Entrevista: Marco Garau's Magic Opera



Não, não se preocupem! Os Derdian estão vivos e ativos, estando já a gravar um novo single e um próximo álbum que não deverá demorar muito. Mas alguns dos elementos do genial coletivo italiano decidiram dedicar-se a alguns projetos paralelos. Assim nasceram os Sick Society e os Magic Opera, que é quem nos ocupa agora. O teclista Marco Garau reuniu uma parada de estrelas de cariz internacional (onde também entram dois dos seus companheiros dos Derdian) e assim criou The Golden Pentacle. Foi sobre este disco que conversamos com Marco, mesmo que a temática Derdian não tenha sido esquecida.

 

Olá Marco, obrigado pela disponibilidade e parabéns pela estreia, The Golden Pentacle. Em primeiro lugar, podes apresentar este projeto aos metalheads portugueses?

Olá Daniel! Obrigado pela oportunidade e, claro, pela tua boa avaliação. Magic Opera é o meu projeto a solo. A minha primeira ideia era criar uma Metal Opera com muitos convidados, mas por vários motivos decidi trabalhar com um line-up estável, principalmente com músicos que realmente gostam de power metal. E não escolhi a minha formação ao acaso. Contactei alguns músicos de bandas que eu gosto muito e pedi aos meus companheiros dos Derdian Enrico e Salvatore para me ajudar a gravar bateria e baixo. É preciso saber que é muito difícil encontrar um baterista capaz de gravar uma bateria de verdade; muitos álbuns são gravados com bateria midi por esse motivo. Mas eu não queria uma bateria falsa, portanto, como já sabes, line-up final é o seguinte:

Marco Garau - teclados, orquestrações (Derdian)

Anton Darusso - vocais (Wings Of Destiny, Oxidize) da Costa Rica

Gabriel Tuxen - guitarras (Seven Thorns) da Dinamarca

Matt Krais - guitarras (ShadowStrike) dos Estados Unidos

Salvatore Giordano - Bateria (Derdian)

Enrico Pistolese - baixo, backing vocals (Derdian)

 

Os Derdian entraram num hiato? Pergunto isso porque outros companheiros teus criaram recentemente os Sick Society...

Sick Society e Magic Opera são apenas projetos paralelos; os Derdian ainda estão vivos e estamos a gravar um novo single, portanto não te preocupes. Às vezes, os músicos precisam sair da rotina e criar algo diferente. Eu acho que é normal.

 

Sendo Magic Opera o teu projeto a solo, o que procuras atingir?

OK, sabes que trabalhar numa banda é muito diferente de trabalhar num projeto solo. Numa banda precisas encontrar um compromisso com todos os membros e, muitas vezes, gostarias de fazer algo de uma forma diferente e não pode porque haverá sempre alguém que não concordará contigo.  Num projeto solo, tomas todas as decisões mais importantes, é claro que podes considerar todas as opiniões, mas tens a palavra final. Caso contrário, este deixa de ser um projeto a solo e podes formar uma nova banda! Portanto, o que ouves dentro do álbum Magic Opera é algo semelhante a Derdian, mas arranjado apenas com a minha mente.

 

Foi fácil reunir todos estes músicos talentosos?

Tenho ótimas relações com todos. Claro, encontramos muitos problemas por causa da situação da Covid e outras coisas, mas agora estamos muito felizes porque finalmente percebemos que este álbum é muito bom. Só preciso dizer obrigado por me ajudarem!

 

Focando-nos agora em The Golden Pentacle, este álbum estava destinado a ver a luz do dia tão cedo ou a pandemia apressou o seu lançamento?

Como todas as outras bandas, tivemos muitos problemas durante a pandemia. É por isso que o processo de gravação e mistura foi atrasado. Agora está tudo pronto e desde o dia 19 de fevereiro que poderão encontrar o The Golden Pentacle em todas as principais lojas digitais. O CD também está disponível na nossa loja!

 

Foste o compositor de todas as músicas ou algum dos teus colegas também contribuiu?

Posso confirmar que este álbum foi totalmente escrito por mim. Quando entrei em contacto com os outros elementos, estava tudo pronto: conceito, música, letras... Mandei-lhes algumas faixas demo para ouvirem e acho que foi por isso que eles aceitaram imediatamente entrar no projeto.

 

Este é um álbum conceptual? Se sim, podes fala-nos um pouco da história?

Claro que é! Dá para perceber apenas ao ver a capa do álbum (risos). A propósito, escrevi a história do conceito antes de começar a criar músicas... Isso porque eu precisava dar a dinâmica certa entre a música e as letras. Esta é uma pequena recapitulação da história: “Numa terra muito distante, no reinado de Amtork, as pessoas viviam em paz e harmonia sob a liderança do Rei Leiber. Tudo estava bem, mas, durante um longo período de tempo, no reinado, houve uma luta entre dois poderosos feiticeiros. O primeiro, Lord Kama, era um amigo leal do rei, enquanto o segundo, Sir Dohron, tinha uma alma má e estava muito cansado deste sentimento de amor e felicidade. Vivia na sombra, conspirando e planeando algo para obter o controle do reinado, trazendo sofrimento e escravidão em toda parte. Para ter sucesso, ele estava à procura de um item mágico muito antigo e poderoso, escondido muitos anos antes pelos ancestrais dos Amtork para devolver a paz e os direitos civis a todos. Era um PENTACLO DE OURO com um poder incrível e excecional. Qualquer pessoa que entrasse em contacto com ela tornava-se quase invencível. O Senhor Kama será capaz de encontrar o Pentáculo e manter Dohron longe dele?”

 

Fizeste algum vídeo para promover este álbum?

Como sabes, vivemos em lugares diferentes e a pandemia não ajudou. Por isso, acabamos por fazer alguns lyric-videos para promover o álbum. Podes encontrar tudo no nosso canal de Youtube.

 

Este é um projeto de um álbum apenas ou os fãs podem esperar um segundo álbum?

Nesta altura não posso responder a essa pergunta. Em primeiro pensei em fazer apenas um álbum, mas devido à grande reação das pessoas também posso decidir seguir com este projeto. Mas agora preciso trabalhar no novo álbum dos Derdian, pelo que essa será ma decisão que tomarei nos próximos meses.

 

Quais são os teus principais objetivos para quando esta pandemia acabar?

Vou ser sincero, a música não é o meu trabalho e este é um projeto paralelo para mim. Eu trabalho num banco, pelo que será muito difícil planear algo com Derdian e Magic Opera separadamente. Ter Salvatore e Enrico em ambas as bandas talvez pudéssemos pensar em planear algo como Derdian + Magic Opera no futuro, mas antes de mais precisamos esperar o fim desta porra de pandemia.

 

Pelo que já percebi, existe um novo álbum dos Derdian a caminho?

Sim, já estamos a trabalhar nele, fiquem atentos!

 

Obrigado, Marco. Queres mandar alguma mensagem para os teus fãs?

Em primeiro lugar, gostaria que pudéssemos vencer este vírus e recuperar a nossa liberdade o mais rápido possível. Depois, gostaria de agradecer a todos que têm apoiado o projeto Magic Opera e claro, a ti, Daniel, por me dares a oportunidade de apresentar o meu projeto. Desejo-te tudo de bom e até a próxima!



Comentários

DISCO DA SEMANA #47 VN2000: Act III: Pareidolia Of Depravity (ADAMANTRA) (Inverse Records)

MÚSICA DA SEMANA #47 VN2000: White Lies (INFRINGEMENT) (Crime Records/We Låve Records)

GRUPO DO MÊS #11 VN2000: Earth Drive (Raging Planet Records)