Entrevista: Platens

 


Dario Grillo é vocalista, produtor, multi-instrumentista e compositor. Entre muitas e diversas atividades, onde se inclui, por exemplo, a criação de jingles para televisão, Grillo tem presença assídua nos power metallers Thy Majesty e nos Violent Sun, aqui com o seu irmão Alex Grillo. Platens é o seu projeto a solo onde a responsabilidade da composição é totalmente sua e onde surge acompanhado, mais uma vez, pelo seu irmão e por um conjunto de músicos convidados. Of Poetry And Silent Mastery é o seu mais recente disco e foi sobre ele que falamos com o talentoso italiano.

 

Olá, Dario. Obrigado por esta oportunidade. Novo álbum lançado. Como têm sido as reações até agora?

Olá, Pedro, de nada. Agora é difícil agora resumir o feedback sobre o novo álbum, porque em agosto a maioria das pessoas está de férias e ainda há muitas reviews para sair. Muitas pessoas nem sabem que o novo disco foi lançado. Portanto, para ter uma ideia mais clara, teremos que esperar até ao próximo mês ou talvez outubro. No entanto, as poucas reações que li na web são bastante encorajadoras.

 

O teu lançamento anterior, Out Of The World, foi lançado em 2014. O que fizeste desde então?

Simplesmente vivi a minha vida como todas as pessoas no mundo: trabalho, família, casa, hobbies e vários tipos de compromissos. Deves saber que tenho outras paixões além da música e pouco tempo livre dedicado ao meu trabalho diário. Portanto, a música é apenas uma pequena parte da minha existência.

 

Na verdade, com Platens costumas ter longos períodos entre os lançamentos. Quais são as principais causas?

Acho que já respondi acima. No entanto, há também outro fator a considerar: eu só toco e gravo a minha música quando me sinto inspirado. Não tenho prazos musicais a respeitar e faço tudo com a maior tranquilidade possível. Portanto, aqui está o motivo de tanta espera entre um álbum e outro

    

Todas as músicas incluídas em Of Poetry And Silent Mastery são novas ou são o resultado de uma criação de longa data?

Algumas canções são bastante recentes, como Wait For Me ou Where The River Flows. Pelo contrário, outras datam de vários anos atrás e são composições que no início foram descartadas dos meus trabalhos anteriores. Por exemplo, Conspiracy era para a minha banda anterior, Violet Sun, enquanto Inferno (canção presente exclusivamente na versão japonesa) para Thy Majestie. Portanto, este é um álbum que preenche a lacuna entre o passado e o presente.

 

Atualmente, Platens resume-se a Alex e tu, bem como muitos convidados. Quem foi o responsável pelo processo de composição?

Eu sou o único compositor das canções. Platens pode ser considerado o meu projeto a solo. O meu irmão Alex ajuda-me apenas nas gravações de bateria. Normalmente, cuido de todo o resto (incluindo a produção).

 

E os convidados? Tiveram alguma participação a esse nível?

Não. Os convidados são músicos e amigos incríveis que respeito muito e que tiveram o prazer de gravar os seus solos em algumas músicas.

 

Como e quando os convidados aparecem no álbum?

Esta é a sequência de sua participação na Of Poetry And Silent Mastery:

Katya Miceli: vocais em Winter e Close But Far

Gabriels: solos de sintetizador em Conspiracy, End Of The World e Inferno

Mirko Turchetta: guitarra solo em Open Arms

Dan Logoluso: guitarra solo em End Of The World

Orazio Fontes: guitarra solo em Close But Far

Davide Perruzza: guitarra solo em Paralyzed

 

O que tentaste alcançar com este seleto grupo de artistas convidados?

Apenas quis compartilhar algumas das minhas músicas com eles. Não foi uma escolha estudada ou muito fundamentada. Simplesmente estava convencido de que eles dariam um toque de diversidade e originalidade ao meu disco graças à sua experiência e talento.

 

O artwork do álbum é realmente fantástico. Quem foi o responsável?

Sim, concordo totalmente contigo. O artwork, assim como o encarte e as duas capas dos singles Wait For Me e Easily, foram criadas por Antonella "Aeglos" Astori. Além de ser uma designer muito talentosa, também é uma muito boa pessoa. Recomendo vivamente que visites a sua página no Facebook e dês uma olhadela nos seus belos trabalhos: www.facebook.com/aeglosartphoto

 

O que tens planeado para promover este álbum ao vivo (logo que a situação de pandemia permitir)?

Pretendo divulgar o meu disco com um set totalmente acústico: eu, as minhas guitarras e algumas backing tracks. A ideia é organizar alguns eventos num ambiente intimista e relaxante logo que a pandemia acabe. Esperançosamente em 2022.

                     

Obrigado, Dario, mais uma vez. Queres deixar alguma mensagem para os teus fãs ou acrescentar algo mais a esta entrevista?

Obrigado pelo interesse, Pedro. Espero que tenham gostado Of Poetry And Silent Mastery e convido todos os leitores da VIA NOCTURNA a me acompanharem nas minhas páginas do facebook:

www.facebook.com/platens79

www.facebook.com/platensmusic


Comentários

DISCO DA SEMANA #47 VN2000: Act III: Pareidolia Of Depravity (ADAMANTRA) (Inverse Records)

MÚSICA DA SEMANA #48 VN2000: My Asylum (PARAGON)(Massacre Records)

GRUPO DO MÊS #11 VN2000: Earth Drive (Raging Planet Records)