Entrevista: Sarah Perrota

 

Por esta altura já Sarah Perrota anda em digressão com a sua banda pela Europa (Portugal não incluído, naturalmente!) a promover o seu excelente trabalho do ano passado, Blue To Gold. Boa oportunidade, por isso, para conversarmos com a nova-iorquina sobre esse álbum, a sua criação e todo o naipe de grandes músicos que a acompanham.

 

Olá, Sarah! Como estás? Obrigado, por esta oportunidade! Com Blue To Gold, alcançaste a marca de quatro álbuns. O que é diferente ou semelhante aos teus trabalhos anteriores?

Olá, Pedro! Obrigado! Estou bem a preparar-me com a minha banda para a nossa próxima tournée europeia em maio! Sim, cada um dos meus álbuns e bastante diferente. Blue To Gold é particularmente único por causa da oportunidade de trabalhar com o produtor/baterista de classe mundial Jerry Marotta (de Peter Gabriel, Hall & Oates) no Dreamland Recording Studio em Woodstock, Nova Iorque. Jerry colocou-me sob a sua asa e passamos anos a cultivar as músicas e sons deste álbum. É a minha voz e as minhas músicas como nos meus álbuns anteriores, mas desta vez produzidas por Jerry.

 

No entanto, acho que poderíamos começar com uma breve apresentação da tua carreira…

Eu tenho tocado música a vida toda. Cresci numa família musical onde todos tocavam pelo menos um instrumento e cantavam. Estudei piano clássico dos 7 aos 19 anos e estava sempre a inventar músicas no piano e a cantar. Tive várias bandas no secundário, fui estudar Jazz na faculdade e lancei o meu primeiro álbum de música eletro pop aos dezanove anos. Fiz tournées internacionais, tive as minhas músicas apresentadas em programas de TV e bandas sonoras de filmes. Nunca desisti, embora seja um negócio desafiador e tive a oportunidade de tocar muita música com muitos grandes músicos.

 

Que músicos estão contigo neste álbum? Eram os que querias ter?

Sim! Tantos talentos imensos neste álbum, incluindo os baixistas Tony Levin (de Peter Gabriel, King Crimson) e Sara Lee (de The B52s, Gang of Four), os guitarristas Marc Shulman (de Suzanne Vega), Bill Dillon (de Joni Mitchell, Robbie Robertson), Gerry Leonard (de David Bowie, Rufus Wainwright), Peter Calo, Johnnie Wang, Jay Perrotta, os teclistas Pamela Sue Mann (de David Carbonara), Rupert Greenall (de The Fixx), Daniel Weiss (de Joan Osborne), os cantores Heather Masse (dos The Wailin' Jennie's), Natasha Althouse, Erin Stewart, a violinista Megan Gugliotta, o arranjador de cordas italiano Enzo DeRosa, os bateristas Peter O'Brien (dos The Brubeck Brothers) e, claro, Jerry Marotta (de Peter Gabriel, Hall e Oates, etc).

 

Na verdade, tens alguns dos nomes do rock mais respeitados de toda a história! Como os conseguiste?

Eu moro perto de Woodstock, Nova Iorque, um nexo de músicos conhecidos e tive a oportunidade de conhecer e tocar com muitos deles ao longo dos anos. Eu conheci cada um dos músicos de Blue To Gold de maneiras diferentes. Conheci Sara Lee (baixista dos The B52s, Gang of Four) enquanto abria para ela num festival. Percebemos que éramos vizinhas e tornamo-nos boas amigas. O guitarrista de Bowie, Gerry Leonard, e a sua esposa, Pamela Sue Mann, contrataram-me para ensinar música à filha deles. Também me tornei amiga deles e durante algum tempo toquei numa banda com Pamela. A cantora Heather Masse dos The Wailin' Jennie's também é uma amiga querida com quem canto muitas vezes. Este é o terceiro álbum meu em que Tony Levin toca baixo. Eu sempre fui fã do seu trabalho magistral e tenho muita sorte de ter o seu tom incrível e senso melódico em outro álbum meu. É um pouco louco que tenha juntado a outra metade da aclamada seção rítmica quando o baterista Jerry Marotta assinou como produtor de Blue To Gold. Jerry trouxe a sua equipa para adicionar elementos-chave ao disco, incluindo os guitarristas Marc Shulman, Bill Dillon e Peter Calo, os organistas Daniel Weiss e Rupert Greenall, o arranjador de cordas italiano Enzo DeRosa e o engenheiro de mistura Michael Cozzi.

 

O que tentas afirmar com um título como título Blue To Gold? Tem algum significado?

Trata-se de fazer algo do nada, usando a criatividade para sobreviver.

 

Pelo que entendi, as músicas de Blue To Gold foram criadas nos últimos anos. Porque seguiste esse processo de criação?

Foi o ritmo natural dessa colaboração em particular. Nada foi empurrado ou forçado. Trabalhamos quando pudemos. Nem Jerry nem eu esperávamos que demorasse tanto, mas aprofundamo-nos e ninguém queria apressar a conclusão.

 

A pandemia afetou os processos criativos ou de gravação?

A pandemia afetou a finalização e lançamento do álbum. Estava a chegar ao fim quando a pandemia começou.

 

De que forma te preparaste para fazer este novo álbum? Seguiste a tua metodologia de trabalho habitual?

Foi um processo incomum, imprevisível e profundamente gratificante. Para várias músicas, Jerry pediu-me para gravar as minhas partes de piano com cada mão separadamente para que ele pudesse coloca-las em estéreo. Tudo foi meticulosamente pensado. Como uma pintura, adicionamos camada sobre camada, cada parte simplificada e refinada para trabalhar em conjunto e servir ao todo maior de cada música.

 

Por que disseste que essas músicas eram como orações ou meditação para ti? É um álbum pessoal e íntimo?

Sim. Quando me sento para escrever uma música, é um processo de abertura para permitir que as emoções se movam através de mim, semelhante à meditação. Depois cultivo a emoção crua e sigo-a até uma ideia completa. É a minha forma de rezar. O estúdio de gravação Dreamland fica numa antiga igreja, portanto, enquanto estávamos a trabalhar no álbum, houve sempre esse pano de fundo de estar num lugar sagrado.

 

Por esta altura já começaste a tua tour europeia. Que expectativas tens e o que podes dizer aos teus fãs europeus?

Sempre fui bem recebida pelo meu público europeu e estou muito animada para retribuir através desses espetáculos ao vivo! Eu tenho uma banda realmente fantástica e temos um conjunto dinâmico reservado para esta tournée. Mal posso esperar para tocar!

 

Obrigado, mais uma vez, Sarah. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Agradecer apenas! Obrigado por me pedires para fazer esta entrevista e obrigado a todos os leitores. Espero que todos gostem do álbum e talvez vos veja num espetáculo!


Comentários