Entrevista: Dion Bayman


Better Days é o nome no novo álbum do rocker Dion Bayman e bem pode ser premonitório do que o australiano estará a viver, porque, de facto, este álbum é um dos melhores lançamentos deste ano no seu segmento. Por isso Via Nocturna foi falar com o talentoso e criativo multi-instrumentista australiano.

Olá Dion! Obrigado pela tua disponibilidade e parabéns pelo teu novo álbum, um óptimo sucessor de todos os teus trabalhos anteriores. Como te preparaste (a ti e/ou à tua banda) para este novo álbum?
Olá e obrigado pela entrevista. Bem, eu não tenho uma banda, portanto tudo o que ouves no álbum sou eu. Comecei a pensar sobre este novo álbum cerca de seis meses depois de lançar o meu álbum anterior, Don't Look Down. Precisava dessa quebra entre os álbuns, já que fazer tudo sozinho é obviamente um trabalho de enorme e posso ficar bastante obcecado durante o processo. Uma vez que tive esse intervalo de seis meses, a minha mente começou novamente a recorrer à composição e a partir daí todo o processo recomeça. Sento-me ao piano e começo e, a partir daquele momento, sei que estou no começo de outra viagem criativa.

E considerando este novo álbum, estes são, definitivamente, os melhores dias da tua vida?
De momento, as coisas estão muito boas. Até agora, tive uma vida interessante com altos e baixos como toda a gente. Não tenho queixas, mas o melhor ainda está por vir, espero. Acho que todos esperamos ansiosos por dias melhores.

Quando assinaste com a Art Of Melody já tinhas o álbum completo?
Sim, o álbum estava pronto e eu estava a organizar as coisas para lançar o álbum de forma independente. Tive algumas mensagens de pessoas incentivando-me a entrar em contacto com algumas editoras, mas estava hesitante já que gosto de ter total controlo criativo da minha música. Mas depois de refletir, decidi que seria bom ter algum apoio promocional de uma editora, pois eles têm mais contactos do que eu teria. Enviei algumas faixas para alguns rótulos e todos estavam interessados, o que foi ótimo. No final, decidi assinar com Pierpaolo “Zorro” Monti da Art Of Melody Music pois ele estava muito entusiasmado com a minha música e também é um músico e produtor como eu. Apresentou uma excelente proposta para assinar com eles e, até agora, todos na editora têm sido fantásticos.

É incrível a maneira como consegues criar melodias tão cativantes. De onde surgem elas na tua mente?
Desde que me lembro que tenho criado melodias. Tenho muita sorte de sempre ter sido natural para mim. Quando ouço uma faixa instrumental, gosto de cantar uma melodia por cima. Quando ouço uma música no rádio canto uma melodia alternativa na que está a tocar. Ao escrever uma música, experimento diferentes melodias em diferentes momentos e fico com a que mais gosto. É difícil explicar, mas tenho a certeza que tem algo a ver com minha formação musical.

Todas as reviews têm sido unânimes em considerar Better Days um excelente álbum. Como reages a estas ótimas críticas? Achas que, a partir de agora, terás mais responsabilidade?
É claro que estou muito feliz com as reviews e fico feliz que as pessoas estejam a gostar do álbum. Eu sinto-me sempre responsável e pressiono-me quando estou a gravar um novo álbum, já que quero que ele seja o melhor possível. Quero continuar a tentar escrever boas músicas e se as outras pessoas gostarem delas, é a cereja no topo do bolo.

De qualquer forma, já interiorizaste que criaste um extraordinário conjunto de músicas?
Na minha opinião, este álbum é o meu melhor trabalho até agora, mas tenho a certeza que existem algumas pessoas que podem preferir um dos meus álbuns anteriores do qual também tenho muito orgulho. Essa é a beleza da música, por ser tão subjetiva.

Como foi o processo de gravação? Correu tudo como planeado?
O processo de gravação foi bom. Eu tenho o meu próprio home studio para poder gravar sempre que quiser. Estou sempre a tentar novos sons e a fazer misturas para ver o que melhor combina com a música. Tento não complicar as coisas quando gravo. E estou sempre a aprender e interessado em novas técnicas de produção. Há sempre muita coisa que acontece, pois gosto de adicionar diferentes toques às minhas músicas com uma instrumentação que complemente a melodia vocal. Adoro adicionar pequenos preenchimentos de guitarra e execuções de teclado que o ouvinte pode não se aperceber na sua primeira audição, mas ouvirá em futuras audições. 
Que vídeos tens disponíveis deste álbum?
A minha editora lançou dois lyric-videos para os temas Better Days e Pieces, sendo que o terceiro single The Best Times Of My Life será lançado em breve. Eu próprio lancei um lyric-video para Rise And Fall, que foi lançado como single um ano antes do álbum estar disponível.

Obrigado, Dion! Queres acrescentar mais alguma coisa?
Obrigado pela entrevista e por apoiarem a minha música! Muito apreciado!

Comentários