Entrevista: Bob Saliba

 


Depois de anos a emprestar o seu talento aos mais diversos projetos e bandas, naturalmente estava na altura de Bob Saliba mostrar as suas próprias criações num álbum seu. Criações que já têm vindo a ser construídos ao longo dos anos e que agora se reúnem em Hosts Of A Vanished World. E nesta conversa, o guitarrista francês vai já adiantando que este não será um álbum único. O seu sucessor já está a ser gravado e misturado. Por isso, esperem mais novidades para breve, quer a solo, quer com qualquer dos coletivos onde está inserido.

 

Olá, Bob, como estás? Obrigado pela disponibilidade e parabéns pelo teu novo álbum. Depois de muitos álbuns gravados e lançados por bandas diferentes, o que te motivou a lançar um álbum em teu próprio nome?

É algo que eu queria fazer há vários anos e queria quebrar todas as fronteiras em termos de estilo musical, músicos e convidados. Verdadeiramente queria criar um mundo só meu, sem os compromissos que podes encontrar numa banda.

 

O que mostra Hosts Of A Vanished World do músico e do multi-instrumentista que as outras bandas não mostraram?

O verdadeiro interesse é poder compartilhar música sem barreiras de estilo ou abordagem, que possa romper com os verdadeiros frameworks heavy, power ou prog de outras bandas ou projetos, é uma mistura de tudo isso. Acho que em termos de cor é a coisa mais rica que posso oferecer. Até encontrarás instrumentos folk como bouzouki, saz ou lira... Aqui eu componho todo o material e, em palco, toco guitarra solo e base.

 

Talvez uma das diferenças em relação aos outros projetos anteriores seja que agora deves estar totalmente envolvido na composição. Este aspeto foi solitário ou um trabalho de equipa? Que diferenças sentes em relação aos outros projetos e bandas onde estiveste anteriormente?

Algumas das músicas foram escritas há anos atrás, enquanto outras são muito mais recentes. Tudo vem do tempo que passo em casa, no meu home studio ou nos lugares que gosto de estar perto de casa. Tenho a sorte de estar constantemente inspirado e a necessitar de criar. Também escrevo todas as letras e estabeleço os conceitos e o universo. As faixas foram arranjadas por John Macaluso na bateria e pelos meus 2 cúmplices, Tom Abrigan e Bruno Pradels do Yukio Estudio. A principal diferença é que aqui as minhas músicas não são reorganizadas para caber em alguma outra banda ou projeto. É uma coisa minha!

 

Este é o álbum que sempre quiseste criar?

Há anos que escrevo músicas, e até álbuns quase inteiros para algumas das bandas em que toquei. Mas desde muito cedo que sinto a necessidade de criar o meu próprio universo, porque já escrevia músicas antes dos 20 anos.

 

Podemos notar algumas influências diferentes desde o metal ao rock, e até algumas influências folk e hispânicas. Como conseguiste misturar todas essas inspirações e moods?

Comecei a ouvir metal quando era adolescente, mas antes cresci a ouvir artistas pop dos anos 70 e 80 e música folk das minhas diferentes culturas: celta, oriental, grega e latina. Como consequência, é para mim um processo natural misturar todas essas influências e torná-las algo meu.

 

Hosts Of A Vanished World é um álbum conceptual? Se sim, qual é o tema que trazes para a mesa?

Hosts Of A Vanished World poderá ser visto como tal, de facto, à medida que mergulhamos na vida de um cientista e no mundo em que ele evolui como parte das suas atividades como paleontólogo, lida com uma paixão por espécies extintas, sacrifícios para alcançar os seus objetivos, traições, paixões, questões e dúvidas.

 

É também uma declaração contra os extremistas ambientais ou um aviso sobre a forma como as coisas estão a acontecer na Terra?

Há tantas incoerências em alguns discursos que nos escondemos da verdade e, como na maioria dos problemas sociais, nunca apontamos os verdadeiros problemas e as suas verdadeiras causas: a demografia de certas regiões do mundo, a impunidade de industriais, etc. Mas isso não impede que todos façam a sua parte, mesmo que seja apenas parar de despejar microplásticos e outros macroresíduos altamente poluentes no ambiente. Por exemplo, durante anos limpei a pequena floresta ao lado da minha casa com o meu irmão e os meus pais, sem ter que apontar para ninguém ao nosso redor, e todos os anos encontrávamos lá todo tipo de lixo ali. A vida em sociedade é assim: há quem destrua e quem conserte ou construa. Há quem pague e quem lucre...

 

Falando em músicos, tens uma formação permanente para este álbum? Como os escolheste?

Este projecto foi inicialmente pensado para se limitar à sua dimensão de estúdio, o que explica a chegada de todos estes convidados, porque era isso mesmo que eu queria fazer, sem limites. Mas o projeto rapidamente se tornou o tema da cidade antes mesmo de eu começar a promovê-lo, e fui convidado para abrir para a banda FM mais de um ano antes do lançamento do álbum. Rapidamente montei uma formação para tocar vivo, chamando alguns dos meus amigos mais próximos, incluindo o meu próprio irmão.

 

Serão eles que estarão contigo em tournée?

A formação ao vivo é composta por Eric Luvera (meu antigo colega de banda nos Debackliner) e Anthony Saliba (meu irmão) nas guitarras, Seb Chabot (meu colega de banda nos KingCrown e Galderia) no baixo, o nosso novo baterista PG Silvy e eu mesmo nos vocais e guitarras. Não é impossível que John possa fazer alguns espectáculos connosco algum dia.

 

Para além dos citados, também alguns convidados deram a sua contribuição. O que procuravas quando os convidaste?

Envolver convidados foi uma ideia desde o início, com o objectivo de enriquecer o álbum com os talentos de músicos de que gosto tanto artisticamente como a nível pessoal.

 

E foi fácil conseguir a contribuição de um grupo de músicos tão talentosos?

Sim. Tudo começou com o baterista John Macaluso, de quem tive a sorte de cantar numa das suas masterclasses, interpretando faixas da sua banda Ark. Conheço pessoalmente Jo Amore, de quem sou amigo há vários anos e com quem formamos o grupo KingCrown, e Ricky Marx, com quem tenho muita vontade de gravar algo desde que o conheço há quase 15 anos. Roland Grapow estava a misturar o nosso álbum dos KingCrown quando o convidei para participar, e quanto a Alessandro Lotta, só o conheci “virtualmente” porque nos correspondíamos via messanger, mas foi uma combinação instantânea. Ludovic Favro foi-me sugerido por Bruno Pradels, o meu produtor e engenheiro de som, e Roberto Bill, além de ser um artista folk brilhante na Itália, estava a gravar a bateria de John.

 

A propósito, podes apresentá-los e falar um pouco sobre a sua contribuição para este álbum?

Então, temos o John Macaluso (ex-Ark, Malmsteen, TNT, Jennifer Batten...) que toca bateria em todo o álbum; Jo Amore (KingCrown, Joe Stump Tower Of Babel, ex-Nightmare) vocalista convidada na faixa To The Zenith; Roland Grapow (Masterplan, ex-Helloween) guitarrista convidado na faixa Transposition; Ricky Marx (Now Or Never, ex-Pretty Maids) guitarrista solo convidado na faixa Visions; Alessandro Lotta (ex-Rhapsody) baixista solo convidado na faixa Expectations; o flautista Roberto Billi e o pianista Ludovic Favro são convidados na faixa homónima; Nicolas Leceux é o músico convidado a tocar saz na faixa Excavations. Os dois diretores e engenheiros de som também gravaram instrumentos: riffs de guitarra de Tom Abrigan e baixo de Bruno Pradels.

 

Depois deste álbum, quais são os teus planos futuros? Continuar a solo ou voltar para outros coletivos?

Com o envolvimento de todas estas equipas e dos diferentes meios de comunicação fortemente investidos neste projecto [a editora FTF Music como produtora executiva; Vinyles Times Radio como co-produtora, Bad Dog Promotions, os meus gestores de comunidade (The Way Of Steel, Cassandra Tvn)], não posso parar por aqui. De qualquer forma, desde o início que sempre quis fazer deste projeto um projeto de longo prazo. O meu segundo álbum a solo já está gravado e misturado. Ao mesmo tempo, continuo o meu trabalho com os meus irmãos KingCrown, e o segundo álbum com eles já foi masterizado. Mais surpresas estão reservadas para outros projetos nos próximos meses.

 

O que tens planeado para uma tournée de promoção deste novo álbum?

Já foram anunciadas duas datas na nossa região em Cherrydon nos dias 25 de abril e 16 de maio. Pretendemos divulgar o álbum tanto quanto possível em palcos de festivais ou eventos multiplataforma.

 

Obrigado, Bob. Foi uma honra. Queres enviar alguma mensagem aos nossos leitores e aos teus fãs?

Obrigado pelo vosso interesse na nossa música. Muito obrigado aos teus ouvintes e a todos aqueles que nos incentivaram a lançar este projeto. O álbum está disponível no site da FTF Music.


Comentários