Entrevista: Lacrimas Profundere

 


Bleeding The Stars foi um sucesso. E, sem pressão nem receios, os Lacrimas Profundere apresentam How To Shroud Yourself With Night, o seu irmão malvado. Um disco feito para surpreender, para incomodar e que ultrapassa todas as expetativas. Para conversarmos sobre esta nova e impressionante obra do coletivo germânico, tivemos uma agradável conversa com o simpático guitarrista Oliver Nikolas Schmid.

 

Olá, Oliver, tudo bem? Há três anos atrás, Bleeding The Stars foi um enorme sucesso. Quando começaram a trabalhar neste novo álbum, sentiram mais motivação ou pressão?

Em primeiro lugar, quero agradecer muito pela oportunidade e pelo interesse no nosso novo álbum. Começamos a tentar escrever coisas novas em meados de 2019, mas, efetivamente, nessa altura, a pressão impediu-me. Isso tirou-me um pouco o sono. Finalmente, voltámos aos trilhos e capazes de construir sobre velhos sucessos e de repente lá estava, a pergunta diária: hoje é dia de escrever algo especial? No entanto, não podes forçar e acabar no perfeccionismo e a pensar demais nas coisas. Qualquer artista tem que travar esta batalha. À medida que alguém se torna mais bem-sucedido, o sucesso torna-se um predador. Tem um lado bom – tocar em salas cheios, bons pagamentos, patrocinadores felizes, mas também te pressiona. Às vezes tens que te esforçar para não perder a diversão ou perguntar por que estás a colocar todo esse stress em ti próprio. Quase fui devorado por isso, mas lembrei-me de como comecei esta banda por amor aos doomers do Reino Unido, Paradise Lost. Lembrei-me da altura em que os descobri e pensei nos dias em que andámos juntos em tournée e nos encontrávamos em festivais. Foi quando os primeiros riffs de Wall Of Gloom foram escritos. Algumas músicas são algo como uma homenagem à banda e aos nossos primórdios. De repente, tive um motivo para me levantar de manhã. No dia seguinte as minhas influências foram Arch Enemy, Anathema, Sisters of Mercy, Primordial ou The Cult. Literalmente floresci. Tu não classificas os sentimentos em cem géneros, porque fazer isso com a música? Bem, posso apresentar: o irmão malvado de Bleeding The Stars.

 

Qual foi o caminho que definiste a ser seguido no novo álbum? Como se depreende, não procuraste recriar Bleeding The Stars?

Tenho uma família grande e uma casa muito modesta. E tive que limpar a minha sala de gravação para a criança n.º 3 e o único lugar para eu descansar era na casa de banho, em frente à banheira. Tranquei-me lá e agachei-me com o meu iPad e guitarra. Espero que esta informação não seja a minha ruína na tua review (risos)! Alguns meses depois de começar o processo de composição, eu já tinha muitas ideias de músicas prontas que seriam uma aposta segura e eu não teria arriscado assustar nem mesmo um comprador. Mas eu não queria um álbum que não surpreendesse ninguém, que não correspondesse completamente às expetativas e não incomodasse ninguém. A minha ideia do disco era exatamente o oposto, deveria surpreender, deveria perturbar, deveria emocionar. Porque é arte e a arte é corajosa! Foi esse o caminho. Todas as mudanças precisam de coragem, acho eu. Seja largar o emprego para te encontrares, ir para o estrangeiro por um ano, fazer uma tatuagem de corpo inteiro, saltar pela primeira vez do trampolim de 10 m ou apenas visitar o Penis Museum na Islândia (risos)! Portanto, quando juntas tudo isso, tens uma sensação de como nos sentimos no estúdio quando o quebra-cabeça lentamente se juntou e se desenvolveu numa obra de arte total (risos)!

 

Nesse sentido, como definirias How To Shroud Yourself With Night?

Esta é difícil! Eu diria que desta vez cruzamos as fronteiras de géneros. O GothCore já nasceu? Caso contrário, algumas faixas podem ser o modelo. Uma tempestade de emoções, a porta para outro mundo. Lembro-me de ler comentários no YouTube a respeito dos primeiros singles como "eu sinto que a música agarra na minha mão e diz que está tudo bem, eu vou guiar-te" ou "isto é vida" ou "se algo pudesse atingir o coração, só poderia ser assim “! O álbum é a prova de que ainda se pode inventar algo novo, surpreendente e diferente. O que foi criado aqui é algo muito especial, incomparável para nós. Ele chama atenção. É uma montanha-russa de sentimentos. É construir uma ponte entre Lacrimas e o futuro. Deixamo-nos à deriva e posso dizer com orgulho que não fizemos as coisas porque eram fáceis - mas sim, porque eram difíceis. É como aproveitar a chuva. Há pessoas que sentem a chuva e outros só se molham. Este disco é para os que têm sentimentos!

 

Tiveste a oportunidade de experimentar alguns novos elementos nas tuas músicas?

Sim, por tentativa e erro. Fiz muitas coisas com o EBow para obter feedback ou tentei guitarras com captadores sustainiac. E ouvimos as músicas. O que a música queria. Eu nunca vou esquecer a Curtain Of White Silence! Eu tinha preparado um solo de guitarra muito longo para a música ao estilo da obra-prima Gaia de Wildhoney dos Tiamat. Estive constantemente a tocar guitarra, a praticar, a escrever e passei dias após dias até ficar satisfeito com o resultado. Ficou extenso e muito longo e acabou por destruir a atmosfera da música. Simplesmente não se encaixou no desenvolvimento da música e eu estaria a mentir se dissesse que foi fácil apagar as faixas de guitarra que já estavam gravadas. Mas essa música significava fazer concessões e recuperar o teu próprio ego, apenas dando tudo pela música, submetendo-se a ela, ouvindo o que ela te queria dizer. O mesmo aconteceu com os vocais: apenas um dia antes das gravações dos vocais, Julian e eu estávamos a tocar no estúdio e de repente lá estava, o refrão que nos surpreendeu, os nossos rostos estavam radiantes, é difícil descrever o momento, mas como que nos agarrou. Sim, algo muito especial, incomparável para nós, foi criado aqui e tenho a certeza de que também sentirás isso ao ouvir a música.

 

Afirmaste que How To Shroud Yourself With Night se tornou, de longe, o vosso trabalho mais espirituoso. Em que sentido?

Sim, não somos a banda que queres ouvir se tiveres momentos engraçados ou beberes bebidas com guarda-chuva num bar de praia. Nós somos o tipo de banda que deverias tocar quando a tua namorada te deixa e odeia a tua vida (risos)! Para ser honesto, não queríamos um álbum que não surpreendesse ninguém, que não correspondesse completamente às expetativas e não incomodasse ninguém. Queríamos exatamente o contrário, deveria surpreender, deveria perturbar, deveria emocionar. Era como se estivéssemos sentados no mesmo jardim de cerveja há décadas e agora tentávamos o pub do outro lado da rua.

 

A escrita e a composição estiveram apenas sob a tua responsabilidade e do teu irmão ou foi um esforço mais coletivo?

Novamente, Christopher fez muito. Ele surgiu com o título e o tema do álbum. Julian também trouxe muitas coisas para a mesa. Julian sente-se mais em casa no metal moderno e Chris é a pessoa da velha escola Sisters Of Mercy e The Cult. Essa combinação é diferente das outras bandas por aí, diria eu.

 

Este é o segundo álbum com Julian nos vocais. Encontraste o frontman certo para LP?

Absolutamente sim! Julian é como um animal em palco. Ele soprou uma nova vida em nós. Ele é como o Homem-Aranha. Espera… não, Venom por causa das suas lentes brancas que ele usa sempre ao vivo, portanto provavelmente encaixa-se melhor (risos)! Ele salta as barreiras diretamente para a plateia, começa um mosh pit onde ele está no meio dele e recebe arranhões e cortes, sobe nas treliças e é simplesmente um cantor e uma pessoa maravilhosa. Mas tudo começou durante as sessões do álbum Bleeding The Stars em 2018. Lá, ouvi o que Julian pode fazer com a sua voz. Fiquei espantado porque ele pode simplesmente cantar qualquer coisa. Alto, profundo, áspero, gutural. Essa oportunidade deu-me a liberdade de escrever como sentia na minha cabeça, sem pensar se o cantor aguentaria ou não.

 

A respeito de Ilker – é a primeira gravação dele convosco?

Sim, é. Ele foi membro de longa data dos Freedom Call. Ele tem o seu próprio estúdio e gravou todo o material de baixo lá mesmo. Mas funcionamos juntos, Jules, Ilker, Domi e eu. Eu sinto que isto não é apenas uma banda ou trabalho – é como uma família. A química é ótima e essa faísca transfere-se para as pessoas nos espetáculos ao vivo ou quando assistem aos nossos vídeos. Nós gostamos uns dos outros. Nós agarramos no que imaginamos ser a música moderna e fizemos um híbrido de quem éramos, quem somos e quem queremos ser e parece que todos estão a trabalhar para o mesmo objetivo: LACRIMAS PROFUNDERE e o seu novo álbum.

 

O artwork é incrível. Quem foi o responsável por isso?

Por acaso, deparei-me com Bahrull e a sua arte inspiradora quando estava a navegar pelo Facebook e algumas fotos chamaram a minha atenção. Mas havia uma foto que me atraiu imediatamente e consegui garantir os direitos para ela. Bahrull é uma pessoa muito fixe e espero que também possamos trabalhar juntos em lançamentos futuros.

 

Liricamente, que questões trazem para a mesa desta vez?

Em primeiro lugar, surgiu o título. Quando Christopher surgiu com ele, fiquei simplesmente deslumbrado. Ficar envolto pela noite é uma ideia muito sombria e também funcionou muito bem com as minhas demos de músicas, que na maioria das vezes eram muito sombrias. Quando a escuridão te cerca por muito tempo, torna-se uma caraterística tua, não é mais o desconhecido, mas parte de quem és. Quando se vê a noite como beleza, o medo também desaparece. O verdadeiro tema do álbum é o desejo de simplesmente desaparecer, de ser invisível e não ter que lidar mais consigo próprio nem com o mundo exterior. É sobre sombras, sobre escuridão e objetos místicos que combinam o poder único do nada.

 

Como foi trabalhar novamente com o produtor Kristian Kohlmannslehner? Decorreu tudo como planeado?

Sabes como é, cada música que compões e fazes uma demo é como um dos teus bebés. Vês como ele cresce, mas haverá o momento em que terás que lhe dizer adeus e entregá-lo a outras mãos no jardim de infância. Isso pode descrever um pouco a sensação de quando entregas as tuas ideias nas mãos dos produtores, mas depois de dois anos a escrever músicas estás numa uma espécie de túnel e é bom que haja outra pessoa que tenha uma lanterna para iluminar o túnel (risos)!

 

Em setembro começarão uma tour alemã (com uma data na Áustria, suponho). Como está a ser a preparação?

Queremos fazer uma tour sem bandas de apoio. Só nós e um set de duas horas e meia incluindo músicas antigas, atuais e novas. Algo para todos. Vamos ensaiar um dia num clube para obter a atmosfera ao vivo e há planos de transmitir o ensaio completo na nossa conta do Instagram. Em outubro provavelmente iremos para Bucareste e Istambul e a partir de novembro temo que os regulamentos do covid se tornem mais rígidos novamente e é por isso que não planeamos nada para esses meses.

 

Os vossos fãs portugueses podem esperar outra visita vossa?

Efetivamente nós gostaríamos de voltar para um festival ou algo assim. Portanto, promotores por aí, enviem-nos uma oferta. E em 2023 lançaremos um EP para comemorar os 30 anos da banda. Merda, eu preciso voltar a começar a escrever músicas, espero que a casa de banho não esteja ocupada.

 

Muito obrigado, Oliver, mais uma vez. Foi um gosto! Queres enviar alguma mensagem para os vossos fãs portugueses?

Muito obrigado pelas ótimas perguntas. Adoramos os nossos amigos em Portugal! Obrigado por nos ouvirem, vocês estão entre os nossos 20 melhores ouvintes de todos os tempos no Spotify, portanto espero ver-vos a todos por aí, fiquem seguros, abraços.


Comentários