domingo, 25 de setembro de 2016

INFO: música não convencional para mentes não convencionais

Every Little Spirit
(MARCUS CORBETT)
O britânico Marcus Corbett tem um novo disco intitulado Every Little Spirit. Marcus é um guitarrista acústico, compositor e cantor que divide a sua base de trabalho entre Marlborough, no Reino Unido e Pune, Maharashtra, India, sendo que, de quando em vez também se desloca para passar algum tempo em Resende, Portugal (aqui bem perto de nós). O facto de passar muito tempo na India fê-lo emergir nos fundamentos da música clássica do norte daquele país. O resultado é uma mistura multicultural na sua world music associado ao som cinematográfico da inclusão, neste trabalho, de violinos e um violoncelo. Um desafio na procura do charme cultural individual e na integridade da música que volta a contar com instrumentos tradicionais indianos – como a tabla. Every Little Spirit abre com Strung Deep, uma remix do tema Castanets presente no EP anterior e que conta com a coprodução de Sam Williams (Supergrass/The Go Team!). Neste trabalho Corbett está acompanhado de Nitin Gaikwad e Sharanappa Guttaragi (tabla), Saylee Talwalkar (vocais), Milind Date (flautas), Anjali Singde-Rao, Sanjay Upadhye e Sachin Ingale (violinos) com a colaboração do virtuoso violoncelista de Oxford, Bruno Guastalla. Every Little Spirit é composto por oito canções que perfazem 59 minutos de puro world music e que liricamente se baseia numa reflexão de como as nossas raízes influenciam toda a nossa vida.

Chromatic Dialogues
(GUSTAVO ASSIS-BRASIL)
O virtuoso guitarrista Gustavo Assis-Brasil tem um novo disco no mercado. Trata-se de Chromatic Dialogues, um conjunto de temas escritos em 2015 e que tiveram a presença de Dave Darlington (vencedor de um Grammy) nos processos de masterização e mistura. Segundo o guitarrista, a ideia para este álbum era combinar diálogos musicais improvisados. O resultado foi um conjunto de momentos espontâneos em que os instrumentos conversam entre si, de forma abstrata e passível das mais diferentes interpretações por parte do ouvinte. Entre outros trabalhos, Gustavo recentemente participou no projeto Mahavishnu Re-Defined – a Tribute to John Mclaughlin & the Mahavishnu Orchestra, tendo, ainda criado a banda sonora do filme brasileiro Manhã Transfigurada. Para além de guitarrista, Gustavo Assis-Brasil tem também três livros de técnica de guitarra já editados. Com o guitarrista colaboram, neste álbum, os seguintes nomes: Tony Grey (baixo elétrico), Vardan Ovsepian (piano e sintetizadores), José Pienasola (baixo acústico) e Mauricio Zottarelli (bateria)

Happy Note Records Sampler 2016
(CHARLES XAVIER)
Charles Xavier, aka The Xman, é um visionário produtor, compositor, músico eletrónico e percussionista com um trabalho eclético marcado pela sua loucura criativa. O seu sexto álbum, Happy Note Records Sampler 2016, é uma compilação que cobre os mais de vinte anos de lançamentos de The Xman, com os contributos de Satori e The Messengers, num registo que inclui géneros como o jazz, eletrónica, new age, reggae e ambient. Um disco que representa, na perfeição, o lema da sua multifacetada companhia discográfica, a Happy Note: Unconventional Music for Unconventional Minds. Uma larga coleção de músicos emprestam o seu talento a esta compilação, sendo de destacar o saxofonista Sam Riney (Freddie Hubbard, Ray Charles, Chaka Khan), o trompetista Warren Gayle (Joe Henderson), o virtuoso baterisa Vinnie Colaiuta (Herbie Hancock, Jeff Beck, Joni Mitchell, Paul McCartney), o percussionista Jackie Bertone (Brian Wilson, Stanley Clarke, Tower of Power), o guitarrista Barry Reynold (Grace Jones, Marianne Faithful, Black Uriah), os baixistas Tony Newton (Diana Ross, Smokey Robinson, Tony Williams) e Steve “Liberty” Loria (Spirit, Tricky), os teclistas Richard Larsen (Berlin, Erasure, Atomic Clock) e Hayden Clemente (Huey Lewis, MC Hammer) e a harpista Carol Robbins (Billy Childs, Jose Feliciano).

Layers
(ON DOLPHIN)
Layers é o nome do trabalho de estreia do coletivo de San Francisco On Dolphin, banda liderada pela vocalista Melissa Lyn. Lançado a 22 de julho, Layers é descrito como indie rock para pessoas curiosas e esperançadas. Isto porque neste trabalho a banda desenvolve ideias que vão desde a curiosidade e experimentação até às crenças e conhecimento.  Tudo isto tendo em vista a procura do conforto da família e da comunidade. Melissa tocou durante anos como solista em formato acústico até que se aventurou na guitarra elétrica com o seu marido, engenheiro e produtor Ryan Clark no que originou os On Dolphin. Musicalmente, Layers varia entre um rock direto do tema de abertura More Good Days até às dinâmicas orquestrais de New York ou Layers, passando pelas paisagens de sonho com base de drum beat de Dance In The Kitchen. Para além de Melissa Lyn (vocais e guitarras) e do seu marido Ryan Clark (bateria), os On Dolphin contam ainda com Anderai Maldonado (baixo) e Nathan Dennen (teclados e pianos)

The Curved Air Rarities Series Volume 1/Tapestry Of Propositions
(CURVED AIR)

Tapestry Of Propositions é o primeiro volume da Curved Air Rarities Series dos Curved Air. Este primeiro volume é um álbum ao vivo com uma hora de duração apresentando as diferentes versões do tema Propositions, com uma dúzia de improvisações que agora são apresentadas todas reunidas. Todas reunidas e de forma contínua, criando uma sensação de repetitividade exasperante. Este tema, diz a vocalista Sonja Kristina, já é tocado pela banda há mais de 40 anos, sendo que o corpo principal do tema permite bastante liberdade, pelo que em cada noite era tocado de uma forma diferente, variando com o momento. Este CD serve, também, para capturar e mostrar a veia inspiradora e criativa dos britânicos. Nesta gravação, os Curved Air são: Sonja Kristina (vocais apenas nos temas 1 e 17), Florian Pilkington-Miksa (bateria), Kirby Gregory (guitarras), Chris Harris (baixo), Robert Norton (teclados) e Paul Sax (violino). A edição é da Cherry Red Records. O interesse da mesma é altamente duvidoso.

Sem comentários: