Entrevista: Ost+Front


Como sempre, os Ost+Front não fazem a coisa por menos e arriscam um Dein Helfer In Der Not no limite e ao mais alto nível. Provocante e cheio de adrenalina, este disco tanto agride como acaricia, tanto explode em ira como se refugia na sentimentalidade. E ninguém melhor para nos explicar como esta música simultaneamente bela e provocante se cruza com os abismos da sociedade, que o próprio líder e mentor, o vocalista Herrmann Ostfront.

 

Olá Herrmann, obrigado pela disponibilidade e parabéns pelo novo álbum! Parece que este é mais dinâmico que que já tinham feito anteriormente. Eram os vossos objetivos desde o início?

Cada álbum é um pouco como um quebra-cabeça. Eu escrevo novas partes no estado atual do meu sentimento e combino-as com partes que já tinha escrito antes. Às vezes, cerca de 10 anos antes. Portanto, no total, numa música tenho uma combinação de diferentes emoções e sentimentos. Um pouco como num filme ou teatro. Uma situação relaxada e fria seguida por um momento alto e emocional. E no início, não há um plano de como tudo ficará no final. Mês a mês fica mais claro. E no final, pergunto-me como tudo isso se tornou realidade. Milhares de tijolos e depois de algum tempo um álbum está pronto.

 

Mesmo considerando que Adrenaline foi o título do vosso último álbum, desta vez aumentaram a adrenalina, não achas?

Sim, acho que está cheio de adrenalina. Como disse, quando começo um álbum não tenho ideia de como tudo soará no final. Estou muito feliz com o novo álbum. Muito poder.

 

Quando começaste o processo de composição e que premissas foram definidas?

Quando começo com as composições, realmente não acho que será um álbum no final. Penso sempre que não terei ideias suficientes e que estou no final da minha carreira. Mas, passo a passo, uma ideia transforma-se em outra. E lentamente vai crescendo. E de repente tenho um álbum completo. Sempre surpreendente para mim.


Há uma coisa que eu gostava que me explicasses – como consegues misturar tantos sons eletrónicos, riffs tão poderosos e melodias tão bonitas? Como consegues isso?

É aprender fazendo. Comecei em 1992. Fundei uma banda de death metal e ao mesmo tempo comecei com a música eletrónica. E logo combinei guitarras de metal com techno. Inicialmente não era muito bom. Mas, ao longo dos anos, tive algo como uma receita de como fundir esses estilos. Mais tarde, compus música para orquestras e teatros. Assim, tive cada vez mais skills e possibilidades de misturar os meus talentos.

 

A banda tem uma imagem forte. Como é isso surge e com que intenções?

Gosto de entretenimento. Num espetáculo gosto de 50% para os ouvidos e 50% para os olhos. Como Alice Cooper, Gwar, Rammstein e por aí fora. Ótimos vestidos e um grande show de luzes. Toquei em várias bandas com maquiagem e figurinos como Tanzwut ou Oomph. Por isso, foi normal para mim também fazer isso com OST + FRONT. E adoro estar vestido no palco. Parece que não sou eu. É como um papel num filme.

 

E também algo de atitude provocativa é um dos teus objetivos, suponho. Porquê?

Acho que o mundo está lixado. E não é minha maneira de produzir música pop chiclete adorável. O mundo está a afundar-se e eu faço piadas más sobre isso. Um idiota sorridente com muitas melodias de tirar o fôlego. É muito sarcasmo e jogo de palavras nas minhas letras.

 

Precisamente, referiste que a banda é o espelho da sociedade. É por isso que são tão provocantes?

Sim, o mundo está cheio de corrupção. Os ricos ficam mais ricos e os pobres temem a sua existência. O dinheiro governa o mundo e esta é minha maneira de falar sobre ele. Principalmente provocante.

 

E este álbum é o reflexo de todos os abismos da humanidade?

Existem tantos abismos e todos os álbuns Ost + Front estão cheios disso. Para mim, no novo álbum, a música mais importante é sobre uma execução muito lenta e dolorosa de um estuprador de crianças. Eu tenho tolerância zero para essa escória humana.

 

De que forma a pandemia influenciou a planificação dos espetáculos ao vivo e como te estás a preparar?

Foi um choque. Quase todos os nossos espetáculos em 2020 foram cancelados. Portanto, ficou claro que teria muito tempo. Por isso, trabalhei no novo álbum como um louco. No total são 19 músicas. É muito. Foi um trabalho muito duro, mas o álbum é muito bom. E isso faz-me muito feliz.

 

Muito obrigado Herrmann! Queres enviar alguma mensagem aos teus fãs em Portugal?

Há muitos anos, fiz uma digressão em Portugal com uma banda medieval e por isso sei como vocês são malta que gosta de festas. Ajuda-nos a tocar com os OST + FRONT em Portugal. Vai ser uma grande festa maluca.



Comentários