Entrevista: The Mighty One

 


De forma autobiográfica e cruzando, como nunca o passado com o presente, Torch Of Rock And Roll mostra uns The Mighty One mais refinados e complexos que nunca. O líder do power trio canadiano, o vocalista e guitarrista Tim Steinruck, falou-nos de uma forma apaixonada deste seu novo registo.

 

Olá, Tim, obrigado pela disponibilidade e parabéns pelo vosso novo álbum, Torch Of Rock And Roll. Definitivamente sentes este como um álbum onde carregam a tocha do rock and roll? Porquê?

É ótimo conhecer-te Pedro e falar sobre esse disco. Sabes, depois de fazer isso durante quase 40 anos, eu tenho uma perspetiva muito expansiva de mim mesmo e da minha carreira musical. Nunca irei esquecer a primeira vez que toquei bem alto na minha guitarra elétrica, acertando aquele primeiro acorde e sentindo o solo e o prédio em que eu estava a tremer e vibrar. Ainda agora consigo sentir a frequência no meu corpo. Tinha 13 anos de idade, tinha acabado de me juntar ao exército KISS e quando esta experiência aconteceu, acendeu em mim a tocha do rock and roll. Pode ter escurecido algumas vezes ao longo da minha vida, mas nunca se apagou. O que é interessante é que agora brilha mais forte do que nunca. É um incêndio de propósito. O meu objetivo é o Rock And Roll. Sempre foi.

 

E este é o teu álbum mais complexo e refinado até agora. Como foi a tua abordagem desta vez?

Com a pandemia e a evolução das minhas capacidades de produção e engenharia, decidimos que gravaríamos o álbum inteiro no meu estúdio caseiro que também é onde ensaiamos. No passado, gravávamos a bateria num estúdio maior e as outras pistas nas nossas instalações. Desta vez foi tudo feito num quarto. Isso efetivamente permitiu que o baterista Bob Wagner e eu passássemos algum tempo nas pistas de bateria que normalmente seriam feitas em um ou dois dias, se alugássemos um estúdio externo. Desde o início que nos comprometemos a fazer um disco com uma abordagem orgânica e tradicional. Focamo-nos em performances mágicas certificando-nos de que na nossa gravação inicial os sons eram os mais próximos do que esperávamos que fosse o produto final. Queríamos ser capazes de entrar na fase de mistura basicamente tendo apenas que aumentar cada instrumento, com pouca ou nenhuma magia de estúdio. Além disso, normalmente eu produzo os meus próprios vocais, mas, neste caso, coloquei nas mãos do baterista Bob, o que, para mim, trouxe uma nova perspetiva de toda a experiência.

 

A maioria destas canções foi composta durante a pandemia. De que forma elas refletem toda esta situação?

De facto, a pandemia teve um impacto positivo no registo, pois deu-nos a oportunidade de nos concentrarmos mais plenamente no que estávamos a criar. Não trabalhar um dia no emprego permitiu-nos trabalhar por muitos dias em cada música específica. Por causa disso, um impulso muito criativo foi construído para seguirmos em frente. Tem sido lindo e às vezes uma experiência eufórica. Há algo sobre sermos trancados juntos, com pouca ou nenhuma distração, para trazer à tona o que há de melhor em cada um de nós. A última música do álbum When This Is Over é uma canção baseada na pandemia.

 

Mas também existem algumas canções que são da era pré-grunge. Porque nunca as lançaram?

Existem três músicas que eu escrevi com o meu melhor amigo e baterista Jeff Worobec no início dos anos 90. Ele faleceu em 2016 de cancro e eu queria adicioná-las como forma de homenagem. Todas eram de bandas diferentes que formamos após o acordo de management com Paul Stanley ter terminado. O facto é que elas encaixam perfeitamente com o resto do conceito, energia e abordagem. De muitas maneiras, foi o momento divino de trazer essas músicas e, efetivamente, elas falam de quanto tempo essa tocha tem queimado.

 

Então, The Torch Of Rock And Roll também é um momento onde o passado e presentes se cruzam?

Absolutamente! É um lugar onde a história do legado pode ser contada. Os legados são construídos ao longo da vida. Esta é a minha história. Ter um sonho de uma criança de 13 anos, torná-lo realidade e, então, ver tudo desmoronar-se por causa das tendências musicais, tem sido uma jornada muito pessoal para mim. Um propósito, dor, sonhos desfeitos e ressurgir das cinzas para encontrar e criar uma obra para o meu auto-fortalecimento.

 

Chegaste a afirmar que só encontras esse teu propósito quando olhas para o teu lado mais obscuro. De que forma esse lado negro foi transposto para as tuas criações musicais e onde podem os fãs ver isso?

Existem duas músicas no álbum que definem a minha jornada com a minha escuridão pessoal. My Garden foi escrito em 1992 após a perda de nosso contrato com Paul Stanley. Estava a afogar-me na minha raiva e dor e vi a paisagem da minha vida como um deserto estéril de destruição. Foi verdadeiramente como eu experimentei isso. Com Darker Side Of Me, escrito em 2020, fiz as pazes com a minha sombra e percebi quão poderosa pode ser uma força de equilíbrio. Isto é, na verdade, o meu aliado.

 

Portanto, claramente, este é um álbum autobiográfico?

Definitivamente. A música Torch Of Rock And Roll é exatamente isso.

 

Por que razão o primeiro single, Burden, foi lançado em duas versões diferentes?

Portanto, Burden foi lançado antes da pandemia com a intenção de lançar um single a cada mês e, em seguida, lançar o álbum no final desse ciclo. Surgiu a pandemia e mudou tudo. Burden (Broken Down Version) foi em resposta ao medo que caiu sobre mim quando me apercebi da realidade da situação. Um dia no início de março de 2020, a minha esposa chegou a casa do supermercado e vinha visivelmente abalada porque as prateleiras estavam vazias, pois todos estavam em pânico e comprar e acumular coisas. Isso afetou-me realmente. Nessa noite sentei-me no estúdio e fiz essa versão apenas com voz e orquestral de Burden e, naquele momento, essa música tocou-me.

 

Para além de Burden, também lançaram a música de abertura Coming On como single. Por que escolheram essas duas músicas com esta finalidade?

Mais uma vez, essas duas canções representam uma interseção do antigo e do novo. Burden foi escrita em 1997, quando percebi que meu o meu primeiro casamento estava a terminar e precisava deixá-lo ir. Coming On é de 2020 e de muitas maneiras define os The Mighty One, aqui e agora. Uma canção de esperança na escuridão deste momento. Essas duas músicas mostram todo o espectro de quem somos como banda.

 

Quais são os vossos principais objetivos para quando esta pandemia acabar?

Nas palavras dos KISS, Rock And Roll All Night And Party Everyday! Temos datas de festivais e tours planeados na Noruega, no Reino Unido e Austrália/Nova Zelândia com os nossos amigos noruegueses da banda Viking Queen com quem lançamos recentemente Christmas In The North. Essas datas ainda parecem muito promissoras e devem ser confirmadas em breve. Mais tarde, em 2021, planeamos uma viagem ao México e à Colômbia ancorada por algumas datas de festivais de alto nível.

 

Obrigado, Tim! Queres enviar alguma mensagem para os vossos fãs?

Sim. Não se esqueçam de como são especiais. Cada um de vocês está aqui com um propósito específico. Vocês estão aqui para encontrar esse propósito e viver com o melhor da sua capacidade. Isso é o que é, realmente, a tocha do Rock And Roll. É um fogo de propósito. Sintam o fogo e mantenham-no aceso. Cuidem-se e cuidem uns dos outros. Estamos ansiosos para nos vermos em breve.


Comentários