Entrevista: Hasse Fröberg & Musical Companion

 

O projeto de Hasse Fröberg continua bem ativo e nada o faz parar. Entre álbuns dos The Flower Kings, o sueco lá consegue tempo para criar as suas músicas e por a The Musical Companion em andamento. Desta vez, afirmam We Are The Truth e estreiam um novo baixista. Mais uma vez, Hasse Fröberg conta-nos como foi o trabalho do novo álbum que apanhou uma pandemia pelo meio.

 

Olá, Hasse! Em primeiro lugar, obrigado pela disponibilidade. O vosso quinto álbum, We Are The Truth, já foi lançado. O que nos podes dizer a respeito do making of desse álbum?

Honestamente, foi uma jornada muito alegre do início ao fim. Começamos a gravação nos Nevo Studios, onde estávamos todos a gravar backing tracks juntos. Depois fizemos os overdubs em vários estúdios caseiros e misturei o álbum juntamente com o engenheiro de som Petrus Königsson no seu estúdio The Little Red Cottage. Antes da gravação, preparamos as músicas no nosso local de ensaio durante cerca de 6 meses. Principalmente para chegar agora um pouco mais ao nosso novo baixista Sampo Axelsson, mas também porque queríamos aproveitar ao máximo o material que tínhamos.

 

Por que um título como We Are The Truth? O que significa?

Na verdade, tínhamos três ou talvez quatro opções diferentes para um possível título de álbum. Tive a ideia de We Are The Truth, principalmente porque já tinha uma música com esse título, mas o nosso baterista Ola Strandberg foi quem realmente me convenceu de que era um bom, senão mesmo ótimo, título. Depois de decidido, Ola começou a trabalhar na sua ideia de um artwork simples e limpo do álbum, apenas com o logotipo da banda, o título e a banda e foi isso. O título refere-se a nós, a todas as espécies vivas do planeta Terra, ao que fazemos uns aos outros e a tudo ao nosso redor. Em outras palavras, nós somos a verdade.

 

Mesmo sendo membros de outras bandas, conseguem manter lançamentos regulares em HFMC. Como conseguem fazer isso?

É tudo uma questão de disciplina e resistência. Roine Stolt dos The Flower Kings chama-me de um verdadeiro cavalo trabalhador. Não, eu disse a mim mesmo, vou continuar a fazer isto enquanto for divertido e sentir que tenho algo a dizer. É claro, eu adoro tocar, especialmente quando se trata de tocar ao vivo. Para mim, essa ainda é uma das coisas mais engraçadas e edificantes que se pode fazer, até hoje.

 

Parallel Life foi lançado há dois anos, num mundo sem pandemia. O surgimento da pandemia afetou, de alguma forma a criação deste novo álbum?

Eu diria que a maior parte da música de We Are The Truth foi escrita antes da pandemia. No entanto, certamente afetou a gravação. Os quatro dias de gravação nos Nevo Studios (como mencionei antes) pareceram um oásis no deserto, já que estava no auge da pandemia na Suécia (em novembro de 2020). Exceto Ola que compartilhou os vocais comigo, não vi nenhum dos outros membros no resto da gravação, o que é um pouco estranho, se queres saber. Além disso, normalmente todos os cinco cantamos, mas desta vez somos apenas Ola e eu e isso foi por causa das precauções com a Covid.

 

Começaste imediatamente a trabalhar neste novo álbum logo após o lançamento de Parallel Life?

Não, eu gravei o álbum Islands com os The Flower Kings entre Parallel Life e We Are The Truth. E também fiz a tournée com as duas bandas até que a pandemia encerrou a cena ao vivo.

 

To Those Who Rule The World e Rise Up foram os singles/vídeos. Por que escolheram essas músicas?

É sempre complicado escolher qual música ou músicas representarão o álbum se estiveres a fazer um vídeo. Queres uma música que represente o álbum tanto musicalmente quanto liricamente. Também é bom se a música não for muito longa. Na minha opinião, essas músicas fazem exatamente isso e, além disso, são bastante acessíveis. To Those Who Rule The World é uma música muito especial para mim. É a primeira música que escrevi ao piano que foi lançada num álbum. Eu sou um péssimo pianista, acho que é por isso que saiu uma música tão inspirada. Quando estás muito limitado num instrumento, precisa trabalhar mais para o acertar e, ao mesmo tempo tudo o que tocas soa interessante e fresco. Para mim, essa é uma combinação interessante que resultou na música To Those Who Rule The World.

 

Falando em músicas, por que razão há um tema intitulado título Yoko? É uma homenagem a Yoko Ono?

Tudo aconteceu por causa do som do sintetizador na introdução. Esse tipo de som estridente lembra-me a voz de Yoko Ono. Isso iniciou um processo dentro de mim, para começar a estudar um pouco mais sobre a sua vida e feitos e de repente tinha escrito uma música sobre ela. Bem, isso não é totalmente verdade. Na verdade, o nosso novo baixista, Sampo apresentou a ideia da música e mostrou-me partes da música para a melodia, como por exemplo a introdução, o verso, a bridge e a parte do solo de guitarra. Em seguida, adicionei o refrão, o refrão b, as melodias e as letras sobre Yoko.

 

Têm planos para levar este álbum para palco?

Sentimos que desta vez temos um álbum muito forte, portanto é claro que queremos chegar lá e tocar a nossa nova música na frente de um público. No entanto, a pandemia torna isso muito difícil. O que acontecerá se um país ficar bloqueado durante a tournée?  Ou se um membro da banda ficar doente, etc ...? De momento, é muito incerto para uma banda na nossa posição agendar uma tournée, mas assim que tivermos a oportunidade de encontrar o nosso público, vamos agarrá-la. Agora temos, pelo menos, três espetáculos confirmados. Iremos tocar no We Låve Rock Festival em Hurum, na Noruega; Reginateatern em Uppsala, Suécia em maio. Também tocaremos no Crescendo Festival na região de Bordéus, França, em agosto.

 

Muito obrigado, mais uma vez, Hasse. Queres acrescentar mais alguma coisa ou enviar alguma mensagem para os teus fãs?

Obrigado por me receberes, Pedro, foi um prazer conversar contigo. Bem, espero um dia voltar ao teu lindo país. Afinal, já toquei algumas vezes em Lisboa, Porto e Guimarães e tenho ótimas lembranças, portanto, espero ver-vos um dia.


Comentários