quinta-feira, 19 de maio de 2011

Entrevista - Pegazus

Em termos de originais, os Pegazus estão em silêncio desde 2002, por isso este seu regresso In Metal We Trust era aguardado com muita expectativa. E o melhor elogio que se pode fazer é que este novo trabalho da banda australiana não defraudou essas mesmas expectativas. Com um conjunto de enormes hinos heavy metal, os Pegazus estão aí, de novo, a marcar uma posição. O guitarrista Johnny Stoj, respondeu a Via Nocturna e contou todas as peripécias do coletivo nestes últimos anos.

Bem-vindos de volta Pegazus. O que têm feito desde 2002?
Na realidade, nunca paramos de gravar e fazer espetáculos ao vivo todos estes anos. Mas acho que aos olhos de algumas pessoas tenhamos desaparecido e o termo “regresso” está a ser muito aplicado. E agora, temos uma tournée pela Europa no final do ano, para que os fãs possam cavalgar o poderoso cavalo branco alado de aço na nossa In Metal We Trust Tour.

Depois de três discos para a gigante Nuclear Blast, o que aconteceu no seio dos Pegazus para praticamente desaparecerem?
Embora tenhamos sido afastados, como disse, a banda tem estado muito ativa, tocando principalmente em espetáculos ao vivo na Austrália. Passámos, também, por um período de algumas mudanças de formação dentro da banda que foi um momento difícil. Ao mesmo tempo, estivemos focados num novo álbum e foi algo que a banda continuou a trabalhar nos bastidores, embora tenha demorado muito mais do que nós esperávamos.

O lançamento de um álbum ao vivo e de um DVD é essa mesma prova de que os Pegazus estavam vivos e bem.
Sim, gravámos Live! Thunder From Down Under em 2003 e que foi lançado em 2004. Foi logo depois disso, que nos libertamos da nossa obrigatoriedade de gravar para a Nuclear Blast e foi também um período onde a banda experimentou um pouco de turbulência, com alguns momentos dificeis. Nesse período, porém, concentramo-nos e ocupamo-nos a juntar material para o DVD Mythology - Chapter 2. Era algo especial para os fãs e foi lançado em 2006. Foi nessa época que as canções de In Metal We Trust começaram a ganhar vida e foi no final de 2009 quando nós começámos, realmente, a gravar o novo álbum.

Vamos agora falar de In Metal We Trust. De facto, um poderoso regresso…Vocês sentem-se numa forma perfeita, certo?
Nós sentimo-nos muito aliviados por finalmente lançar um novo álbum de estúdio e é realmente muito bom ouvir o feedback incrível dos fãs e da comunicação social de todo mundo. Definitivamente é mais um álbum Pegazus com fortes hinos de metal clássico e estamos ansiosos para os libertar ao vivo!

De facto, temos vários hinos para por a multidão a gritar! Achas que este é um álbum orientado para o palco?
Sem dúvida! Este é outro álbum Pegazus de hinos heavy metal que se junta à nossa lista sempre crescente de hinos. Quando tocamos ao vivo no palco, o espetáculo é para os fãs libertarem a voz na multidão em uníssono. Cantar os hinos de Pegazus é uma parte importante daquilo que nós somos enquanto banda. Se os fãs de metal querem deixar crescer o cabelo, tomar umas cervejas e apreciar uma noite de puro Heavy Metal, então estamos a sua banda.

Na minha opinião, um desses maiores hinos é Old Skool Metal Dayz que conta com uma versão longa. Como surgiu a ideia de fazer esta versão contando com três lendas vivas do metal. Parece uma jam
Old Skool Metal Dayz é a nossa homenagem a essa gloriosa era de 80 que gerou toda uma geração de bandas de metal e música de que ainda nos inspira! A letra e a música da canção reflete esse período especial na década de 80 e o movimento de uma geração de um estilo de música chamado Heavy Metal e de toda uma geração de fãs que o abraçaram! Foi muito bom ter Jeff, Ross e Dave a arrancar um solo na música e o resultado final é um impressionante solo de guitarra/jam de 3 minutos com três fantásticos guitarristas e, pessoalmente, três dos meus guitarristas favoritos.

Escolheram uma faixa dos Judas Priest, Metal Gods, para fazer uma cover. Algum motivo em especial?
Normalmente, nos nossos espetáculos, tocamos, pelo menos, uma cover de uma das nossas bandas favoritas e Metal Gods foi a mais recente adição à lista. Sempre que a tocamos ao vivo, saiu tão bem e gostamos tanto de a tocar, que quando estávamos a decidir sobre o tracklist do álbum, decidimos gravá-la. Gostamos tanto da versão que todos nós decidimos adicioná-la ao álbum. Ela fica muito bem entre os nossos temas originais e está, realmente, adequada à temática In Metal We Trust.

A respeito dos vossos espetáculos ao vivo, a vossa vinda à Europa foi adiada. O que aconteceu realmente?
Sim, fomos confirmados para alguns festivais, bem como alguns espetáculos numa tournée neste verão, mas infelizmente, tivemos que adiar tudo para mais tarde devido a alguns problemas pessoais. Mas está tudo bem! A In Metal We Trust Tour dos Pegazus na Europa, definitivamente vai acontecer. Neste momento, enquanto falamos, as datas e locais estão a ser reprogramadas.

E então, quando os poderemos ver no velho continente?
Podem esperar que os Pegazus cheguem aos clubes e estádios da Europa em outubro e novembro deste ano na nossa In Metal We Trust Tour 2011. Podem consultar as datas e algumas informações no nosso site oficial e no myspace.

Sem comentários: