Entrevista: Kurt Michaels

 


Stones From The Garden é o novo disco de Kurt Michaels e surge mais de uma década depois do seu anterior trabalho. Este foi um dos motivos da nossa conversa com o mentor do projeto e, simultaneamente, guitarrista e vocalista. Uma conversa que também passou por outros aspetos importantes deste seu novo registo e da quantidade de nomes notáveis que nele participaram.

 

Olá, Kurt, como estás? Em primeiro lugar, obrigado pela disponibilidade. O teu último álbum, Stones From The Garden, foi lançado recentemente. O que nos podes dizer sobre ele?

Que demorou muito. Atualmente, estou a trabalhar com Nick Katona e a Melodic Revolution Records, bem como Anne-Claire, da Bad Dog Promotions. Funcionou bem, até agora.

 

Este é o terceiro álbum de estúdio em teu nome. Como olhas para a tua evolução como compositor e músico?

Sim, o meu quarto no total: Inner Worlds Part One, de 2003, Outer Worlds (ao vivo), de 2007, Soaring Back To Earth, de 2011 e agora Stones From The Garden, em 2023. Acho que “evolução” é uma boa palavra para descrever o processo. Depois que comecei, ganhou vida própria e nunca mais parou. Mas depois de mais de 3.000 noites em praticamente qualquer tipo de palco que possas imaginar, a fazer todo o tipo de trabalho que há para fazer (aparentemente), eventualmente todos aqueles milhares e milhares de passos de bebé que foram dados, levaram a um ponto muito longe de onde começou. As pessoas dizem-me que ouvem todos os tipos de influências na minha música (Beatles, Yes e Pink Floyd, para citar alguns… e sim, eles estão todos lá). Mas o que eles nunca percebem é a influência do Great American Songbook nas minhas composições. Na minha jornada, entre outras coisas, fiz muitos casamentos black tie e eventos corporativos. Para trabalhar, era necessário aprender e assimilar muito do Great American Songbook. E então houve aquele momento em que reconheci essa influência em algumas coisas que Brian Wilson (Beach Boys) e os Beatles fizeram. E assim, tornou-se uma influência que carrego comigo. No passado, fiquei sempre desanimado com a forma como era apresentado no The Lawrence Welk Show ou por Liberace. Mas assim que pude ver como se poderia aplicar esse tipo de harmonia aos tipos de música que mais me interessavam, fui para as corridas.

 

Considerando que Stones From The Garden foi lançado 12 anos depois de Soaring Back To Earth, quando começaste a compor as músicas presentes neste álbum? São todas recentes ou foram escritas ao longo do tempo?

Comecei a escrever Happiness numa viagem para Tucson, Arizona em 2016. Acho que as faixas 1 a 7 foram escritas entre 2016 e 2018. Why Must Life Be Such A Fight? começou em 1981, mas não foi terminada até chegar a hora de fazer Stones From The Garden. O motivo do verso foi desenvolvido durante as sessões de Stones. The Road Beyond é uma gravação ao vivo de uma performance que Jim Gully e eu fizemos no ElectroMusic Festival em 2007 na Filadélfia. A parte de spoken word foi adicionada durante as sessões de Stones. Eu senti que a música parecia servir como uma banda sonora emocional para todo o sturm & drang que surgiram em algumas das músicas e que esse spoken word no final foi um bom sentimento para terminar aquela coleção de músicas.

 

A propósito, qual foi a causa desse intervalo tão longo entre os lançamentos?

Uma combinação de coisas: a vida atrapalha… pagar por isso atrapalha… e realmente não sentia que pudesse encontrar um público para isso. Isso vai parar muita gente. Não foi como se eu tivesse desistido, mas sim, isso atrasou-me.

 

Em termos de comparação, como foi o trabalho neste álbum? Seguiste a mesma metodologia dos anteriores ou tentaste alguma nova abordagem?

Acho que toda a minha música tem uma intenção ligada a ela, mas não há dois discos feitos da mesma maneira. Inner Worlds era eu a enlouquecer no meu computador depois de aprender a editar a demo da minha banda de casamento... não estou a brincar! Outer Worlds eram gravações ao vivo de duetos improvisados, principalmente com um teclista. Soaring foi a minha primeira gravação de estúdio legítima. Envolvia muita troca de arquivos pela Internet com os vários convidados. Não seria possível trabalhar de outra maneira com Michael Sherwood, que me apresentou a Billy e Tom Brislin. Portanto, sim, comecei a compartilhar arquivos em 2008. Em Stones From The Garden, Billy e Michael estavam a bordo e Amanda Lehmann da banda de Steve Hackett. Acho que aprendes com cada projeto de gravação que se lança. Por isso, na minha ideia, Stones From The Garden é a progressão lógica de Soaring Back To Earth. Desta vez, gravei as faixas rítmicas ao vivo em estúdio, exceto Will I Ever Pass This Way Again?. Acho que isso ajudou no desenvolvimento/energia dos arranjos, nos quais Len Szymanski (baterista) influenciou bastante.

 

Neste álbum tiveste alguns convidados. Trabalharam juntos como banda nos processos de composição e gravação ou foi uma aventura a solo?

Não... acho que tenho a tendência de conduzir os meus próprios projetos. Mas, no processo, desenvolvemos relacionamentos musicais de longa data com pessoas como Len Szymanski, Jim Gully e Kathie Mills, que fazem com que pareça uma banda, porque somos todos bons amigos, mas é um projeto a solo. A cooperação que recebo deles e dos outros envolvidos é a única maneira de fazer algo assim. Nenhum homem é uma ilha. Eu não estaria em lugar nenhum sem os meus amigos.

 

Ainda a respeito desses convidados, como foi possível reunir tal coleção de grandes músicos?

Comecei a fazer networking nas redes sociais ainda na infância, em meados dos anos 90, em fóruns de música relacionados ao tipo de música que me interessava. Demorei até 2008 para começar a fazer conexões com os grandes músicos de que falas. Às vezes leva muito tempo, acho eu. Realmente não é tão difícil, se estiveres organizado com o que queres fazer com a tua música. Só demorei um pouco para me posicionar e ter confiança suficiente para solicitar a ajuda que precisava. Muito do que requer uma vida na música é que faças marketing de ti próprio e da tua música. Nada acontece até que algo seja vendido. Precisas ter os bens para apoiar, mas acho que qualquer habilidade que eu tenha para me comercializar foi o que me permitiu continuar durante tanto tempo.

 

Podemos notar um importante trabalho experimental na tua música. De que forma surge essa componente nas tuas criações?

Comecei por experimentar um velho Echoplex w sound on sound dos anos 1950 (acho eu) em 1970 quando tinha 15 anos. Sempre tive uma atração por música ambiente/eletrónica. Quando chegamos a este século, como mencionei anteriormente, tive o impulso de explorar a música eletrónica como consequência de aprender a editar digitalmente a minha demo da banda de casamento. A próxima coisa que eu sei é que fiz um disco sozinho. Foi fácil... não precisei envolver mais ninguém e podia trabalhar ao ritmo que quisesse. Quando chegasse a altura de tocar ao vivo, eu não conseguiria fazer o que fiz no disco em tempo real. Por isso montei um equipamento muito simples, que incluía um pedal Boss multi FX, um EBow e um looper. E foi isso que eu fiz entre 2004 e 2007… acompanhado por um teclista (principalmente Jim Gully) e, durante algum tempo, divertimo-nos muito com isso. The Road Beyond é de uma dessas apresentações. Em 2008, eu estava pronto para seguir em frente e fazer o que fiz com Soaring Back To Earth.

 

O que tens planeado em termos de tournées, festivais ou espetáculos para promover este álbum?

Acho que será muito limitado, mas pretendo fazer um espetáculo ao vivo com músicas dos álbuns Stones e Soaring. Veremos como isso acontece e que tipo de oportunidades isso cria. A vida atrapalha, mas garanto-te, não terminei de levar isso adiante. Não tenho nenhum desejo de fazer uma tournée em si. Acho que, para mim, serão one-offs divertidos, onde quer que sejam.

 

Muito obrigado, Kurt, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

De nada, Pedro! Eu acho que se as pessoas gostam da música e se não querem que eu demore 7 anos para fazer o próximo (risos), deveriam comprar Stones From The Garden no meu site o mais rápido possível, onde podem encontrar todo o meu catálogo em CD e/ou formatos MP3. O endereço do site é www.kurtmichaels.net. Também se podem inscrever no fórum de discussão e no link de contacto, podendo tirar as dúvidas que quiserem. Obrigado pelo teu interesse na minha música e por compartilhares a tua plataforma comigo! 



Comentários