todo o mundo.

Olhando para trás, parece que agora estás mais focado apenas na composição e não tanto na execução. É verdade? Por que tomaste esta opção?
Boa pergunta... Na verdade, eu toco um pouco mais no sexto projeto que chegará no início do próximo ano. Chama-se The Creation. Sou muito exigente quanto à qualidade e o nível da minha equipa é tão alto que eu não pertenço à lista dos meus intérpretes, por assim dizer... Não interpretei nenhum papel em Sorcery Inside, apenas gravei a parte de guitarra em Every Time do meu último projeto - Life Motion. A malta está a ir muito bem… a sério! Não lhes estou a pedir que se tornem médicos (eu também sou médico)... Por que me devo juntar a uma equipa de músicos? Na realidade, não sou músico. No entanto, planeio gravar algumas partes no meu próximo projeto. Não posso evitar. A minha interpretação de minhas próprias músicas às vezes faz com que pareçam mais íntimas e sinceras... E eu faço muitos ensaios antes da sessão de gravação, acredita…

Em que consiste o teu projeto Azure Square? Podes falar um pouco dele?
É um musical, baseado no meu primeiro álbum, The Power of Mind, escrito em forma de sonata, como uma ópera rock clássica. Tocamos várias vezes ao vivo. Foi muito divertido assistir a 24 pessoas no palco, a cantar e dançar... lindo. No entanto, no meu país, não há muito interesse neste género, por isso parei.

Com a atual situação mundial em termos de COVID-19, o que tens feito?
Terminando o meu sexto álbum... Na verdade, o negócio tinha que ser executado em paralelo, bem como a coisa mais importante para mim – o meu Programa de Responsabilidade Social Corporativa, através da minha fundação. Muitas pessoas precisavam de doações para combater a pandemia. Outros, devido à crise, estavam a ficar para trás com os seus planos de investimento para o desenvolvimento regional. Assim, tenho tentado satisfazer algumas necessidades nessa direção, fornecendo equipamento médico para os combatentes de primeira linha (meus colegas, médicos) em regiões vizinhas relativamente mais pobres e estou a realizar a minha próxima concessão agora: comprar um camião de bombeiros, uma ambulância e um carro 4x4 de patrocínio social que é preciso num município de 9 aldeias, num país vizinho…

Naturalmente, as apresentações ao vivo como suporte deste álbum foram canceladas. O que tens em mente fazer depois de tudo isso ter passado?
Apanhamos o último comboio. A nossa tournée terminou no final de fevereiro, por isso correu bem… Os próximos 2 espetáculos serão em agosto, aqui na Bulgária com Ronnie Romero.

Muito obrigado Milen! Queres acrescentar mais alguma coisa?
Foi um grande prazer estar em contacto contigo, Pedro. É uma grande honra para mim fazer esta entrevista para a Via Nocturna, uma grande parceira ao longo dos anos, desde o início da minha carreira musical... Os meus melhores desejos a todos os teus fãs!

Comentários