Entrevista: Tony Mitchell

 


O seu curriculum dispensa apresentações, mas foi com os Dirty White Boyz que nos encontramos pela primeira vez, em 2017. Nestes três anos, Tony Mitchel aventurou-se em nome próprio e já tem dois álbuns: Beggars Gold e o mais recente Church Of A Restless Soul, precisamente o motivo que nos levou à conversa com o artista.

 

Olá Tony! Como estás desde a última vez que conversamos, em 2017, a respeito do álbum dos Dirty White Boyz? Bem, três anos se passaram e trabalhaste em algumas músicas novas. Que direção tomou a tua escrita, desta vez?

Olá Pedro, é ótimo voltar a falar contigo novamente. Desde a última vez que conversamos, lancei um álbum solo em 2018 chamado Beggars Gold, que foi muito bem recebido e recebeu ótimas críticas. Imediatamente, por trás do sucesso de Beggars Gold, comecei a escrever um novo álbum e queria criar um álbum ainda maior, cheio de melodias fortes, ganchos, riffs e músicas memoráveis.

 

Este é, então, o teu segundo lançamento em teu nome. Por que escolheste esta opção? É uma abordagem mais pessoal para as composições musicais?

Quando comecei a escrever este álbum, sabia que tinha os mesmos ingredientes de Beggars Gold. Continuei a escrever, gravar e a experimentar, mas seguindo o mesmo estilo poderoso de rock melódico. No fim, tinha 28 músicas para escolher e estava feliz com tudo isso. Senti que era outro álbum a solo de Mitchell.

 

Precisamente, começaste com 28 músicas que terminaram num álbum de 13. Quais foram os teus critérios de seleção?

No início foi difícil, mas foi mais no sentido de como o álbum fluiria. Eu só queria as músicas que tiveram mais impacto quando as ouvi, fossem catchy, poderosas, dinâmicas, emocionais ou hinos. Pensei bastante, alterei a ordem de execução várias vezes antes de finalmente criar a lista de faixas do álbum.

 

Qual será o destino das outras? Já pensaste sobre isso?

Vou guardá-las e ver se se encaixam no meu próximo álbum ou projeto ou talvez lance uma edição especial em alguma data posterior.

 

Desta vez, todo o processo criativo esteve sob tua responsabilidade ou foi um esforço coletivo?

O processo criativo foi todo meu, pois tenho a tendência de fazê-lo a todo o vapor e calar o mundo quando estou no modo criativo. Desde o início que tinha uma imagem na minha cabeça do que eu queria que soasse e sentisse e fiquei muito satisfeito com o resultado.

 

Quando falámos a respeito dos DWB, disseste que tinha sido a primeira vez que tinhas trabalhado com aqueles músicos. Mas a maioria deles ainda está aqui contigo. Foi a construção de um sólido relacionamento de confiança…

Sim, foi a primeira vez que trabalhei com os elementos dos DWB e aproveitei bastante o tempo que tivemos juntos a gravar e a tocar ao vivo. Ficamos sempre em contacto e encontramo-nos várias vezes e até fizemos algumas sessões de lockdown por meio de compartilhamento de arquivos de áudio/vídeo durante a pandemia. Considero-os como amigos e continuaremos a trabalhar juntos de uma forma ou de outra.

 

Church Of A Restless Souls é um título forte. Qual é o seu significado?

As pessoas que me conhecem sabem que eu não fico parado, seja a escrever, gravar ou filmar/ editar videoclipes. Como compositor para mim e para os outros, no passado, escrevi, gravei e filmei Punk, Metal, Americana, Psychobilly, A.O.R, Acoustic, Ballads etc. e adoro ser versátil. Acho que é importante explorar e experimentar o máximo que puder como escritor e músico. Toda a gente me diz que sou uma alma inquieta e nunca mudarei.

 

Como foi possível a colaboração de Danny Vaughn, dos Tyketto?

Em 2019, toquei algumas datas acústicas como convidado especial de Danny Vaughn na sua tournée Myths, Lies & Legends e, em algumas ocasiões, cantamos juntos no palco; ficou bastante evidente que havia uma química definida e disse que tentaríamos trabalhar juntos em algum momento. Quando escrevi Mighty Fall, senti imediatamente como a queria fazer. Enviei uma mensagem ao Danny para ver se ele estaria interessado em cantar um dueto comigo, enviei a faixa que ele gostou imediatamente. Com as maravilhas da tecnologia, ele gravou os seus vocais no país onde mora e enviou-me os arquivos de áudio para eu colocar na faixa. Foi aí que aconteceu magia!

 

Podes explicar-nos em que consiste o The Rogue Gallery Rock Choir, responsável pelos backing vocals do álbum?

O Rogue Gallery Rock Choir são cantores e amigos locais com quem gravei ao longo dos anos em vários projetos, coletiva e individualmente. Costumo usar esses vocais de apoio em faixas que exigem soul/gospel ou grandes coros em geral e tenho usado essa técnica há muitos anos.

 

Para terminar, os Dirty White Boyz ou outros projetos ainda estão ativos contigo?

De alguma forma, os DWB ainda estão ativos pois estaremos sempre em contacto e trabalharemos juntos de uma forma ou de outra. Será sob um nome diferente, pois o nome DWB não era a nossa escolha, apenas nos acompanhava.

Comentários