Entrevista: Memories Of Old

 


Os Memories Of Old ainda vivem um sonho. Ou melhor, tudo no coletivo britânico nasce e se desenvolve com base no sonho. Toda a história de The Zeramin Game surgiu a Billy Jeffs num sonho; a participação de Tommy Johannson (Majestica, Sabbaton) acaba por ser um sonho tornado realidade para o guitarrista que sempre admirou o sueco; e ter o álbum lançado pela importante Limb Music é outro aspeto de relevo. Por tudo isso impunha-se ouvir o mentor destes Memories Of Old, Billy Jeffs.

 

Olá Billy! Obrigado pela disponibilidade e espero que esteja tudo bem neste momento de crise! Podes apresentar os Memories Of Old aos metalheads portugueses?

Olá a todos, somos uma banda de epic power metal do Reino Unido, com Tommy Johansson da Suécia. A banda foi fundada por mim em 2017 e acabamos de lançar o nosso álbum de estreia, The Zeramin Game em todo o mundo.

 

Que motivações e propósitos tiveste em mente quando fundaste este projeto?

Quando comecei esta banda, o meu objetivo era escrever e gravar um álbum de power metal no mesmo estilo das muitas bandas ótimas que adoro ouvir. Sempre acreditei que se puderes escrever o tipo de música que gostas de ouvir, és um vencedor e foi isso que eu fiz. É claro que quando as coisas começaram, precisei ter alguns outros músicos a bordo para as várias partes, e isso rapidamente deixou de ser um projeto para passar a uma banda completa.

 

Como aparece o vosso nome? É como um tributo à era de glória do metal e às suas bandas mais icónicas?

O nome real em si vem desde há muito tempo. Na verdade, até agora não me lembro como e quando o criei, mas sempre esteve lá como o nome que eu queria para minha própria banda ou projeto. Nunca esqueci o nome em si, mas a origem dele é uma espécie de ‘memória dos velhos’ em si! Quanto ao logo, sempre quis algo que parecesse um pouco diferente e ainda capturasse o espírito da banda. Começa a inclinar-se um pouco para o tipo de aparência death metal, e algumas pessoas até nos disseram que é um pouco difícil entender o que diz se ainda não sabes o que é, e eu entendo. No entanto, ele faz exatamente o que precisa fazer, é um pouco diferente, destaca-se e o visual combina com o nome.

 

Que bandas são mais inspiradoras para ti quer como músico, quer como compositor?

Para ver as minhas influências anteriores, teria que mencionar Dream Theater e Megadeth como as bandas que realmente me fizeram começar. Mas as coisas mudaram para o power metal quando ouvi pela primeira vez o álbum Eternity de Freedom Call. Aquele álbum fez com que eu me apaixonasse imediatamente pelo género e levou-me a descobrir tantas outras bandas de power metal que desde então têm sido uma grande influência, incluindo bandas como HammerFall, Helloween e claro ReinXeed (agora Majestica)!

 

Depois de três singles, The Zeramin Game é o longa-duração de estreia. Em primeiro lugar, qual é o significado deste título?

O título da música relaciona-se com a história. The Zeramin Game em si é o que trata as coisas todas. É uma prova que foi armada há muitos anos por magos, que testa o poder daqueles que procuram desafiá-la e determinar quem é realmente digno. Não quero revelar muito para as pessoas, pois há muito a descobrir sobre isso no álbum, conforme ouves a história e, finalmente, chegas à última grande faixa.

 

De que forma The Zeramin Game nasceu e se desenvolveu no grande álbum que é?

Acredites ou não, toda a história surgiu-me num sonho, há muitos anos atrás. Lembro-me que estava a dormir num barco no Grand Union Canal aqui no Reino Unido e acabei de acordar após ter um sonho muito vívido. Estava tudo lá, os personagens, a história, tudo, então escrevi tudo rapidamente antes de me esquecer de alguma coisa. O meu plano inicial depois disso era escrever um livro e contar essa história e tentei fazer isso, mas depois de escrever um capítulo, tornou-se óbvio que escrever um livro não é uma das minhas áreas mais fortes e a ideia foi colocada na prateleira. Avançando muitos anos para quando comecei a pensar em escrever um álbum de power metal, decidi que, em vez disso, tentaria contar essa história na forma de um álbum conceptual e usar os meus pontos fortes como músico e compositor. Logo que a composição começou, as ideias fluíram tão naturalmente e a coisa toda veio exatamente como eu queria, sem contar com um pequeno bloqueio do escritor ao longo do caminho, mas isso é natural para qualquer um que esteja a fazer um projeto como este. A ideia de transformar The Zeramin Game num livro ainda está a ser equacionada, mas precisaria ter um escritor adequado envolvido para fazer isso acontecer, portanto, talvez um dia, veremos.

 

Começaste a trabalhar neste álbum sozinho em 2017. Quando foi que os outros elementos entraram em cena e como foi a colaboração deles?

Quando a composição começou realmente, como disseste, em 2017, eu ainda tocava nos NightMare World com Anthony, que se havia juntado àquela banda recentemente. Sempre foi um objetivo meu gravar o álbum inteiro, mas é claro que havia certas partes que eu não conseguia fazer sozinho, ou pelo menos não conseguia fazer justiça a mim mesmo. Eu mesmo fiz a grande maioria das guitarras, além de alguns solos e, claro, todas as baterias e teclados, mas o baixo não era algo que eu fosse capaz de fazer tão bem quanto gostaria e é claro que o mesmo vale para os vocais e foi por isso que Erick e Tommy se envolveram para fazer as suas partes. Anthony gravou algumas linhas de vocais ásperos para Zera’s Shadow e James gravou a bateria para a única faixa bónus do CD The Architect’s Eyes.

 

Principalmente em relação ao Tommy Johansson, como o conseguiste convencer a participar nas tuas composições?

Assim que tive algumas ideias básicas no início, enviei algumas delas para Tommy simplesmente como fã, já que ele foi uma grande influência na minha composição e eu apenas queria compartilhar o que havia feito. Na realidade, não sabia o que esperar disso, e foi quando recebi uma resposta dele cheia de elogios e uma dica de estar interessado em cantar no álbum. Eu queria encontrar uma maneira de fazer isso acontecer e depois de algumas conversas com Tommy, isso acabou por acontecer. Ouvir as músicas com os seus vocais pela primeira vez foi muito especial para mim e realmente aumentou a motivação não apenas para continuar a trabalhar no álbum, mas também para transformar este projeto numa banda adequada.

 

E imediatamente ele declarou-se membro dos Memories Of Old, o que foi ótimo, não?

Com certeza! Não há nada mais incrível do que estar numa banda com um dos músicos que sempre admiraste e que tanto te influenciou e não apenas no que respeita à banda, também somos bons amigos agora. Parece surreal, devo dizer, olhar para trás, ouvir ReinXeed e adorar cada segundo deles, poder segurar o meu próprio álbum em minhas mãos e saber que Tommy também canta aqui. É uma sensação realmente indescritível.

 

Em relação a esta coleção de canções, algumas delas são mais antigas que outras. Por que nunca as usaste nos teus outros projetos?

Tenho escrito canções e ideias há muitos anos, muitas das quais não estavam a ser usadas e fiquei meio ocioso até que voltei e decidi usar algumas delas, o que eu acho que é algo comum em todos os compositores. É claro que a minha banda anterior e aquela em que estive por muitos anos foi NightMare World, e se comparares o estilo de ambas, muitas das minhas ideias que se inclinam mais para o lado épico do power metal simplesmente não cabiam lá. Foi por isso que não as usei e, em vez disso, segurei-as para ideias futuras e agora muitas dessas ideias, juntamente com algumas novas, finalmente ganharam vida neste álbum.

 

De que forma a Covid te afetou e o que fizeste para superar a situação?

Tivemos a sorte de ter a maior parte do álbum gravado no estúdio no final de 2019, e estávamos nos estágios finais, apenas mais algumas partes para fazer antes de podermos chamá-lo de concluído, mas é claro que estava logo depois disso, quando a situação com COVID começou. A data de lançamento inicial planeada para o álbum seria originalmente em algum momento no início de 2020, mas depois de olhar toda a situação e após discussões com a nossa editora, Limb Music, a decisão foi adiar o lançamento até agora, e finalmente foi a decisão certa se olharmos como os últimos meses têm sido no mundo. Obviamente, na altura, isso foi desanimador para muitas pessoas, incluindo nós mesmos, especialmente aquelas que apoiaram a nossa campanha de crowdfund em meados de 2019, pois já esperavam há muito tempo pelo álbum e agora teriam que esperar ainda mais. Mas afinal todas as nuvens têm uma fresta de esperança, pelo que podemos olhar para os aspetos positivos que vieram com o atraso - conseguimos envolver-nos muito mais com os nossos fãs e criar uma comunidade fantástica em torno da banda durante o período de confinamento, tendo o tempo extra para fazer isso e colocar o nosso foco nisso só fez o lançamento do álbum muito mais forte no longo prazo. O próximo desafio a ser superado será tocar ao vivo e, infelizmente, ninguém pode realmente dizer onde será, pelo que teremos que fazer como todas as outras bandas estão a fazer, monitorar a situação e fazer o que pudermos quando chegar a hora certa.

 

E agora, projetos para o futuro?

Agora que The Zeramin Game foi lançado, o nosso foco começará a se deslocar para um segundo álbum, que planeamos escrever e gravar no nosso estúdio novo e ainda em construção, MOO HQ. Já existem ideias a fluir para algumas ótimas faixas a serem incluídas neste álbum, mas antes de mudarmos totalmente de assunto, queremos ter certeza de que estamos a dar ao The Zeramin Game toda a atenção pós-lançamento que ele merece e continuar a crescer a comunidade de fãs.


Comentários