Entrevista: Gefrierbrand

 


Era uma vez… assim começa a maioria das histórias e lendas mais ou menos conhecidas da Alemanha. E assim são batizados os dois últimos trabalhos dos Gefrierbrand. ... Vor Langer Zeit é o mais recente e sucede a Es War Einmal..., numa sequência perfeitamente enquadrada. Voltamos à conversa com o coletivo germânico, agora com o baixista Ingo Pfisterer que nos falou do processo de criação deste álbum.

 

Olá, Ingo, muito obrigado pela disponibilidade. A última vez que conversámos foi em 2020. Como têm passado os Gefrierbrand desta vez, incluindo os tempos difíceis da pandemia?

A pandemia também foi difícil para nós, não pudemos ensaiar, a nossa tournée foi totalmente cancelada, tudo ficou parado. Mas não desistimos, começámos a escrever novas músicas e tentamos fazer espetáculos, streams, concertos com o público sentado, etc.

 

... Vor Langer Zeit é o vosso novo álbum, lançado quatro anos depois de Es War Einmal.... Já se vem a tornar uma tradição este intervalo de 4 anos entre os álbuns?

Não, demorou um pouco mais por causa do covid. Pretendíamos um intervalo de 2 anos.

 

Olhando para os títulos e para a utilização de reticências, parece existir uma ligação entre os dois álbuns, é verdade? Que ligação é essa?

Sim, exatamente! O novo álbum é o seguidor direto do disco Es War Einmal… Assumimos como missão musicar contos de fadas e lendas desconhecidas e conhecidas na Alemanha e a maioria dos contos de fadas começam com a frase Es war einmal vor langer Zeit (era uma vez), portanto era óbvio.

 

Portanto, se liricamente existe essa ligação, musicalmente este novo álbum parece mais forte e com menos elementos acústicos. O que vos inspirou a seguir essa direção?

Queríamos fazer um álbum que soasse mais moderno e mais avançado, que se destacasse de Es War Einmal... tanto em termos de produção quanto de composição. Queríamos dar um passo adiante.

 

Em resumo, como foi a vossa preparação para ... Vor Langer Zeit e quais foram os principais objetivos a cumprir com este álbum?

Na verdade, a preparação consistiu em pensar na melhor forma de colocar estes contos de fadas de regresso às canções, que contos musicar e coisas assim.

 

E a respeito da metodologia de trabalho? Foi semelhante aos álbuns anteriores ou tentaram alguma abordagem diferente?

Valle e eu passamos muito tempo a escrever músicas juntos, preparando as bases musicais para a maioria das músicas. As músicas foram totalmente elaboradas na sala de ensaios e adaptadas às letras de Tom.

 

Como tem sido o feedback da imprensa e dos fãs para este novo álbum?

Como o álbum acaba de ser lançado, ainda estamos aguardando críticas. O feedback que recebemos até agora tem sido consistentemente positivo!

 

Na última vez que conversámos, Säsch foi o nosso interlocutor. Mas já não está na banda. Quando aconteceu essa mudança nas guitarras e porquê?

Säsch ainda é membro honorário da banda! Ele tem estado tão ocupado nos últimos 2 anos que não consegue encontrar tempo para pegar na guitarra. Mas em concertos selecionados convidamo-lo sempre para assumir o papel de criador de clima e segundo gritador.

 

Mas houve outra mudança na banda. Quem está de novo atualmente?

Valentin, Valle, é novo na guitarra desde 2022. Ele foi originalmente planeado como guitarrista substituto, mas depois, após a ausência de Säsch, tornou-se membro titular da banda!

 

A capa é outra obra de arte incrível que captura os contos dos irmãos Grimm. Em primeiro lugar, foi essa a vossa intenção?

Sim, a arte foi novamente criada de acordo com os nossos desejos. Damos ao artista um esboço e um catálogo de desejos e ele pinta para nós essas incríveis obras de arte a óleo!

 

Em segundo lugar, quem foi o responsável por tal obra de arte?

O nome do artista é Timon Kokott (https://www.timonkokott.com).

 

Já tiveram a oportunidade de tocar ... Vor Langer Zeit ao vivo? Têm mais alguma coisa agendada?

Sim, já fizemos 4 espetáculos com o material novo, incluindo o espetáculo de lançamento! Estamos a planear cerca de 20 concertos na Alemanha e na Europa em 2024.

 

Obrigado, Ingo. Queres enviar alguma mensagem para os nossos leitores e para os vossos fãs?

Obrigado pela entrevista! Esperamos que o álbum seja bem recebido pelos ouvintes e ficaríamos felizes se nos acompanhassem nas nossas redes sociais. Esperamos ver-vos num espetáculo no teu país! Até lá, stay metal e realizem os vossos sonhos!


Comentários