Entrevista: Romuvos

 


Os Romuvos são um projeto único. E o seu novo álbum, The Baltic Crusade, vem confirmar precisamente isso. O seu epic metal inspirado na história pagã do báltico assenta em verdadeiras histórias que fizeram da Lituânia o que ainda hoje é, em termos de cultura e tradição. A mente criativa por trás de todo o processo é o multi-instrumentista e um verdadeiro artista nos mais diversos aspetos Velnias que connosco falou da banda e deste seu novo registo.

 

Olá Velnias, importas-te de apresentar os Romovus aos metalheads portugueses?

Salve, o nome Romuvos deriva do movimento Romuva que abraça as tradições pré-cristãs e os fundamentos da religião lituana e das tradições pagãs. Romuvos começou como uma banda de um elemento apenas, em 2014, tendo lançado 3 álbuns e tornando-se uma banda com 5 membros, apresentando-se em festivais e levantando chifres ao redor do mundo. Recentemente lançámos o nosso terceiro álbum The Baltic Crusade. A nossa música é sobre folk metal épico, teclados com vocais limpos balançando melodias tocadas por guitarras distorcidas e solos épicos, muitos instrumentos tradicionais como gaita de foles, nyckelharp, flautas, violinos e muito mais dando um toque folk agradável. Acho que influências de Bathory, Heidevolk, Falkenbach e até mesmo algumas de Summoning podem ser ouvidas nas nossas músicas. As canções são principalmente sobre as tradições tradicionais do Báltico e contos pagãos.

 

Podemos considerar The Baltic Crusade o vosso trabalho mais ambicioso até agora?

Concordo totalmente e posso dizer que a maioria de nossos fãs também concorda. Investimos muito trabalho (e dinheiro!) neste álbum, tentando fazer o melhor que podemos e, felizmente, a roda da fortuna girou para os nossos lados algumas vezes ao longo desta longa e difícil jornada. Acho que o conceito do álbum é muito bom e captou o que queríamos refletir. A história é bem maluca e é tudo baseado em eventos históricos verdadeiros que até hoje têm grande importância nas tradições pagãs em toda a região do Báltico.

 

Como analisas o vosso crescimento nos últimos anos e nestes três primeiros lançamentos?

Devagar (risos)! Até agora temos poucas marcas importantes na nossa minúscula carreira, mas divertimo-nos muito ao longo deste trajeto e o mais importante é conseguir uma pequena, mas entusiasta multidão! Como músico, é ótimo quando alguém ouve as minhas músicas e ainda melhor quando ele faz headbanging com elas.

 

Este é um álbum que fala sobre algumas batalhas. De que forma trabalhaste este tema no que diz respeito à pesquisa histórica? Foi um projeto difícil de realizar?

Acredites ou não, a maioria dessas batalhas tem uma cobertura muito boa na net. Também tentei encontrar livros e ler, mas a maioria dos dados veio de pesquisas que fiz na internet e foi uma experiência fascinante. Aprender sobre isso foi muito bom e mais tarde o desafio de fazer letras e músicas de cada batalha foi muito difícil, mas intrigante.

 

Desde quando começaram a compor músicas para este álbum?

Em 2016, após o lançamento do nosso 2º álbum Infront Of Destiny. A ideia sobre o conceito do álbum começou a ferver na minha cabeça, alguns meses depois comecei a escrever as músicas e a lançá-las para a banda. Ensaiamos as músicas, tocamos e trabalhamos juntos antes das sessões de gravação acontecerem e isso foi muito difícil porque queríamos capturar o melhor take que podíamos e o melhor som. Não foi nada fácil, mas mais tarde, quando a mistura veio, foi incrível.

 

E deixa-me dizer que todo o artwork é excelente! Foi realizado por ti, certo?

Na verdade, eu pinto desde que me lembro, portanto espera-se que seja eu a trabalhar no nosso design e artwork.

 

Para além do aspeto bélico do álbum e da atmosfera épica das batalhas, ainda há oportunidade para uma abordagem às tradições lituanas?

Depende, porque se tomares por exemplo as armas usadas pelos guerreiros pagãos, como lanças e machados que eram a escolha mais popular e uma arma tradicional do Báltico naquela época. Todos os nomes das batalhas são baseados em aldeias e cidades cujos nomes permanecem os mesmos até hoje, portanto, esses são locais verdadeiros. Eu diria que não há tantos aspetos da tradição lituana neste álbum, para além dos eventos que moldaram essas tradições e cultura.

 

Pelo que pude entender, agora vivem na Alemanha. É verdade? Por que se mudaram desde a Lituânia?

Oh, isso é mais complicado meu amigo (risos). O nosso guitarrista Ofer, mudou-se para Berlim, ele gosta da Alemanha e tem ótimas oportunidades de trabalho como engenheiro de som. Eu mudei-me há muito tempo, ainda na altura em que a Lituânia fazia parte da União Soviética, da Lituânia para Israel, onde até agora moro com a minha família e amigos. Os tempos eram difíceis, as cartas estavam viradas, a fortuna aumentou e teve seu preço. Acho que grande parte da minha música se deve ao meu gosto pela região do Báltico, e através da música posso expressar os meus sentimentos em relação às raízes e herança lituana.

 

Quantos vídeos filmaram para este álbum?

Bem isso foi muito difícil! O videoclipe da música Memel 1257, passa-se na floresta e tivemos uma grande ajuda da nossa amiga Rita que interpreta essa bruxa que vê tudo e que me enfeitiça enquanto a gente toca… vejam no Youtube.

 

Que projetos têm em mente realizar nos próximos tempos?

A minha mente está torcendo e girando em torno de algumas ideias que ainda não posso expressar em palavras, ainda não está em qualquer forma, pelo que tenho que continuar a dançar com a minha musa para criar essa figura, alma sem emoção... só quando estiver pronta a levantarei das profundezas e direi: “está viva... viva!!!” e uma música estranha irá nascer (risos).



Comentários