Entrevista: Anims


 

Um pouco mais de sentimento é sempre melhor do que uma nota extra. Uma conclusão de Francesco Di Nicola, guitarrista dos Anims, que nos faz, verdadeiramente, pensar. Para além disso, a nossa conversa com o guitarrista assentou no primeiro álbum do projeto, God Is A Witness.

 

Olá, Francesco, obrigado pela disponibilidade. Em primeiro lugar, podes apresentar os Anims aos metalheads portugueses?

Em primeiro lugar, obrigado por esta oportunidade maravilhosa. O projeto Anims nasceu do desejo preciso de compor e depois gravar dez músicas para fazer um álbum. Tudo começou com uma colaboração entre mim e Luca Bonzagni, o primeiro e histórico cantor do grupo italiano Crying Steel; depois de tocar com vários músicos, o baixista Elio Caia e finalmente o baterista Diego Emiliani juntaram-se a nós permanentemente. Na altura da gravação da voz, após a gravação dos backing tracks, o cantor abandonou o projeto e assim começou a busca por uma nova voz, uma voz que pudesse interpretar e talvez até acrescentar algo novo às dez músicas que já havíamos iniciado e com as quais fomos felizes. A cantora Elle Noir foi a escolha certa!

 

Podes contar-nos um pouco da tua história até agora?

Além de outras pequenas experiências, toquei com Danger Zone nos anos 80 e com Crying Steel no início dos anos 90. Depois toquei numa banda de covers durante um longo período, após o que começou a colaboração com Luca Bonzagni, resultando na composição de cerca de 20 músicas, dez das quais estão incluídas em God Is A Witness. As outras dez faixas acabaram de ser misturadas e gravadas, mas vão dar vida a um projeto totalmente diferente com Bonzagni atrás do microfone, Paolo Caridi na bateria e eu na guitarra e no baixo. Um álbum que provavelmente será lançado até o final do ano.

 

Quais são as vossas principais influências?

Gosto sempre de recordar um dia em 1980, no final do ano. Eu tinha 15 anos de idade, tocava guitarra há alguns anos e só tinha um disco de rock em casa, Love Gun dos Kiss, ideal para aprender e refinar o estudo da guitarra heavy/rock. Eu tinha um pouco de dinheiro do Natal e decidi investir na compra de alguns discos. Escolhi três álbuns aleatórios na loja, apenas pela curiosidade que as capas me incutiram. Sem nem saber o que tinha comprado, voltei para casa com Back In Black dos AC/DC, Heaven And Hell dos Black Sabbath e o primeiro álbum dos Iron Maiden. Fiquei incrivelmente impressionado com os dois primeiros, tive que ouvir o terceiro várias vezes para o metabolizar, mas não demorou muito para ele também me fascinar. Aquele dia de compras consagrou a minha abordagem ao rock para sempre e nos anos seguintes eu entrei definitivamente na nova onda do heavy metal britânico. Os americanos, muitas vezes muito "comerciais", nunca me conquistaram, assim como os músicos modernos. Infelizmente, muitas vezes acho difícil apreciar os últimos: sinto que a música deles é principalmente focada na técnica e falta o coração e a paixão que os músicos do passado tinham. No entanto, estou ciente do facto de que essa falta de compreensão é uma desvantagem para mim. Criticar a juventude é o erro mais comum que uma pessoa madura pode cometer. Quando ouço músicas atuais, muitas vezes sinto que estou a ouvir exercícios de guitarra, bateria e vocais em vez de música feita com paixão. Para responder à pergunta, ainda sou influenciado apenas pelas big bands do passado, as únicas que ainda hoje, depois de 35/40 anos, conseguem lotar grandes espetáculos sozinhas.

 

Como surge o vosso nome? Tem algum significado?

Anims não é uma palavra italiana e obviamente também não é uma palavra inglesa. Na verdade, eu não queria representar o projeto e o grupo com uma palavra de nenhum dos dois idiomas. Anims vem da palavra italiana anima (alma) e o s vem do plural do inglês, porque somos mais de que um. Uma coisa é certa, somos quatro pessoas que trabalharam para este projeto com todas as nossas almas. A palavra é, portanto, inventada, mas no meu coração, significa "as almas", quem deu vida a God Is A Witness.

 

God Is A Witness é a vossa estreia. Durante quanto tempo trabalharam neste álbum?

Compusemos as dez músicas em 2017 e 2018. Em 2019 gravamos as faixas de apoio e assim que terminamos, Bonzagni anunciou a sua decisão de não cantar por motivos pessoais. Quando ele decidiu sair, a melodia da música The Dancers ainda não estava composta, algumas partes vocais eram incertas e, de qualquer forma, tiveram que ser adaptadas à letra que eu estava a escrever aos poucos porque, na altura da partida de Luca, ainda não estavam completas. Quando o cantor saiu, eu ainda quis terminar o projeto a todo custo, porque mesmo que elas ainda não estivessem misturadas, eu estava feliz com as faixas de apoio. Trabalhei nas melodias usando algumas gravações da sala de ensaio, o que eu conseguia lembrar e com a minha criatividade. Enquanto compunha as letras, experimentei alguns cantores, mas ninguém parecia ter a voz certa para interpretar o álbum. Então, um dia, tive a oportunidade de ouvir a música Higher cantada por Elle Noir, uma bela música do grupo italiano de hard rock Saints Trade e eu apaixonei-me imediatamente pela sua voz. Uma voz quente, sinuosa, sensual e poderosa. Eu tinha a certeza de que aquela voz, quando adicionada às faixas do álbum, certamente levaria God Is A Witness a um outro nível. Entrei em contacto com ela e pedi que cantasse para nós sem nenhuma audição. A voz foi então gravada na segunda parte de 2020, a mistura foi feita nos primeiros meses de 2021.

 

O álbum tem uma abordagem moderna de heavy metal. Era o vosso propósito para este álbum?

Honestamente, como acabei de dizer, o som moderno deve-se principalmente à voz de Elle Noir. Eu acho que é incomum para uma banda de heavy rock: ela não tem aquela típica voz áspera que carateriza o rock, mas de alguma forma ela combina muito bem e tem a força de adicionar um grande caráter e um toque moderno. Não há um propósito específico para o álbum, no entanto, enquanto eu refinava o material, tinha um objetivo muito íntimo e pessoal: provar para quem ouve que nós, sul-europeus, podemos produzir um heavy rock grande, verdadeiro e profissional. Infelizmente, todos nós temos um problema evidente e sério quando se trata de credibilidade internacional. Não estou a dizer que consegui mudar isso, mas apenas que dei o meu melhor, em cada pequeno detalhe.

 

No início, a ideia era ter God Is A Witness apenas em versão digital. Quando a surge a oportunidade de um lançamento físico?

É verdade, inicialmente o álbum só foi lançado em formato digital porque achávamos que já ninguém ouve CDs em casa ou no carro. Ao longo dos meses, após o lançamento do álbum, surgiram muitas ótimas críticas. Em muitos delas (assim como em muitas conversas privadas) as pessoas queriam saber por que um CD real não foi lançado também. Elio Caia e eu, portanto, passamos a lançar um disco físico também. Afinal, ter um disco de verdade nas tuas mãos é muito satisfatório.

 

Esta versão física do álbum é a mesma que a digital ou melhoraram alguma coisa?

As versões são idênticas. O disco foi gravado no Pristudio de Roberto Priori, meu velho amigo e parceiro de palco dos anos 80 que ainda é integrante do Danger Zone.

 

Como foi o processo de gravação? Correu tudo como planeado?

Basicamente, já respondi a esta pergunta no ponto anterior. Gravar foi a parte mais fácil. Roberto Priori é um bom músico e um engenheiro de som habilidoso. Confio totalmente nele quando se trata de passar o tempo no estúdio da maneira mais eficiente. Além disso, temos a mesma idade e a mesma formação, musicalmente nascemos com as mesmas notas e entendemo-nos perfeitamente. Diverti-me muito tanto com Diego Emiliani durante os dois dias intensos dedicados à bateria, como nas sessões de canto com Elle Noir, cantora com quem me diverti muito. Elle é uma verdadeira profissional e uma mulher extraordinariamente modesta. Ela responde às indicações apenas com os seus vocais impecáveis que, garanto, saem com força total no estúdio. Ainda colaboro com ela; estamos atualmente a gravar algumas peças antigas e novas que talvez façam parte do segundo álbum dos Anims.

 

Muito obrigado, Francesco, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Sim, obrigado! Eu gostaria de dizer a todos os leitores que tocam um instrumento e que produzem o seu próprio rock para o fazer com todo o coração e liberar o que realmente sentem por dentro, para não pensar em copiar guitarristas que produzem bilhões de notas por segundo, os gritadores que batem sempre notas mais altas e mais baixas, bateristas que geram preenchimentos cada vez mais complicados, frios e técnicos. Coração, coração, coração! Um pouco mais de sentimento é sempre melhor do que uma nota extra, esta é a única coisa que importa ao tentar expressar uma emoção real. Saudações a todos os metalheads portugueses e mais uma vez obrigado!!!


Comentários