quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Review: 01011001 (Ayreon)


Sem qualquer espécie de dúvida que, actualmente, Arjen Lucassen é o mais talentoso, criativo e genial compositor dentro do espectro da música mais pesada. As diversas óperas metal que tem composto são, por si só, as provas mais evidentes do que se acaba de afirmar. Por outro lado, a capacidade de juntar nos seus trabalhos nomes dos mais diversos quadrantes musicais (dentro e fora do metal) e a aceitação que as suas propostas têm por parte dos seus convidados, leva-nos a concluir que o seu trabalho está, de facto, deveras conceituado, também entre os seus pares. Tudo isto para introduzir a review a mais uma pérola do holandês: 01011001 é mais um trabalho duplo onde Arjen Lucassen, acompanhado, como sempre, de muita gente e com muita qualidade cria um universo só seu, pleno de harmonia, melodia, grandes canções e fantásticas atmosferas. Não era fácil superar o antecessor, The Human Equation e Lucassen sabia-o por isso teve o bom senso de não entrar pelo mesmo caminho. Este código binário é mais atmosférico, aproximando-se mais de Inside The Electric Castle ou mesmo de um outro projecto do músico holandês que dá pelo nome de Ambeon. Em temos temáticos volta-se ao futuro e à ciência aplicada nas novas tecnologias da comunicação. Nesse aspecto, este trabalho chega a demonstrar uma clara maturidade cívica no tema Web Of Lies, uma valsa dos tempos modernos onde a Internet dança ao som de um fabuloso conjunto de cordas. Dos convidados não valerá a pena escrever. Basta ler os seus nomes para se aperceber da grandiosidade deste projecto e dos fabulosos desempenhos que cada um deles tem. Dos temas destaca-se a excelente distribuição pelos dois discos de forma que nenhum deles se sobreponha ao outro. Ainda assim, podemos destacar no primeiro CD (denominado Y) os temas Age Of Shadows, Newborn Race e Web Of Lies e no segundo (baptizado de Earth), The Fifth Extinction, Waking Dreams, River Of Time e a lição de física que é E=MC2. (ACC)

Lista de vocalistas: Hansi Kursh, Daniel Gildenlow, Tom Englund, Jonas Renkse, Jorn Lande, Anneke van Giersbergen, Steve Lee, Bob Catley, Floor Jansen, Magali Luyten, Simone Simons, Phideaux Xavier, Wudstik, Marjan Welman, Liselotte Hegt, Arjen Lucassen, Ty Tabor.

Lista de instrumentistas: Arjen Lucassen (guitarra, teclados, baixo, sintetizadores e programações), Ed Warby (bateria), Lori Linstruth (guitarra), Michael Romeo (guitarra), Derek Sherinian (teclados), Tomas Bodin (teclados), Joost van der Broek (teclados e piano), Jeroen Goossens (flauta), Bem Mathot (violino), David Faber (violoncelo)

Tracklisting:

Disco 1: Y
Age Of Shadows (inclui We Are Forever)
Comatose
Liquid Eternity
Connect The Dots
Beneath The Waves
a) Beneath The Waves
b) Face The Facts
c) But A Memory…
d) World Without Walls
e) Reality Bleeds
Newborn Race
a) The Incentive
b) The Vision
c) The Procedure
d) Another Life
e) Newborn Race
f) The Conclusion
Ride The Comet
Web Of Lies

Disco 2: Earth
The Fifth Extinction
a) Glimmer Of Hope
b) World Of Tomorrow Dreams
c) Collision Course
d) From The Ashes
e) Glimmer Of Hope (reprise)
Waking Dreams
The Truth Is In Here
Unnatural Selection
River Of Time
E=MC2
The Sixth Extinction
a) Echoes On The Wind
b) Radioactive Grave
c) 2085
d) To The Planet Of Red
e) Spirit On The Wind
f) Complete The Circle

Website: http://www.ayreon.com/

Edição: Inside Out (http://www.insideout.de/ )

Nota VN: 18,33 (1º)

Sem comentários: