Entrevista: Lonely Robot

Quando Under Stars terminou a The Astronaut Trilogy, os fãs de John Mitchell e dos Lonely Robot ficaram tristes. Mas, a espera não foi longa e o músico está de regresso com um novo álbum, Feelings Are Good, de alguma forma diferente. Pessoal e catártico tem um título irónico como se comprova nesta interessante conversa com John Mitchell.

 

Olá, John! Espero que esteja tudo bem contigo nestes tempos de crise. Apenas um ano depois de Under Stars, lanças Feelings Are Good. Portanto, basta olhar para o título, para se ver que tudo está bem contigo?

Sim, estou, muito obrigado, embora o título do álbum seja um tanto irónico. Mas certamente sinto-me muito melhor por ter escrito este álbum. Tem sido muito catártico. É como retirar um emplastro emocional!

 

Quando terminaste a tua trilogia anterior, um semblante de tristeza tomou conta dos teus fãs em todo o mundo, mas a espera não foi longa…

Acho que não. A minha intenção é fazer um álbum por ano, desde que ainda tenha algo válido a dizer e ainda tenha a centelha criativa. Estaremos mortos durante muito tempo, portanto é melhor fazer uso criativo do nosso tempo aqui na Terra.

 

Onde é que um homem e músico com um passado tão rico ainda continua a encontrar a inspiração e a força para continuar a criar e a inovar?

Não faço ideia. Limito-me a escrever. De momento estou um pouco enrolado, por isso, se as pessoas gostam do que ouvem, isso é bom o suficiente para mim. Provavelmente ajuda que eu não tenha feito muita música nos meus 20 e 30 anos.

 

Começaste a trabalhar neste álbum logo após o lançamento de Under Stars ou algumas das músicas dessa era, que por qualquer motivo não encaixavam no conceito, foram aproveitadas?

Não, não é assim que eu trabalho. Limito-me a escrever. Nem mais nem menos. Nunca deixo nada que sobra e, se deixasse, ficaria no passado. As músicas são relevantes e pertinentes no momento em que se escrevem. Como ser humano, estou sempre a mudar e a evoluir e o que eu gosto numa semana não será o mesmo que gosto na semana seguinte. Há músicas que eu escrevi há 3 anos atrás e que, de maneira alguma, posso relacionar agora, o que indica que uma música é apenas um momento e uma entrada no diário de um ponto no tempo e precisa ser deixada lá, se não for suficientemente boa ou relevante quando foi escrita.

 

Neste álbum, segues um caminho diferente - a tentativa de apresentar músicas mais pessoais. O que tentaste alcançar?

Tentei encerrar muitos momentos dolorosos da minha história pessoal.

 

E, mais uma vez, assumes a quase totalidade dos instrumentos com a cooperação de Craig Blundell. Sentes-te confortável a trabalhar desta forma num grupo muito restrito de pessoas?

Sim. Quando se trata da minha própria música, gosto de trabalhar por conta própria. A história ensinou-me que eu trabalho melhor no meu próprio horário e que a minha melhor música é escrita quando estou no meu próprio ritmo frenético. Tenho que dizer que não sou uma pessoa muito paciente, então quem trabalhar comigo, terá que acompanhar o meu ritmo (risos).

 

Está a preparar alguma coisa para o período pós-covid?

Bem, temos datas em dezembro que podem ou não seguir em frente. Para ser sincero, parece extremamente improvável. Se elas forem canceladas, não tenho muita pressa em agendar mais espetáculos ao vivo. Acho todo o processo de apresentação ao vivo bastante stressante, preocupante e, em última análise, anticlimático, por isso prefiro o processo mais simples e alegre de escrever e gravar em casa. Parece haver uma regra não escrita de que, se és um artista de gravação, também precisas tocar ao vivo. Não sei bem por que é assim. As duas coisas não são mutuamente exclusivas.

 

E quanto a outros projetos em que possas estar envolvido, tens alguma coisa para contar?

Bem, atualmente estou a fazer uma boa mesa de carvalho na minha oficina de madeira, que está quase concluída. É fantástica! Grandes e pesadas vigas de carvalho e bordas chanfradas que dão à coisa toda uma aparência muito medieval. Também estou a reformar um barco para velejar. Adoro velejar, portanto, isto é um trabalho de amor. Oh, desculpa, referias-te a projetos musicais? Estou a trabalhar num novo álbum dos Frost* com Jem Godfrey, que deve sair no início de 2021. E também estou a escrever um livro sobre as minhas experiências na indústria musical.

 

Muito obrigado John! Queres acrescentar mais alguma coisa ou deixar uma mensagem?

Olá, o meu nome é John Mitchell. Eu sou um sobrevivente que mora na cidade de Reading. Estou a transmitir em todas as frequências AM. Estarei no South Street Seaport todos os dias ao meio-dia, quando o sol estiver mais alto no céu. Se estiveres lá fora... se alguém estiver lá fora... Eu posso fornecer comida, posso fornecer abrigo, posso fornecer segurança. Se houver alguém lá fora... alguém... por favor. Vocês não estão sozinhos.

Comentários