Entrevista: George Tsalikis




George Tsalikis, antigo membro dos Zandelle, continua o seu trajeto a solo e depois de The Sacrifice, em 2016, lança este ano Return To Power. Pelo meio uma passagem pelos Overlorde com uma história caricata que o americano nos conta nesta entrevista que assentou essencialmente na sua nova produção. 

 

Olá, George. Obrigado por esta oportunidade. O teu novo álbum a solo acabou de sair. Como têm sido as reações até agora?

Olá, Pedro. Obrigado pela oportunidade de discutir o meu último álbum contigo e com os leitores. Apreciei! Até agora, as reações ao meu novo álbum a solo têm sido muito boas. Estou muito satisfeito com todo o feedback positivo que tenho recebido. Quando enviei a demo pela primeira vez para a Pure Steel, a reação deles foi incrível e, desde então, tem sido mais do mesmo. Desde críticos a comentadores online, a grande maioria das pessoas que o ouviram teve coisas muito positivas a dizer sobre ele.

 

O teu último álbum a solo, The Sacrifice, foi lançado em 2016. Por que tiveste este longo hiato entre os dois lançamentos?

Pouco depois do lançamento de The Sacrifice, fui procurado por Mark Edwards, dos Overlorde, para fazer um teste para a banda. Eles estavam à procura de um vocalista para o novo álbum que tinham começado a escrever. Aprendi algumas das suas canções e fui até a casa de Mark em Nova Jersey, onde tocamos juntos e todos parecíamos dar-nos muito bem. Assim, acabei por me juntar aos Overlorde e começamos a trabalhar no novo álbum. Naquela altura não pretendia lançar outro álbum a solo. Mas, cerca de um ano depois, lembrei-me de que existem algumas desvantagens em trabalhar com outros músicos. Uma das desvantagens é o facto de teres controle criativo limitado... mesmo quando se trata de músicas que escreveste inteiramente por conta própria. Foi então que decidi começar a escrever material para outro álbum a solo. E foi exatamente isso que fiz. Demorou pouco mais de um ano para terminar de escrever e gravar o álbum, depois mais alguns meses para misturar e masterizar as demos de todas as músicas. Enviei para várias editoras e esperei por uma resposta (que surpreendentemente pode demorar um pouco). A reação da Pure Steel ao álbum foi a melhor e como já trabalhei com eles no passado, foi uma decisão fácil assinar com eles. Tudo estava pronto, exceto duas coisas: a bateria e a mistura. Na altura em que assinei com a Pure Steel, Joe Cardillo ainda não estava no álbum. A bateria foi toda programada por mim no meu computador e embora não soasse mal... ao ouvir as faixas isoladas, a Pure Steel insistiu que um baterista ao vivo melhoraria muito o som geral... e tenho que admitir que estavam certos. Não poderia estar mais feliz com a decisão. Joe pegou no que eu tinha escrito e magistralmente aprimorou para o trabalho épico de bateria que podes ouvir agora no álbum. Demorei algum tempo para gravar a bateria e depois enviei tudo para a Pure Steel para ser misturado e masterizado por Robert Romagna que fez um trabalho incrível. Eventualmente, tudo foi feito. Lembra-te, tudo isso foi feito enquanto ainda estava a trabalhar com os Overlorde e aquele novo álbum também... bem como a trabalhar em vários projetos ao vivo e vários vídeos de tributo a solo. Basicamente, essas coisas às vezes levam tempo, especialmente quando fazes isso enquanto mantém um emprego a tempo inteiro.

 

Enão a pandemia não teve qualquer influência neste regresso?

A pandemia não teve nenhum impacto (positivo ou negativo) no lançamento deste álbum. Todas as partes que gravei foram concluídas antes do início da pandemia e a maioria do trabalho que foi feito durante a pandemia foi a gravação da bateria e a mistura e masterização que não envolveu ter que ir a qualquer lugar para me encontrar cara a cara com ninguém. No que diz respeito ao trabalho neste álbum, a pandemia não teve impacto.

 

Como referiste, em Return To Power, tocas todos os instrumentos, exceto a bateria, que foi tocada por Joe Cardillo. Sentes-te confortável a trabalhar assim?

Sinto-me muito confortável a trabalhar assim. Existem algumas desvantagens em trabalhar sozinho. Por um lado, assumes toda a responsabilidade. Depende de ti fazeres tudo para que possas retardar o processo. Também não tens outros membros da banda para trocar ideias para ver o que funciona e o que não funciona. Assim, passas muito tempo a ouvir as faixas repetidamente para identificar imperfeições e encontrar maneiras de tornar o que está lá ainda melhor. As vantagens, entretanto, são que podes trabalhar ao teu próprio ritmo e fazeres o que quiseres com criatividade. Não há necessidade de se comprometer com ninguém sobre nada.

 

Por falar em Cardillo, ele também é membro dos Zandelle. Foi por isso que decidiste convidá-lo para este teu projeto?

Absolutamente. Quando comecei o processo de composição, pretendia fazer este álbum soar mais próximo de um álbum dos Zandelle (do que eu tinha com o meu álbum a solo anterior) e quem melhor para tocar bateria nele do que o baterista dos Zandelle? Mais importante, Joe é um dos melhores bateristas com quem já tive o prazer de trabalhar e eu sabia, sem sombra de dúvida, que ele poderia elevar o meu material a um nível totalmente novo.

 

Podemos dizer que, neste álbum, mostras exatamente quem tu és, artisticamente falando?

Quando se trata de ser um cantor/músico/compositor de Metal... inquestionavelmente sim. Eu coloquei todo o conhecimento que acumulei ao longo dos anos neste álbum para o tornar a melhor coleção de canções de metal que já produzi. Usei todos os métodos que cultivei e criei nessas músicas para as tornar poderosas, dinâmicas e o mais cativantes possível. Além de melhorar a composição, trabalhei muito nos meus vocais para poder incorporar uma variedade de estilos e técnicas, desde o estilo mais melódico de Michael Kiske até os gritos mais agressivos de Rob Halford. E também trabalhei para melhorar o que fiz com o baixo, bem como nos meus solos de guitarra.

 

Como foi a tua metodologia de trabalho (composição e gravação) para este álbum? Mantiveste o mesmo processo de antes?

Na maior parte do tempo, realmente mantive o mesmo processo que funcionou melhor para mim no passado. Como muitos atestariam, existem muitas maneiras de se obter os resultados desejados... muitos caminhos a serem seguidos para atingir a meta. Acho que o que funciona melhor para mim é criar as várias partes de uma música primeiro, depois, o arranjo dessas partes, depois, melodias vocais para repassar essas partes, decidir o tópico e, em seguida, adicionar letras às melodias com base nesse tópico. Neste ponto, as coisas podem ser ajustadas conforme necessário, mas pelo menos a estrutura básica da música está lá. O processo pode ser um pouco mecânico, mas funciona para mim.

 

Todas as músicas desse álbum são novas ou foste buscar alguma mais antiga?

Todas as músicas deste álbum são novas. No entanto, uma das músicas foi escrita originalmente para os Overlorde. Como afirmei antes, quando me juntei aos Overlorde, não tinha intenção de produzir outro álbum a solo. Achei que tinha uma saída para trabalhos originais. Mas depois de apresentar uma música totalmente completa para Overlorde, fui rejeitado por um dos membros. No passado, sempre fui muito tranquilo quando se tratava de escrever. Se estamos juntos numa banda podes trazer qualquer material que quiseres. Se quiseres trazer apenas alguns riffs ou ideias básicas, tudo bem. Se quiseres trazer uma música totalmente completa, tudo bem também. Aparentemente, nem toda a gente pensa como eu e esse membro da banda em particular reagiu negativamente ao facto de eu ter escrito parte para o seu instrumento particular. Ele afirmou que parecia que tocaria uma cover, já que não escreveu as suas próprias partes. Foi então que tomei a decisão de tirar a música e fazer outro álbum a solo. Todas as outras canções foram escritas depois daquele momento. Considerei gravar uma nova versão de uma velha canção dos Zandelle como faixa bónus, mas decidi que preferia dar aos ouvintes um material inteiramente novo.

 

E quanto às outras bandas onde tocas? Há alguma notícia que nos possas contar?

Sim... Tenho muitas notícias sobre as outras bandas nas quais estou envolvido. Vou começar com as tristes notícias primeiro e terminaremos com uma nota feliz. Após 12 anos a tocar juntos, a banda de versões de temas de Hard Rock dos anos 80, Circle of 4 infelizmente desfez-se depois do guitarrista Tito Rodriguez se ter mudado com a sua família para a Flórida e o baixista Paul Cerni ter voltado a estudar para se formar em administração. A minha banda de tributo aos Judas Priest, Sinner, ainda está forte com mais espetáculos a chegar. E agora formei uma nova banda de covers de Hard Rock dos anos 80 chamada Aeons of Neon, que começará a tocar ao vivo em setembro. Deixo aqui os links para todas essas bandas e projetos (para todos os interessados):

Facebook.com/AeonsOfNeon

Facebook.com/SinnerJudasPriestTribute

Youtube.com/user/GeorgeZandelle

Facebook / Circleof4

 

Obrigado, George, mais uma vez. Queres deixar alguma mensagem para os teus fãs ou acrescentar algo mais a esta entrevista?

Quero agradecer mais uma vez por esta oportunidade de falar contigo e com os teus leitores. A todos que gostam do meu trabalho... muito obrigado! Vocês arrasam e fazem tudo valer a pena. Para quem não sabe, lancei o primeiro dos três videoclipes oficiais do novo álbum. O primeiro vídeo é para a faixa de abertura do álbum: Live To Ride. Nesta altura estou a trabalhar no segundo vídeo (que pode ser lançado no momento em que este artigo for publicado). Será para a música Together We Rise. Certifiquem-se de procurar por ele. Fiquem seguros, todos! True Metal Forever!!!



Comentários