Entrevista: Drive At Night

 


A meados de junho a Suécia viu nascer, fruto do lançamento de Echoes Of An Era, um novo projeto na sua senda de boas bandas de melodic rock: os Drive At Night. O projeto junta dois elementos que são conhecidos de quem acompanha nomes como SunStrike e Astral Doors – Joachim Nordlund e Johan Lindstedt. E foi com eles que fomos conversar para saber um pouco mais destes saudosistas.

 

Olá, Joachim e Johan, espero que esteja tudo bem com vocês. Echoes Of An Era é o álbum de estreia deste novo projeto. Quando sentiram o clique para começar o projeto Drive At Night?

Quando começamos a escrever este álbum, a nossa intenção era fazer outro álbum dos SunStrike. Mas quando o cantor não o quis fazer, decidimos deixar Joachim cantar as novas músicas e chamar outra coisa qualquer. Nasceram os Drive At Night.

 

E o que o motivou a iniciar esta parceria?

A parceria entre mim (Joachim) e Johan não é algo novo. Já remonta há 20 anos. Nós somos os dois principais compositores da banda sueca Astral Doors e até fizemos dois álbuns com os mencionados Sunstrike. Somos cada um contrapartes e trabalhamos muito bem juntos.

 

Musical e liricamente, qual é a vossa abordagem para este novo projeto?

É rock melódico dos anos 80 como gostamos de ouvir. Nós dois somos grandes fãs da cena musical dos anos 80, particularmente do material melódico. Eu sempre fui fã de teclados, portanto eles são bem proeminentes na mistura. As letras são uma mistura entre coisas festivas e coisas mais sérias como One onde falamos sobre todas as merdas que acontecem neste mundo agora. Também podes encontrar algumas histórias de amor.

 

Que metodologia de trabalho seguiram para este novo projeto?

Eu e Jonah escrevemos e gravamos todas as nossas músicas no meu estúdio. Alguns de nós têm uma ideia, pode ser um riff de guitarra, um refrão ou qualquer outra coisa. Depois trabalhamos juntos até que a música fique concluída. Não é grande coisa. Acho que já escrevemos cerca de 200 músicas juntos até agora.

 

Como surge o nome do projeto e o que significa?

Eu inventei o nome assim, não sei de onde veio. Parecia porreiro e parecia bem escrito. E acho que as músicas combinam muito bem com conduzir o teu cabriolet numa noite quente de verão! É música de carro para os meus ouvidos.

 

De qualquer forma, ainda são membros dos Astral Doors e dos SunStrike?

Talvez não para os SunStrike, já que este projeto é, de alguma forma, a sua substituição. Mas Astral Doors, sim. Mas agora estamos numa pausa muito longa. Tem sido mais do que o esperado para todos nós, eu acho. Mas já falamos sobre um regresso e fazer o nosso 10º álbum. Isso seria muito bom.

 

Em que outros projetos estiveram presentes nos últimos anos?

Há alguns anos, Joachim lançou o seu primeiro álbum solo. Dreams Of Avalon é como se chama esse projeto. E Johan tem o seu próprio bebé chamado Freaks And Clowns. Até agora lançaram três álbuns.

 

Pude aperceber-me ao ouvir este álbum que a melodia é um dos grandes objetivos. Também sentiram que era o vosso objetivo principal?

Uma boa melodia é sempre o objetivo quando eu e Johan escrevemos música. Nós dois temos as nossas raízes na cena do rock melódico dos anos 80, portanto isso é muito importante. Eu quero que as pessoas cantem o refrão depois de apenas uma audição, portanto, sabemos que fizemos alguma coisa bem.

 

Três singles foram lançados em avanço (The 80's Calling, Youth Of Today e Weekend Fun). Por que escolheram estas músicas para esse propósito?

The 80’s Calling era bastante óbvia, queríamos deixar claro logo de caras do que se trata. E é uma música boa. O mesmo com Youth Of Today é uma afirmação. Alguém tem que continuar esse legado, simplesmente tocar rock'n'roll e divertir-se. Weekend Fun é uma música de festa e não é comum ver letras assim hoje. E é a nossa música fora do corona. Agora estamos finalmente livres!

 

Podemos ver uma certa nostalgia nas vossas músicas, quando usam, por exemplo, títulos como The 80's Calling ou Youth Of Today?

Nessas duas músicas com certeza. A música era melhor no passado, isso é um facto. E os anos 80 são a melhor década de todos os tempos, se nos perguntares.

 

Este álbum é o resultado do trabalho apenas de vocês os dois ou tiveram alguma ajuda extra?

Não, fizemos tudo sozinhos, exceto o artwork. Eu cantei e toquei tudo, exceto a bateria, essa é a parte de Johan. Também misturei e masterizei. Portanto, foi tudo feito por nós os dois.

 

Haverá alguma oportunidade de levar estas músicas para palco?

Não, não neste momento de qualquer maneira. Seria divertido, mas vamos lançar mais um álbum e depois veremos aonde isso nos levará.

 

Muito obrigado, Joachim. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Obrigado pela entrevista, foi um prazer!


Comentários