Entrevista: Romuvos

 


Spirits é o novo álbum dos Romuvos e continua profundamente conectado com o mundo espiritual das tradições e rituais pagãos do povo báltico. Este é um álbum que espalha os elementos pagãos mais sagrados, entrega o lado negro das cerimónias, a visualização dos videntes, dos profetas e dos contadores de histórias do folclore báltico com forte ligação à natureza e ao círculo da vida. Um álbum sombrio, com vibrações xamânicas e atmosferas místicas e pagãs que o mentor Velnias nos ajudou a perceber diretamente de Israel.

 

Olá, Velnias, tudo bem? Ainda pela Alemanha ou já estás de volta à Lituânia? O que fizeram os Romuvos desde a última vez que conversámos, em 2020?

Salve, agora estou a morar em Israel agora; Ofer, o nosso guitarrista ficou em Berlim, Alemanha. Desde 2020 trabalhamos no álbum Spirits, definindo todas as músicas, tentando escrever todas as letras, colocando o conceito e toda aquela energia no álbum. Pintei e projetei todos os detalhes e arte do álbum, como fiz nos álbuns anteriores. Conseguimos tocar ao vivo aqui e ali, e é isso, Romuvos-wise. Também lancei alguns álbuns com o nome do meu projeto paralelo: Velnias. É o estilo musical dungeon synth e tem muitas influências de D&D e um ambiente sombrio.

 

Mantendo o intervalo de 4 anos entre álbuns, a banda está de volta com um novo lançamento intitulado Spirits. O que ou quais espíritos tentam trazer agora para a vossa música?

Spirits está aprofundado no mundo espiritual das tradições e rituais pagãos do povo báltico. Tentamos conectar o ouvinte à alma dos elementos pagãos mais sagrados, entregar o lado negro das cerimónias, a visualização dos videntes, dos profetas e dos contadores de histórias do folclore báltico com forte ligação à natureza e ao círculo da vida. Cada música entrega parte da visão espectral e aproxima o ouvinte de toda a ideia do álbum, uma vez que essas partes estão concluídas, o álbum também está, e o espírito pode tornar-se um só. A atmosfera emocional de ambiente dark, que tentamos realçar na produção com diversos instrumentos e teclados folk. Spirits oferece 41 minutos de paisagem sonora de folk metal sombrio repleta de essência e vibrações xamânicas de atmosfera mística e pagã.

 

Como foi a preparação para este álbum e quais foram os principais objetivos que estabeleceram?

Na verdade, foi uma preparação muito incomum, como mencionei antes, trabalhei no meu 5º álbum Dungeon Synth para o meu projeto paralelo, tentando criar um ambiente profundo e uma atmosfera mágica. Assim que terminei, deixei a minha esposa ser a primeira ouvinte, como sempre faço, para receber algumas críticas e feedback. Ela senta-se no estúdio, ouve 3 músicas e olha-me confusa, a perguntar onde e como os outros integrantes da banda vão tocar? Por que eu não canto e tal... Fiquei perplexo e ri dizendo-lhe que isso não era para a banda, mas para o meu projeto paralelo. Ela simplesmente disse, bem, tens que o tornar o próximo álbum dos Romuvos. Isso pareceu um martelo de 5 tons no meu mundo artístico, como uma grande tempestade que virou as coisas de cabeça para baixo. Depois de 3 noites quase sem dormir, a lutar na minha cabeça se isso era realmente uma ideia genial ou não, decidi experimentar e trabalhei numa das músicas, convertendo-a para o estilo Romuvos. Adicionei guitarras, bateria e vocais. A magia aconteceu e depois de mais algumas músicas, deixei os outros membros da banda ouvirem e todos decidimos ir em frente! Em termos de produção, foi realmente uma luta, porque as músicas foram escritas a partir de sons e ambientes sem regras ou limites musicais, o que pode soar muito bem e com uma abordagem de mente aberta, embora seja muito difícil criar um álbum inteiro a partir disso. Na maior parte do tempo tentamos descobrir qual era a escala da música, quais eram as notas que deveríamos tocar, mas foi isso que fez o álbum soar tão único e ter uma grande alma artística, pelo menos para mim ele (risos).

 

The Baltic Crusade foi orientado para as tradições e história do Báltico. Spirits surge mais épico, ritualístico e até xamânico. Concordas? O que te inspirou a seguir nessa direção artística?

Bem, todos os nossos álbuns são sobre o folclore e as tradições do Báltico, Spirits não é exceção. Todas as canções são retiradas do antigo folclore tradicional pagão do Báltico, com grande foco nas letras. Posso dizer que é o coração e a alma do lado profundo e sombrio do velho mundo espiritual do Báltico, enquanto os outros álbuns são mais musculados, se é que me entendes. Tal como nos álbuns anteriores, fiz pesquisas e analisei profundamente os elementos-chave da história da Lituânia e da Letónia. Criar a essência e o tema deste álbum foi uma jornada por si só, construir a vibe, a atmosfera, prende grande parte de toda a produção e trabalho musical.

 

Além disso, também se pode ouvir algum canto de garganta tradicional mongol. É uma coincidência ou um aspeto no qual tens trabalhado?

Limitei-me a cantar profundo e baixo em algumas músicas, não acho que seja o clássico canto gutural mongol. Se adicionares a harpa de mandíbula (instrumento musical que usamos) como fizemos, pode transmitir esse som e sentimento. Neste álbum gravei muitas faixas e camadas vocais, o que nunca fiz antes. Existem aproximadamente 120 canais vocais em cada música, alguns para o ambiente de fundo, e outros a cantar as letras nuns quantos estilos e técnicas. Deu ao álbum a espessura necessária e a sensação de um coro na maior parte das partes, como se os próprios espíritos estivessem a cantar juntamente.

 

Com algumas diferenças no ambiente musical, em comparação com The Baltic Crusade, a componente épica volta a estar muito presente. Como trabalhaste esse aspeto neste álbum?

Estou feliz que sintas isso, essa é uma das principais coisas que fazem dos Romuvos o que somos. Como metaleiro, melodias épicas são a maior influência para mim desde o primeiro dia e gosto de ouvir isso na música e também usá-las nas minhas. É o que faz sentires-te mal quando adolescente (risos), como se os céus se abrissem e carruagens de fogo descessem. Tentei adicionar esse tempero à maioria das músicas e, como compositor, acho que não consigo ficar sem ele, é a ripa da minha receita. Portanto, para mim, é bastante padrão e não preciso pensar muito nisso, apenas capturá-lo enquanto toco e escrevo as músicas.

 

Dito isto, podemos supor que desta vez seguiste algumas novas abordagens na tua metodologia de trabalho? 

Ah, claro, como compositor, percebi que cada álbum adoto uma abordagem de escrita diferente. E este foi o mais único e desafiador, guardo ótimos momentos de estúdio e poucas ajudas externas que usei também, se é que me entendes. Era necessário viajar para o mundo espiritual, para capturar vibrações verdadeiras e um ambiente profundo e sombrio. Se não consegues sentir isso como artista, não serás capaz de o colocar na tua música e arte, portanto, esta foi uma jornada obrigatória para fazer, absorver e digerir antes e ao longo do processo de composição e produção do álbum.

 

Para este álbum, tiveram a oportunidade de entrar na família Hammerheart Records. Como se tornou possível esta ligação? É a editora certa para uma banda com a vossa sonoridade, não concordas?

A Hammerheart foi a primeira escolha! Eles são muito bons no que fazem e sentimos que deveríamos trabalhar juntos e ter a nossa banda no seu projeto. O álbum The Baltic Crusade também foi enviado para a Hammerheart, e quase conseguiu, mas por alguns motivos não foi executado e publicado. Portanto, uma vez que tínhamos o álbum Spirits pronto, enviei-o mais uma vez para a Hammerheart, desta vez na esperança de que pudéssemos fazê-lo e trabalhar com eles. Concordo contigo, a Hammerheart é a luva certa para a mão dos Romuvos.

 

Vocês usam o inglês, o lituano e o antigo prussiano. De que forma essas diferentes linguagens se cruzam com o espírito das músicas?

Costumo seguir o sentimento que tenho com cada música antes de escolher o idioma a ser usado. Não acho que seja uma boa ideia, às vezes acho melhor usar apenas o inglês, mas como lituano, atualmente sinto-me estranho (não moro lá e tenho mau sotaque - risos) reconheço que mantém uma conexão ainda mais profunda, como se me desse uma ligação mais forte com a região. Portanto, uso a linguagem para expressar essas emoções e para me aproximar e me aprofundar em torno da ideia e tema.

 

Olhando para os títulos das músicas, este álbum parece muito focado na natureza. É isso que acontece? Uma abordagem baseada na importância espiritual da natureza ou é mais uma declaração ambiental?

A natureza é uma grande parte do mundo espiritual e tem grande importância no tema em si. Embora não seja a sua fonte, o papel que desempenha em toda a ideia e atmosfera do álbum está muito enraizado, visto que é o mais sagrado e até mesmo primordial para nós, humanos. A essência espiritual do álbum não está ligada à natureza e livre de muitos pontos de vista filosóficos, está mais ligada à forma como o ouvinte conseguiria absorvê-la e possui as chaves e ferramentas para canalizar a alma do ouvinte para outro mundo, como poderias dizer, o oceano e a relação do marinheiro.

 

Já tiveram a oportunidade de tocar Spirits ao vivo? Têm mais alguma coisa planeada para o futuro?

Ainda não tocamos ao vivo e estamos a trabalhar nisso nesta altura, ensaiando e tentando descobrir como executaríamos a performance ao vivo. Acho que seria épico também, e manteria a magia no palco, nós tentamos dar uma atmosfera ao público e deixá-los fazer parte do ritual!

 

Obrigado, Velnias. Queres enviar alguma mensagem aos nossos leitores e aos vossos fãs ou acrescentar mais alguma coisa?

Estamos a enfrentar tempos loucos, reações irracionais e ilógicas de muitas forças que nos rodeiam, “líderes” de todo o mundo e os seus asseclas, terroristas e falsos movimentos fanáticos, estão a tomar medidas, a guerra está próxima. Estamos unidos, não nos curvaremos a ninguém, não fazemos parte de nenhum movimento e se precisarmos ripostar destruiremos os nossos inimigos e não faremos prisioneiros!!! Mantenham a chama viva!!!


Comentários