Entrevista: Cloven Hoof

Lendária banda do NWOBHM, os Cloven Hoof estão mais pujantes que nunca e com o sangue novo que os músicos mais jovens trazem adicionada à capacidade criativa do eterno mentor Lee Payne, a banda de Wolverhampton está aí em força. E quem o demonstra é o novo disco Age Of Steel que consegue superar as maiores expetativas criadas com o já emblemático Who Mourns For The Morning Star. Algum tempo depois da sua fulgurante passagem pelo Milagre Metaleiro e para falar connosco juntou-se o líder Lee Payne e um dos mais jovens membros do coletivo, Mark Bristow.

 

Olá! Obrigado pela disponibilidade e parabéns pelo novo álbum! Como você se sentem com Age Of Steel?

Mark Bristow (MB): Sentimos que este álbum é o melhor álbum dos Cloven Hoof até agora. Tematicamente é a continuação de Dominator e inclui as melodias crescentes, riffs pesados ​​e refrões pelos quais os Cloven Hoof são conhecidos. Sempre se tratou de escrever ótimas músicas, não apenas ser a mais rápida ou a mais técnica e, na nossa opinião, Age of Steel combina perfeitamente essas disciplinas! Não é apenas o facto de termos uma formação fantástica de músicos supertalentosos, mas a qualidade do produto final fala por si. As prensagens iniciais de vinis de edição limitada esgotaram na primeira semana de lançamento e as entregas subsequentes às lojas nos EUA também esgotaram. Isso é uma prova de que os fãs de metal e dos Cloven Hoof são os melhores por aí e adoram o novo álbum.

 

Os Cloven Hoof costumam ter longos períodos entre os álbuns. Passam muito tempo na estrada ou demoram muito tempo porque prestam atenção a todo e qualquer detalhe da música?

MB: Cada detalhe é importante. Chris Dando e Benjamin Fitzharris, do Vault Studios, criaram o álbum e Lee escreveu todas as músicas. Nenhuma pedra foi deixada sobre pedra. Robert Romagna (Audiostahl) fez um trabalho fantástico de mistura e masterização do álbum, colocando o polimento que merecia. Acho que tu e os fãs concordam que a atenção aos detalhes deste álbum foi inigualável. É claro que os Cloven Hoof passam muito tempo na estrada. Tivemos o ano de maior sucesso na história da banda, por isso estamos super ocupados. Não apenas gravamos um novo álbum, mas fizemos mais de 80 espetáculos este ano, para além de também termos tido a nossa estreia nos EUA. Lee ainda fez um álbum solo de prog rock (East Of Lyra). Mas é assim que gostamos, porque a música é a nossa paixão.

 

Neste caso, quando começaram a compor músicas para este álbum?

MB: Lee tem uma infinita caixa de ideias de Pandora que estamos sempre empolgados em abrir e explorar. O próprio processo de Age Of Steel começou em 2018 com faixas-guia que foram enviadas para os Vault Studios e para mim. A bateria foi então lançada e, ao longo dos 12 a 18 meses seguintes, as músicas foram construídas em torno desses conceitos. Felizmente, temos o Ash nas guitarras, que fez um trabalho fantástico com os seus solos empolgantes, riffs matadores e músicas superlimpas, para que cada música continuasse a melhorar cada vez mais. Depois, George fez um trabalho incrível nos vocais. Foi quase como se todos os membros estivessem a tentar complementar-se e a melhorar as músicas tentando elevar a fasquia. Estar numa banda com Lee é incrível, pois ele permite que cada músico assuma o controle criativo das suas próprias partes enquanto tem uma visão de como o produto final deve soar. Portanto, apesar de termos conseguido consolidar as nossas próprias ideias individuais, o jogo final estava sempre à vista.

 

Como é que os atuais Cloven Hoof olham para os anos 80 e vêm a influência que tiveram no início de tantas bandas?

MB: Eu nasci em 1989, por isso não tive oportunidade de viver na grande era, mas as minhas influências musicais certamente são inspiradas por todos os grandes nomes. É fácil ver para mim como o movimento NWOBHM com Cloven Hoof, Saxon, Diamondhead, Iron Maiden e Tygers of Pan Tang ainda hoje define absolutamente o género do metal, os padrinhos, se preferires. Desde a cultura à moda, temas e som no geral, é difícil ignorar o quanto essa era influenciou o metal. Há uma razão para que as músicas soem tão intemporais, ainda hoje com o Age Of Steel, que continua a ultrapassar os limites da influência do NWOBHM. Eu tenho que dizer que os fãs europeus absolutamente VIVEM metal. Estive no Download Festival várias vezes no passado, mas os fãs europeus sempre me surpreendem com as suas jaquetas de jeans adornadas com patches, conhecimento musical e paixão geral pelo metal. Às vezes, se não fosse o smartphone no bolso de trás, pensava que estava nos lendários anos 80!

 

Vocês sempre foram uma das bandas mais teatrais do movimento. Ainda se sentem assim? De que forma incluem este registo em Age Of Steel?

MB: Cloven Hoof sempre foi uma banda de palco. Sempre nos esforçamos para ser a banda mais memorável de qualquer espetáculo que tocamos e em 2019, e certamente foi assim. Fomos eleitos a melhor banda do festival Milagre Metaleiro, o que foi uma verdadeira honra, pois tocámos com algumas bandas incríveis. Também deixamos uma impressão duradoura nos fãs do Hard Rock Hell por causa do espetáculo e do som. Ter orquestras, estruturas mais complexas nas músicas e, claro, um visual energético mantém os fãs envolvidos e entretidos. O Age Of Steel inclui muita composição teatral para complementar as músicas. Mal posso esperar para ir em tour!

 

Existe algum conceito em torno das músicas de Age Of Steel? Que tópicos são abordados?

Lee Payne (LP): Sempre fui influenciado por uma dieta constante da mitologia grega e nórdica, velhos filmes de terror e ficção científica e banda desenhada da Marvel. Suponho que essa amálgama de coisas que inflamava a minha imaginação seja misturada e sintetizada nas nossas músicas. Eu também tenho pesadelos bastante vívidos e muitos dos nossos riffs são como fundo musical para eles. Eu mantenho um gravador de cabeceira ao lado da cama e, às vezes, a meio da noite, murmuro ideias de música. Isso deixa a minha pobre esposa louca, devem pensar que sou louco a cantar para um gravador a meio da noite. (risos). Sabia que a expetativa era muito alta, por isso tive que me aprofundar no topo do álbum Who Mourns For The Morning Star. Até agora, foi o nosso melhor, realmente acredito nisso, mas sinto que subi ainda mais com Age Of Steel. George Call, o nosso vocalista nem pode acreditar quando ouviu as novas faixas. Disse ele: se: "não acreditava que conseguisses fazer melhor… mas conseguiste! Age Of Steel tem músicas ainda melhores do que Morning Star". Como sabes, George não é quem dá os socos e diz sempre o que pensa, aconteça o que acontecer. Louvações a ele o que significa que temos, realmente, um ótimo álbum entre mãos. Desde o início que quis que o álbum apresentasse todas as coisas que fazemos bem e agradasse totalmente aos fãs. Um lado seria uma peça conceptual sobre a ressurreição do Dominator. O outro lado apresentaria músicas que seriam independentes entre si mesmas. Como disseste, ficamos perto das nossas raízes e da nossa marca registada em termos de sonoridade, mas as faixas estão mais pesadas e rápidas do que nunca. Se os maníacos do metal por aí comprarem apenas um álbum de metal verdadeiro este ano, então façam com que o Age Of Steel seja realmente fantástico! Eu ressuscitei o personagem Dominator para o lado dois do álbum porque os fãs adoraram o álbum conceptual. Ele narra o restabelecimento do seu maléfico império galáctico e a parte final da saga aparecerá num futuro álbum. A história de Dominator era uma metáfora baseada nos perigos da engenharia genética.

 

Neste álbum, podemos notar tanto as vossas primeiras influências do NWOBHM quanto outras influências mais modernas. Como conseguem fazer esta mistura sem perder a consistência?

MB: Para mim, pessoalmente, sinto que isso é totalmente natural. Ter eu e Ash na banda (que provavelmente nasceu na época errada!) significava que estilos e influências "modernas" apareciam. Para mim, pelo menos, adicionei muito mais duplo bombo do que em outros álbuns, e pretendi seguir a linha do baixo com algumas das batidas galopantes e ritmo direto dos outros. Felizmente, temos um baixista de classe mundial a quem me posso agarrar! Um exemplo disso é em Bathory, onde a linha de duplo bombo segue a melodia e o ritmo da guitarra nos versos e no refrão. Victim Of The Furies é um exemplo semelhante, com o ritmo galopante a ser seguido por todos os instrumentos. Obviamente, essas "influências modernas" podem ser rastreadas até aos anos 80 de uma forma ou de outra, portanto, apenas adicionamos elementos que já estavam lá, apenas expressos de maneiras diferentes.

 

O vosso método de trabalho mudou com o tempo? Como é o processo criativo na banda atualmente?

MB: Felizmente, temos Lee, que é um assistente de música infinito, para que possamos sempre confiar em novas ideias decorrentes da sua influência e experiência. Estamos sempre a discutir novas ideias, por isso será interessante ver como o próximo álbum será lançado. Obviamente, nesta fase, estávamos focados numa tournée de apoio a este álbum e em conseguir um bom som ao vivo. Portanto…

 

Podes falar a respeito do processo de gravação? Decorreu tudo como planeado?

MB: Sim, correu tudo como planeado! Acho que posso falar pelo resto da banda quando digo: "Não há nada que eu mude ou faça diferente no Age of Steel". Isso é algo de que todos temos muito orgulho.

 

Muito obrigado! Querem acrescentar mais alguma coisa ou deixar uma mensagem?

MB: Quero agradecer a Lee por me convidar para fazer parte do legado dos Cloven Hoof. Ter pessoas que seguem os Cloven Hoof lealmente há mais tempo do que eu vivo, e permitir que isso seja possível, é incrível. Os fãs fazem tudo isso valer a pena. Obrigado à minha esposa (Georgie) e ao meu filho (William) por me permitirem passar algum tempo em viagens e a gravar. Apoiam esse sonho veio com sacrifícios, pelo que estou feliz por ter uma família compreensiva (o meu filho tinha 2 semanas quando saí em tournée). Obrigado a Chris Dando por sempre me empurrar e me apresentar a Lee. Obrigado a todos os membros dos Cloven Hoof do passado e do presente por me inspirarem a me esforçar até o limite e além e construir esta banda a partir do zero. Estamos todos juntos numa jornada incrível e ela não vai parar tão cedo!


Comentários