Entrevista: Brian Woodbury

 

Antes e durante a pandemia, o criativo músico americano Brian Woodbury (o californiano, porque há outro, como veremos!) escreveu um conjunto de 4 álbuns aos quais intitulou, genericamente, Anthems & Antithets. A única parte que chegou às nossas mãos foi a última, que traz o subtítulo Rhapsody & Filigree. É uma obra grandiosa e de uma criatividade a todos os níveis, aliás, como o próprio Brian Woodbury explica na interessantíssima entrevista que nos concedeu. Ah! E onde também se fala do outro Brian Woodbury.

 

Olá, Brian, como estás? Obrigado pela disponibilidade e parabéns pelo teu excelente novo álbum. Rhapsody & Filigree é a quarta e última parte da coleção de 4 álbuns. Para fazer um ponto de situação, em que consiste esta coleção? Todos eles são diferentes entre si, certo? Podes explicar-nos em que?

Olá, Pedro, obrigado! Fico muito feliz que tenhas gostado do meu novo álbum. Rhapsody & Filigree faz parte de um conjunto de 4 álbuns chamado Anthems & Antithets que criei durante a pandemia. Cada álbum tem um clima musical diferente: o primeiro álbum Levity & Novelty apresenta canções cómicas ou inéditas; o segundo álbum Balladry & Soliloquy tem canções mais pessoais, confessionais e de histórias; o terceiro álbum Antipathy & Ideology centra-se em canções políticas; e o quarto volume Rhapsody & Filigree é dedicado a canções artísticas, música progressiva, psicadélica e experimental.

 

A respeito de Rhapsody & Filigree, qual foi a tua principal prioridade artística?

Primeiro, dei a mim mesmo mais liberdade para explorar músicas ou peças com formas expandidas, que não eram estritamente estruturas Verso-Refrão-Verso-Ponte-Refrão. Algumas coisas são completamente compostas, como Two Halves, uma homenagem aos Captain Beefheart que escrevi com Kimara Sajn (Thinking Plague); ou Dystopian Fantasy, uma música sobre o cliché moderno e irrefletido de um futuro apocalíptico. E algumas são formas de música muito expandidas com muitas seções diferentes, como Theseus Rex e Brief Mass. Em segundo lugar, entreguei-me ao meu senso de inquietação harmónica. As minhas músicas geralmente têm muitos acordes, com frequentes mudanças de tonalidade. Para este álbum, eu levei para outro nível. Mesmo em músicas bastante pop como The Day The Music Never Died - que é uma espécie de power pop, música do tipo They Might Be Giants sobre o domínio dos séculos 18 e 19 na música clássica - há muito de mudanças de tom no refrão, praticamente cada linha está num tom diferente. Esse tipo de coisa acontece muito no álbum. Terceiro, fiz as músicas sobre assuntos incomuns, como a formação da lua (Our Cattywampus World), ou o monólogo interno de um físico de partículas a tentar determinar a natureza do tempo (Bad Timing - uma música onde cada linha está num género musical diferente). Eu tento sempre escrever músicas sobre coisas sobre as quais ninguém escreveu uma música, mas para este álbum, eu estava ainda mais determinado a explorar ideias únicas.

 

Todos os quatro álbuns foram compostos durante a pandemia. Estas criações também podem ser vistas como uma terapia para todos os confinamentos?

Para ser sincero, algumas das peças foram iniciadas antes da pandemia. Mas, de certa forma, foi conveniente ser forçado ao confinamento. Costumo trabalhar sozinho e trabalho muitas horas, 7 dias por semana, portanto provavelmente estaria a trabalhar da mesma maneira sem a pandemia. Mas pelo menos não precisei dar desculpas por ser tão antissocial. Quanto à terapia, acredito que realmente foi. Deu-me um propósito muito claro e foi um grande consolo, quando o isolamento foi mais extremo, quando não via ninguém além da minha esposa. Cada álbum é quase um álbum duplo, com mais de 70 minutos cada, ou seja, tentei explorar muito bem cada uma das vibes. Cada período é colorido na minha mente com o clima do álbum em que eu estava a trabalhar. O último álbum foi a experiência mais alegre e foi uma boa maneira de sair de um longo período de trabalho duro. Uma das colaborações interessantes que aconteceram durante a pandemia foi a música How Soon We Forget, How Long We Remember, que tem 8 coautores. É uma música sobre a evolução cultural - como a linguagem e a música mudam ao longo do tempo. Foi criada usando uma experiência musical - como um jogo de "telefone" musical. Enviei o refrão da música para um músico e fiz com que eles ouvissem uma vez e esquecessem e, depois, se tentassem lembrar e gravassem eles próprios. Depois, passamos essa versão para o próximo músico, que fez o mesmo, e assim por diante. Quando terminamos, juntei todas as peças, como um tema e variações.

 

Neste volume 4, contas com um número incrível de músicos para os mais diversos instrumentos. Em algum momento trabalham juntos ou tudo foi feito remotamente?

A maior parte da gravação foi feita remotamente, especialmente para os álbuns 2 e 3. Com os vocalistas eu prefiro trabalhar pessoalmente. Assim, quando era possível, eu usava a minha máscara e eles tiravam as suas para cantar. Muitas vezes, porém, os meus colaboradores estavam em diferentes partes do país ou do mundo, pelo que teve que ser feito remotamente. Trabalho assim há mais de vinte anos, portanto não é um prejuízo para a minha mente.

 

Há três músicas neste álbum sobre as quais gostaria de falar contigo. A primeira – a faixa de abertura Theseus Rex. É uma opera rock sobre o filho bastardo de Jerry Garcia, dos Grateful Dead. Como é que uma ideia destas te surgiu?

Eu penso em Theseus Rex como uma mini opera rock. É inspirada em óperas de rock progressivo, de bandas como o início dos Genesis. Mas, este encaixa-se numa música de 9 minutos. Theseus Rex conta uma história mitológica - é uma atualização do mito grego de Teseu, onde Teseu é - como mencionaste - o filho bastardo de Jerry Garcia. Eu queria ter essa mitologia, mas misturá-la com uma história mais recente. Então, a história começa no final dos anos 60 e vai até 2001 e a guerra contra os Talibãs no Afeganistão. O assunto foi sugerido pela música, que surgiu primeiro. A minha demo inicial tinha um som de guitarra vagamente Jerry Garcia. Eu não sou um dead head, também não conheço a sua música muito bem e há muito pouco dos Grateful Dead musicalmente em Theseus Rex, mas a ideia pegou, mesmo que a música tenha mudado. Sempre gostei do mito de Teseu e limitei-me a juntar as duas coisas na história - Jerry Garcia e Teseu. Compus e gravei a primeira versão da peça em 2008. Portanto, em 2021, revisitei a história e a letra e adicionei algumas coisas. E trouxe os mesmos músicos para acrescentar ao que já tinha sido gravado. Foi uma sessão complicada de ProTools, com todas as diferentes seções em diferentes tempos e compassos, gravadas com 13 anos de intervalo. Para esta peça, foi fundamental ter os diferentes personagens cantados por diferentes cantores/atores. É uma música muito teatral, embora o texto seja definido em quadras rimadas quádruplas bastante formais. Ou seja, era importante escalar os papéis com cantores que pudessem transmitir a história, não apenas cantar bem.

 

Em segundo lugar, The Other Brian Woodbury. Podes falar-nos sobre esta curiosidade de outro músico americano ter exatamente o mesmo nome que tu? Foi uma enorme confusão nas redes sociais, não foi? Foi por isso que decidiram gravar uma música juntos, aquela peça de jazz espetacular, The Other Brian Woodbury?

Sim, podes dizer que o Spotify nos uniu. Há cerca de dois anos atrás, descobri que a minha música estava a aparecer no perfil de artista da plataforma de streaming de um músico diferente com o mesmo nome que eu. Ele é um trombonista e compositor de jazz e tinha acabado de lançar o seu primeiro álbum. Era um álbum de jazz, mas não um jazz direto, um pouco mais do que eu chamaria de pós-moderno e muito bom. Mas não era completamente diferente de um álbum instrumental de big band que fiz em 2004 chamado Variety Orchestra. Ou seja, não apenas a nossa música estava a ser confundida na internet, mas era concebível que fãs e seguidores ficassem confusos. Entrei em contacto com ele e sugeri que nós dois entrássemos em contacto com o Spotify e YouTube etc. e tentássemos resolver isso. Mas isso não foi muito fácil. Não se pode simplesmente ligar para o YouTube. E foi muito frustrante, porque não havia uma maneira real de corrigir isso, não há ninguém para atender a reclamação, apenas um algoritmo irracional. Sugeri ao outro Brian, como brincadeira, que poderíamos fazer uma música juntos, e isso realmente confundiria o algoritmo. Mas também pensei que talvez fosse uma boa ideia, musicalmente. Eu escrevi as letras e a música para a introdução e o verso, ele escreveu a música para a bridge e nós fomos e voltamos e desenvolvemos o resto da música juntos. Ele gravou 8 partes de trombone em Utah e eu gravei a seção rítmica em Los Angeles. Acabou por ser uma colaboração muito frutífera. O outro Brian acabou por tocar em 3 outras músicas do álbum.

 

Finalmente, a faixa final, Brief Mass. O uso do coro em latim é extraordinário, deixa-me dizer. Como uma verdadeira missa em si! Quando foi que esta ideia surgiu na tua mente e de que forma a trabalhaste?

Brief Mass começou com a seção que se tornou no Amen Of The Credo. Era apenas uma ideia musical, mas tinha uma qualidade de igreja. Acho que tentei pensar em algumas palavras adequadas para isso. Escrever as minhas próprias letras ou trabalhar com as letras de um colaborador. Não costumo definir outros textos ou textos recebidos mais antigos. Mas de alguma forma, isso se sugeriu. Assim que pensei em escrever um cenário de Missa, imediatamente quis tentar fazer o mais curto possível. A missa usual tem muita repetição e achei interessante tentar torná-la mais condensada. Compor para texto em latim é muito diferente de escrever letras em inglês para a minha própria música. Lidar com uma língua que eu não falava e ideias e crenças que eu realmente não possuo, mas achei isso um desafio interessante, encontrar o significado e o cenário. E encontrei maneiras de colocar o texto dentro deles. Foi a última peça que gravei para o álbum e compus e gravei tudo muito rapidamente. Além de tentar mantê-lo o mais curto possível por razões musicais, eu também estava preocupado se caberia no CD sem comprometer a qualidade do áudio ou tornar o CD impossível de ser reproduzido. Portanto, há uma qualidade febril em alguns escritos, como algo a correr para dizer muito num curto espaço de tempo. Para criar o coral, fiz multipista com os diferentes cantores e comigo mesmo, individualmente. Teria sido bom gravá-la com um coro ao vivo, mas a música é muito desafiadora para cantar e teria levado muitas horas de ensaio para fazer isso. Os instrumentos também foram gravados individualmente e remotamente. Talvez um dia possa ter uma orquestra e um coro a tocar ao vivo.

 

Com Rhapsody & Filigree, chegas ao nono álbum. Quais serão os teus próximos passos artísticos?

O meu próximo álbum será um álbum duplo principalmente instrumental, uma continuação da minha Variety Orchestra de 2004. Terá diferentes ensembles, mas principalmente um com sopros de big band, acordeão, cordas, percussão latina e instrumentos de bluegrass. Além das minhas gravações, também escrevo para teatro. Agora estou a trabalhar com o meu colaborador de longa data Joe Moe num musical de um ato sobre Laurence Olivier e Charles Laughton.

 

Muito obrigado, Brian, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Obrigado, Pedro. Avisa-me se tiveres quaisquer outras perguntas.



Comentários