Entrevista: Gatekeeper

 


Uma revolução na formação dos Gatekeeper esteve na origem de uma nova forma de trabalhar. A pandemia pelo meio também alterou a forma de captação. Por isso, From Western Shores é um disco diferente do que tinha sido East Of Sun. Mas, na opinião do guitarrista ritmo Jeff Black, este é o disco que melhor representa os epic metallers canadianos.

 

Olá, Jeff, como estás? Obrigado por esta possibilidade de entrevista. O vosso novo álbum, From Western Shores, foi lançado no final do mês. O que nos podes dizer a seu respeito?

Olá, obrigado pela oportunidade. Este álbum é muito importante para mim porque representa uma nova era da banda, uma nova formação e uma nova abordagem para a sua produção. Nós trabalhamos muito nisso e queríamos que fosse o melhor possível. Musicalmente é epic heavy metal, com muitas influências de Omen, Manowar, Savatage, Blind Guardian, Atlantean Kodex e assim por diante. Inclina-se para o metal clássico, inclina-se para o power metal e tem alguns temas lentos com muita dinâmica também. Estou muito orgulhoso disso.

 

From Western Shores é lançado cinco anos após o anterior álbum, East Of Sun, de 2018. Pelo meio, vivemos uma pandemia. De que forma isso afetou (ou não) a composição deste novo álbum?

Definitivamente isso deixou-nos para trás por alguns anos. Tivemos que adiar as nossas datas de estúdio para gravar a bateria durante 6 meses e tivemos que gravar o resto nós mesmos no meu estúdio caseiro, o que levou muito tempo devido aos horários de trabalho de todos. E é claro que tínhamos que encontrar um novo vocalista no meio disso tudo. Portanto, foi stressante e desafiador, mas estou feliz por termos terminado.

 

Mas, em 2019, lançaram o EP de 4 faixas, Gray Maiden. Qual foi a vossa intenção na altura?

Estávamos a ir para estúdio para gravar uma cover de um álbum tributo à NWOBHM produzido por Bart Gabriel da Skol Records, e achamos que poderíamos gravar algumas outras músicas enquanto lá estivéssemos. Tínhamos duas músicas novas mais uma regravação de um EP anterior e achamos que daria um ótimo EP para promover na nossa tournée pela Europa em 2019.

 

Além disso, também sofreram uma revolução na formação. O que aconteceu com tantas mudanças durante este período?

Sim, o nosso vocalista anterior, Jean-Pierre, deixou a banda enquanto gravávamos o restante das partes. Foi um momento stressante e difícil para todos nós, mas especialmente para ele. Estávamos a ter alguns desentendimentos sobre as partes vocais do álbum e ele acabou por decidir afastar-se da banda. O nosso novo guitarrista, Adam Bergen, está na banda desde a nossa tour europeia de 2019, portanto ele está connosco há já algum tempo, mas esta é a sua primeira gravação. O nosso guitarrista anterior, Kenny, deixou a banda antes da nossa tournée para se concentrar na escola.

 

De que forma os novos membros (tanto guitarristas quanto vocalista) permitiram que os Gatekeeper evoluíssem nas suas criações para este álbum?

Eu acho que eles ajudaram verdadeiramente a iluminar um pouco as coisas. Adam é um músico muito rígido e ajudou a escrever algumas novas músicas muito boas, além dos seus solos eletrizantes e backing vocals. Ele é um guitarrista melhor do que eu, portanto acabou por tocar muitas das partes de guitarra rítmica do álbum para o tornar o mais sólido possível, para que eu me pudesse concentrar no lado de engenharia e produção. O nosso novo vocalista, Tyler Anderson, é muito bom. Ele fez MUITO para tornar este álbum tão bom quanto é. Ele tem uma abordagem dominante e feroz e entende como o nosso estilo de música deve soar. Ele escreveu quase todas as letras e a maioria das suas próprias partes vocais. Ele também é um músico de equipa e traz o melhor de todos nós.

 

Deste álbum, três singles foram lançados anteriormente. Por que escolheram essas músicas? Há planos para mais alguns?

Aos meus ouvidos, Exiled King é uma música Gatekeeper por excelência. Tem um pouco de tudo que a gente faz. Portanto, queríamos que as pessoas ouvissem e soubessem que ainda estamos vivos e a tocar epic metal. Twisted Towers é a música mais cativante que já fizemos e sentimos que queríamos apresentar algo que seria uma música muito divertida de tocar ao vivo com muitas oportunidades de cantar juntos. From Western Shores é um pouco mais cruel, mas tem algumas letras realmente divertidas que são basicamente sobre nós a sair das brumas dos tempos imemoriais e invadir as paredes das vossas cidades com os nossos instrumentos e emergindo vitoriosos após um espetáculo. Achamos que esse era o tipo de declaração que precisávamos fazer num álbum tão importante quanto este.

 

East Of Sun foi recebido com sucesso. Pensaste nisso quando começaste a trabalhar neste novo álbum? Algum tipo de pressão, talvez, ou alguma ânsia de não dececionar?

Sim, definitivamente isso esteve na minha mente. Esse álbum é muito falho para os meus ouvidos e montá-lo foi muito difícil e demorado, por isso não consigo ouvi-lo. Mas fico feliz que tenha causado tanto impacto. Neste segundo álbum, eu propus-me a fazer um disco à nossa maneira, sem atalhos e reunindo a melhor equipa possível para o fazer. Eu acho que as músicas são um pouco mais interessantes, as performances são mais compactas e maiores que a vida. A produção é mais poderosa. É o tipo de álbum que gosto de ouvir para me divertir. Tenho certeza que haverá pessoas que irão gostar mais de East Of Sun por razões sentimentais e porque são grandes fãs da voz de Jean-Pierre e isso é totalmente aceitável, mas aos meus ouvidos este álbum bate completamente para fora do parque e soa muito mais fiel ao som que estou a ouvir na minha cabeça. Por isso, acho que outras pessoas irão responder.

 

Em relação ao processo de composição e escrita, de que forma trabalhaste em From Western Shores? Qual foi a tua metodologia de trabalho desta vez? Como de costume ou com novas abordagens?

Este álbum é muito mais colaborativo do que os nossos lançamentos anteriores. Muitas das músicas são coescritas por David Messier (o nosso baixista) e eu, além de alguns arranjos excelentes de Tommy (o nosso baterista) e Adam. Adam também escreveu algumas canções sozinho. Dito isso, acho que a metodologia para as músicas foi muito parecida com as músicas anteriores. Somos uma banda de riffs avançados, tentamos sempre começar com um bom riff, ou pelo menos uma ideia clara de que tipo de vibe a música quer alcançar. Assim que tivermos algumas ideias de riffs que soem bem numa sequência, começaremos a improvisar e tentar decidir para onde ir com isso.

 

E quanto ao processo de gravação? Onde gravaram e com quem? Foi um trabalho tranquilo ou não?

A maior parte do álbum foi gravada no meu home studio, o Blacknote Music. Mas fomos para Little Red Sounds para gravar a bateria com Michael Kraushaar, um excelente engenheiro na área de Vancouver. Ele também nos ajudou a reamplificar as guitarras depois para obter o tom que procurávamos. Arthur Rizk misturou e masterizou quando foi finalizado. O processo de gravação demorou muito devido aos fatores normais da vida e à pandemia, mas no geral foi um processo tranquilo. Eu tentei supervisionar todos os detalhes para garantir que as coisas estavam a ser feitas no padrão que precisávamos e certifiquei-me de envolver apenas pessoas em quem eu pudesse confiar para levar os seus papéis a sério e dar a mínima para o que estávamos a fazer.

 

Quanto a promoção ao vivo deste álbum, o que têm planeado?

Enquanto te respondo, estamos a uma semana de fazer o nosso espetáculo de lançamento do álbum no festival Hell's Heroes em Houston, Texas. Este será um grande espetáculo para nós e também é a nossa festa de lançamento do álbum, portanto estamos muito animados. Depois faremos alguns outros festivais e provavelmente um espetáculo local/regional, mas nada que eu possa divulgar ainda.

 

Muito obrigado, Jeff, mais uma vez por esta oportunidade. Queres acrescentar mais alguma coisa ou enviar uma mensagem para os vossos fãs?

Muito obrigado por reservares um tempo para conversar! Espero que todos gostem do disco tanto quanto nós. Saúde!


Comentários