Entrevista: Tuple

A prenda de aniversário de Tommy Salmela está realizada. O álbum pessoal, onde as músicas falam muito do seu passado, foi feito e para o tocar, chamou os amigos que tem granjeado ao longo da sua carreira. Uma verdadeira festa de anos, portanto. O bolo chama-se Wooden Box e poderá ser provado a partir da próxima semana.

 

Viva Tommy! Obrigado pela disponibilidade e parabéns pelo teu novo álbum. E que maneira brilhante de iniciar um projeto pessoal, não concordas?

Ah, sim, foi um sonho e agora aconteceu. Estou tão empolgado para ver o que acontecerá no dia em que o álbum chegar às lojas, especialmente os fãs finlandeses que estão à espera por isso. E espero que também chegue aos fãs de AOR e Hard Rock nos países europeus.

 

Com uma carreira histórica e longa, sempre integrado em bandas, quando decidiste que estava na altura de começar algo só teu? O que te motivou?

Fiquei um pouco frustrado alguns anos atrás, quando toquei em bandas diferentes e não consegui entender como e que tipo de música eu queria cantar. Conversamos sobre isso com os outros membros da banda e eles queriam seguir o caminho do Heavy Metal, e foi quando decidi fazer algo por conta própria. Claro, ainda vamos escrever uma música com Lazy Bonez e outros, mas agora é a altura de fazer algo que sempre sonhei.

 

Portanto, podemos considerar que este álbum é uma espécie de retrospetiva pessoal da tua vida musical ou não?

De alguma forma, sim. Neste álbum estão as minhas ambições. Sempre gostei de muitas maneiras diferentes de música. E é claro que este álbum é a minha história pessoal da minha vida no bem, mal e tristeza. Cada música tem uma história que faz parte da minha vida.

 

Sempre estiveste muito ativo na cena finlandesa. Em que bandas estás atualmente?

OK, sim, somos ativos com Lazy Bonez, Ragnarok Juletide. Os Tarot já não estão ativos por causa de Pecu, o nosso baterista, falecido há alguns anos atrás devido a uma longa doença que ele teve.

 

Concentremo-nos agora em Wooden Box. Desde o início que foi tua intenção ter um álbum tão cheio de convidados?

Eu estou há muito tempo no ramo da música e granjeei muitos amigos musicais ao longo destes anos. Por isso, pedi-lhes para me ajudarem e tocarem comigo no meu álbum como um presente de aniversário pelos meus 50 anos. É claro que todos disseram que sim!

 

Foi uma tarefa fácil a escolha destes nomes?

Fiquei espantado por ter sido tão fácil! Toda a gente foi simplesmente perfeita!

 

Existe algum nome que gostarias de ter tido, mas que não tivesse sido possível?

Sim, conversamos com o meu amigo Joe Lynn Turner a respeito de cantar uma música comigo, mas naquela altura ele estava com alguns problemas de saúde e eu estava com um pouco de pressa para preparar o álbum. Mas se eu fizer um próximo álbum, também será convidado.

 

Importas-te de descrever o álbum Wooden Box e de falar na abordagem musical que assumiste?

Eu sempre adorei AOR e música hard rock. Nomes como Journey, Starship, Strangeways, Toto, Survivor e por aí adiante. Sei que as pessoas finlandesas são mais pessoas do Heavy Metal e nós temos essa coisa melancólica do Kalevala, mas para mim, sempre adorei ouvir música que tem muita melodia e muitas partes diferentes dos vocais nos refrões, é por isso que em Wooden Box fiz muitas partes vocais diferentes.

 

Para já, com a situação atual do Covid-19, não poderemos falar de espetáculos. Mas já tens alguma coisa planeada para o pós-pandemia?

Depois desta porcaria desaparecer, vou ver como as pessoas gostaram do meu álbum. Nós conversamos sobre isso. Se algo de bom acontecer, somos capazes de ensaiar as músicas rapidamente para os espetáculos. Deixemos que o tempo diga.

 

Que projetos tens em mente para os próximos tempos? Este projeto pessoal continuará?

Aaargh! Tenho sempre alguns projetos em andamento! Nós temos essa banda de 1995 chamada VHF (Vertical Hair Factory), que estamos a terminar um álbum. Espero que em breve. Depois estamos a fazer novas músicas para os Lazy Bonez. E, claro, este pessoal continua! Talvez em breve, mas espero que todas as bandas em que eu esteja cheguem lá. Ou talvez eu saia algum dia e alguns pássaros gigantescos deitem merda na minha cabeça e eu morra! (risos). E aí não farei nada a não ser tocar banjo com os meus amigos no céu! Farei sempre coisas novas!

 

Muito obrigado Tommy! Queres acrescentar mais alguma coisa ou, eventualmente, deixar uma mensagem para os teus fãs?

Muito obrigado! A todos os fãs de hard rock e metal, mantenham a vossa mente com vida, uma oferta única. Espero que todos tenham uma vida saudável e que esta merda do coronavírus desapareça em breve. Quando nos encontrarmos da próxima vez, espero que seja num agradável festival e que possa fazer os meus espetáculos para todos vós. Rock On!!!

Comentários