Entrevista: Apokalypse


O quinto álbum dos (agora denominados) Apokalypse é inspirado nas montanhas da região de Piemonte, na Itália, região de origem do mentor Erymanthon Seth. E como o próprio afirma este é um disco temático, mas não conceptual. Pedemontium é, também, um passo em frente na grandiosidade da sua sonoridade, nunca esquecendo a sua principal influência, o seminal Quorthon. O projeto mantém-se firme como um one-man-project, em que o italiano é responsável por todos os detalhes, e foi com ele que conversamos sobre todos estes aspetos.

 

Olá, Erymanthon! Obrigado por esta oportunidade. Em primeiro lugar, gostaria que falasses sobre o teu projeto aos metalheads portugueses?

Saudações a todos os rockers em Portugal! É um prazer estar aqui. Bem, Apokalypse é um one-man-project que começou basicamente como um projeto de tributo aos Bathory, não uma banda de covers, vejam bem. Fazíamos canções originais que carregavam aquele legado e atmosfera dos Bathory. Isso não mudou até hoje, mas com cada álbum tentamos incorporar algo novo para o tornar mais fresco e interessante. Se quiseres, poderás chamar de uma evolução do caminho de Quorthon, misturando o som clássico dos Bathory com outras influências e com o nosso próprio toque pessoal.

 

Podes falar-nos um pouco sobre o teu trajeto passado? Inicialmente a intenção era tocar power metal. Quando e por que Apokalypse se tornou um one-man-project orientado para o Viking/black metal?

Estás correto. Quando começamos, chamei alguns amigos para entrar na banda e naquela altura ouvia muito Nightwish e Yngwie Malmsteen entre outras coisas. Portanto, o Power Metal era uma escolha óbvia. Porém, naquela banda tudo foi um fracasso completo. Eu mesmo sendo muito jovem na altura e não participando da cena do Metal de forma alguma, não fui capaz de escolher as pessoas certas que se quisessem comprometer com um projeto musical, pelo que cada vez estava mais preso a um monte de idiotas que na realidade não queriam tocar. Foi uma perda de tempo, perda de dinheiro e muito frustrante. Estava a escrever músicas que ninguém jamais tentaria aprender, por isso, a certa altura eu disse “foda-se, a banda acabou” e expulsei todos os membros. As ideias saltavam na minha cabeça para criar uma banda clássica de Black Metal ou algo assim, mas na verdade nunca fiz. Alguns meses depois, depois de entrar cada vez mais nos Bathory, comecei novamente como um one-man-project em homenagem e memória de Quorthon. Para ser honesto, não tinha certeza se algum material que comecei a escrever na altura seria lançado. Foi principalmente para o meu próprio prazer, mas agora estou muito feliz por ter feito isso. Além disso, não gosto de chamar o meu projeto de Viking Metal, é um termo enganador que leva as pessoas a acreditar que estou aqui a cantar sobre Odin e Drakkars e tudo isso, mas não há nada disso nos meus álbuns porque isso não pertence à minha própria história. Ter um milhão de faixas de guitarra, instrumentos acústicos, efeitos sonoros e vocais de harmonia de fundo não torna automaticamente algo Viking que conheças. Chamo simplesmente de Epic Black Metal, ou algo assim.

 

No teu primeiro álbum Si Vis Pacem, Para Bellum já estavas sozinho e com a atual direção musical?

Si Vis Pacem... foi o primeiro disco a ser escrito e gravado desde que Apokalypse se tornou uma banda de um homem, portanto sim, já sou eu em todos os instrumentos e já é um álbum bem orientado para os Bathory, embora contenha alguns riffs aqui e ali e também uma música completa (His Last Sunset) que já tinha sido escrita na fase em que os Apokalypse ainda eram uma banda. Até hoje, ninguém além de mim jamais tocou em nada que os Apokalypse tenham lançado.

 

Continuas a manter intervalos muito curtos entre os lançamentos. Desde 2018, Pedemontium é o teu quinto álbum, o quarto com material original. Trabalhar sozinho dá-te mais liberdade para criar e gravar?

Eu não penso sobre o tempo. Se eu quiser escrever uma música, escrevo. Quando tiver o suficiente para fazer um álbum interessante, o álbum será lançado. Houve momentos em que trabalhei em até 3 álbuns ao mesmo tempo. Quando a música sai de mim naturalmente, eu simplesmente deixo-a fluir. Claro que depende das circunstâncias e da inspiração que tenho num determinado período de tempo. Nesta altura, não estou a fazer nada, tenho algumas coisas em mente, mas nada muito certo e concreto. O nosso próximo passo, quando acontecer, pode ser algo parecido com o que fizemos até agora ou algo completamente diferente, seja qual for o caso, vamos tentar dar um passo adiante e chegar a algo novo e ainda interessante, sem perder aquele som de Apokalypse. Mas, para responder à tua pergunta, sim. Trabalhar sozinho é um jogo desafiante enorme quando se trata de criar música. Não dependo do cronograma ou dos ensaios de ninguém, posso simplesmente estar sentado na minha sala de estar com a minha guitarra e a juntar ideias. Além disso, posso expandir as minhas próprias ideias totalmente sem qualquer interferência, que é o que quero para Apokalypse.

 

Naturalmente, Bathory e Quorthon são uma das tuas maiores influências e provaste isso ao comemorar o 15º aniversário da morte de Quorthon com o lançamento do álbum tributo To Hall Up High - In Memory Of Quorthon. O que sentiste quando tocaste essas músicas?

Para mim, a morte de Quorthon foi a mais trágica da história do Extreme Metal. Estamos a falar do homem que inventou vocais gritados, começou a primeira banda de Death Metal real na Suécia, aperfeiçoou uma fórmula de metal que iria servir de molde para cada banda de Black Metal que se seguiu aos Bathory, o homem que introduziu aqueles vocais épicos de harmonia de fundo, trouxe guitarras acústicas e instrumentos e sons folk para o Metal Extremo, bem como algumas influências clássicas e de ópera e poderia continuar… E quando ele morreu há 17 anos, não houve um pio da imprensa. Está nas mãos de seu público levar adiante o seu legado e a sua memória. Não poderia deixar de homenagear o homem também, quando 15 anos se passaram desde sua morte. Colocar as minhas mãos nessas músicas é um sentimento difícil de descrever. Senti-me tocado porque aquela música tocou-me de perto e, ao mesmo tempo, senti que tinha uma responsabilidade, a responsabilidade de fazer isso de forma correta. Tens que estar atento e respeitador quando começas um projeto como este: simplesmente não podes acordar um dia e "Ooooh, vou gravar um álbum tributo aos Bathory hoje, porque não?". Bem, eu não tenho a certeza se o fiz bem, mas com certeza, na altura, fiz o meu melhor.

 

Como consegues gerir essa situação de o seu legado e, ao mesmo tempo, dar o teu toque pessoal a essas músicas?

Passei incontáveis ​​horas nessas músicas, aprendendo cada detalhe, regravando guitarras e vocais repetidamente para os deixar o mais perto possível da perfeição, trabalhando na mistura e nos sons durante meses até chegar ao ponto em que não poderia fazer melhor. Olhando para trás, ainda não estou 100% feliz com esse disco. Há coisas que eu gostaria muito de voltar e mudar, mas, mais uma vez, hoje sou um músico melhor do que era naquela altura e, especialmente, um vocalista melhor. E também não sou o próprio Quorthon, é preciso encontrar um meio-termo para falar e parar em algum momento. No entanto, o álbum foi muito apreciado em todo o mundo, mesmo entre os fãs obstinados e experientes dos Bathory e isso foi um verdadeiro sucesso pessoal para mim. Foi-me dito que tinha seguido o caminho certo e feito da maneira certa.

 

Foquemo-nos agora em Pedemontium, o teu lançamento mais recente. É uma homenagem à tua região? E é um álbum conceptual?

Sim, como o próprio nome indica, é uma homenagem à bela região de Piemonte, que é a minha terra. Eu diria que é mais um álbum temático do que um álbum conceptual, já que não há um único enredo que segue o álbum inteiro, mas todas as músicas estão ligadas ao mesmo tema de alguma forma, seja lendas locais, histórias inventadas ou canções sobre as belas paisagens deste lugar. Por exemplo, The Lake Of Witches conta uma lenda popular sobre um lago situado numa montanha; Crystal Eyes é uma história que inventei sobre um guerreiro que se apaixona por uma fada enquanto caminhava pela floresta escura da montanha, antes de ter que partir novamente para encontrar o seu destino em terras distantes; e canções como The King Of Stone ou Dark Mountain prestam homenagem e contam lendas sobre algumas das montanhas mais conhecidas da região. Além disso, algo que algumas pessoas podem não saber, I Died By The Mountainside é o título de uma música dos Bathory nunca lançada que deveria aparecer no Hammerheart. Gostei do título e criei uma música fortemente influenciada pelo som daquele álbum e inseri-a no meu disco.

 

E o artwork também representa a mesma região, certo? Também foste responsável por todo o artwork e pelo booklet?

Sim, o artwork representa o Monte Viso ou “Monviso” como o chamamos, a montanha mais simbólica e conhecida de toda a região. É uma montanha poderosa e majestosa, visível de quase qualquer lugar na parte oeste da Planície Padaniana. A música The King Of Stone é-lhe dedicada. Eu estive lá e simplesmente ficas pasmo ao vê-la. A parte de trás da caixa do CD representa o lago do Alpe Devero, aquele sobre o qual canto em The Lake Of Witches. O booklet também vem com todas as letras das músicas, créditos, fotos e o equipamento que usamos em estúdio. Mais uma vez, fui responsável por tudo que diz respeito à parte visual de todo o pacote. Tudo em relação ao projeto está cem por cento sob o meu controle e a editora deu-me total liberdade com qualquer coisa que eu quisesse fazer, o que é ótimo.

 

Musicalmente, como olhas para Pedemontium, especialmente em comparação com os teus álbuns anteriores?

Bem, eu vejo isso do ponto de vista de um músico e produtor muito mais experiente e maduro do que era quando criei o primeiro material de Apokalypse. Em cada álbum que fazemos, tentamos dar um passo à frente. Focando-me no novo álbum, não é indeciso, há poucos ou nenhuns erros na performance, a produção soa ótima e, para mim, não há muitos pontos fracos. Além disso, neste álbum misturamos mais influências da música folclórica e principalmente da música clássica com bandolim, guitarras acústicas, teclados, órgão de tubos e orquestra, e também implementamos a polifonia e o contraponto. Foi um grande passo no nosso som e evolução, mas certamente não vamos parar por aqui.

 

Recentemente, mudaste o nome do projeto para Apokalypse. Porquê?

Fiz isso para dar ao projeto uma sensação de exclusividade. Há muitas bandas de metal chamadas Apocalypse ou com algumas variações deste nome, mas não consegui encontrar uma chamada Apokalypse e tanto eu quanto o público estávamos acostumados com o nome antigo, logo não o queria mudar totalmente porque agora, depois de cinco gravações, já tem uma certa atmosfera. Portanto, apenas mudei o grafismo de uma letra. E também projetei um novo logotipo para substituir o logotipo clássico de fonte gótica, veremos o feedback que receberemos dele.

 

Já pensaste abrir a banda a mais membros?

Não, não e novamente não. Apokalypse é um projeto muito pessoal para mim e não quero que ninguém interfira no processo de criação porque quero que as minhas próprias ideias sejam totalmente expandidas nele. A única coisa que pode acontecer em algum momento, mas eu ainda duvido muito, é que chame um baterista a sério para músico de sessão ou pelo menos tocar bateria nas gravações, porque eu ainda não sou um baterista a sério. Mas ainda prefiro melhorar na bateria o mais rápido possível e fazer a bateria eu mesmo. Os espetáculos ao vivo são outra coisa que seria virtualmente impossível. Precisaria contratar um coro inteiro e 3 ou 4 guitarristas adicionais para conseguir um som que fosse bom o suficiente para apresentar a banda em palco, além de um baterista, um elemento para o sintetizador e um baixista. De que forma irei encaixar isso nos pequenos clubes que estão no círculo underground? E como vou conseguir o dinheiro para lhes pagar a todos pelo seu trabalho? Eu nunca apresentaria este projeto de uma forma que não fosse perfeita, não quero uma performance feita pela metade com um som que não representa as músicas com todo o seu potencial. Se realmente querem ouvir a música, comprem um CD, apaguem as luzes e deixem os sons e deixem a vossa imaginação levar-vos. E se quiserem ir a um concerto, vão ver um ótimo concerto clássico de órgão de tubos. Há mais poder nisso do que em 90% dos espetáculos de metal que vi. Na minha opinião, o repertório de órgão de Bach é a melhor música que já foi composta na história da humanidade.

 

Também és membro de uma banda chamada Feralia. O que têm planeado para o futuro próximo?

Sim, sou o vocalista da banda. Lançamos um EP acústico no ano passado no qual fiz a minha primeira aparição como convidado e tive a grande honra de cantar na mesma faixa em que tínhamos Haavard (ex-Ulver, ex-Satyricon) a fazer um solo de guitarra como convidado. Em breve lançaremos a versão em vinil do nosso álbum de estreia Helios Manifesto em que aparecerá uma faixa bónus comigo nos vocais. Agora estamos no processo de finalizar o nosso novo álbum comigo como vocalista principal, já está tudo gravado e estamos na fase de mistura. Eu não posso revelar muito, mas posso dizer que será uma grande parte de Black Metal, portanto, fiquem atentos!

 

Obrigado. Mais uma vez, Erymanthon, foi uma honra fazer esta entrevista. Queres deixar alguma mensagem?

Foi um verdadeiro prazer estar aqui! Envio grandes saudações e todo o meu apoio a todos os rockers e à cena Metal em Portugal, e boa sorte com a vossa publicação! Também vos convido a todos a obterem uma cópia do novo álbum e a sentirem-se à vontade para dar um feedback sobre ele, pois adoro ouvir a vossa opinião. Mantenham o Metal no coração. Salve as Hordas!



Comentários